Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um Compromisso Nacional? Não, obrigado

Ir para baixo

Um Compromisso Nacional? Não, obrigado Empty Um Compromisso Nacional? Não, obrigado

Mensagem por Viriato Sex Abr 22, 2011 8:35 am

Um Compromisso Nacional? Não, obrigado


Depois de anos tentando condicionar as opções eleitorais dos portugueses alguns jornais e jornalistas decidiram intervir (ainda) mais activamente na política, agora promovem abaixo-assinados e petições. É o caso do CM com a petição contra o enriquecimento (supostamente) ilícito e, mais recentemente, o Expresso com “Um Compromisso Nacional”.


Enquanto os portugueses reflectem sobre que políticas querem e sobre quem deve governar uns quantos senhores, que se julgam mais capazes e esclarecidos do que os outros portugueses, acharam por bem apelar a um governo de salvação nacional. Dizem mais ou menos isto aos portugueses: votem nas medidas que quiserem e nos políticos que entenderem, mas nós é que sabemos do que Portugal precisa e depois de votarem esqueçam as vossas opções, o país deve ser governado por uma salada política superiormente conduzida por Cavaco Silva.

A coisa vai funcionar mais ou menos assim: quando Sócrates for primeiro-ministro e Passos e Portas vices (como no tempo dos ministros sem pasta da revolução) e estiverem discutindo se deve ou não haver SCUT na Via do Infante e não se entenderem, interrompem o conselho de ministros e telefonam a Cavaco Silva para que este decida. A coisa até poder ser mais sofisticada e os conselhos de ministros poderão contar com um daqueles assessores anónimos de Belém, que durante cinco anos fizeram intriga e até mesmo falsas escutas a Belém, a quem caberá em cada momento dizer sos governantes qual o pensamento de Cavaco Silva ou, se este não tiver opinião sobre o assunto, da dona Maria ou ainda, se o casal presidencial estiver de férias em local incerto por terem dado uma escapadinha, ao Luís Montez, porque aquilo em Belém parece mais uma família real do que a presidência de uma república.

E porque razão este compromisso é necessário? Parece ter nascido quando se tornou evidente que a direita não contará com a maioria absoluta e Cavaco Silva será confrontado com as consequências políticas das suas estratégias, dos seus discursos e das suas decisões, enquanto as sondagens davam quase 50% ao PSD ninguém se lembrou de o propr. Alguns dos membros desse grupo de anciãos andaram anos tentando influenciar a opinião pública no sentido de votar no PSD ou no CDS e, de repente, diria mesmo muito de repente, são grande defensores de um governo alargado, como a direita parece caminhar para a derrota até já defendem que mesmo que o PSD tenha a maioria absoluta deve integrar o PS e o CDS, andam andam e ainda vão propor que o tal governo integre o Louçã e o Manuel Monteiro.

Todas estas iniciativas de salvação nacional cheiram-me mal, cheiram-me a golpes, a defesa de interesses, porque se toda esta gente estão tão empenhada no bem do país teriam durante anos apoiado as boas soluções e criticado as más e não foi isso a que assisti, cada um defendeu os seus interesses e as suas opções partidárias, criticaram boas soluções só porque não os governos não eram da sua cor e defenderam o que mais lhes interessava ou que era defendido pelo partido da sua preferência. Agora resolveram ser generosos e eu sou um pobre que pensa de forma muito pragmática, quando a esmola é grande até o pobre desconfia.

Estes senhores acham que os portugueses vão votar para o boneco, só para preencher as vagas do parlamento, depois o governo deve incluir os partidos que eles entendem e seguir as políticas cozinhadas por Cavaco Silva e pela dona Maria de mistura com os carapaus alimados. Isto é, andámos a brincar às eleições e às políticos, discutimos as soluções apresentadas pelos diversos partidos só para nos entretermos, e escolhemos os consideramos que melhor nos representam como se o país fosse um imenso infantário e os sábios do Compromisso Portugal fossem as nossas educadoras de infância. No fim são elas que decidem que os meninos Jerónimo e Louçã são traquinas e ficam de castigo, o menino Sócrates deve ir para casa porque está com sarampo e em vez dele

Publicada por Jumento
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos