Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Protestos nos países árabes podem ser "primavera" ou "tsunami", diz El Baradei

Ir para baixo

Protestos nos países árabes podem ser "primavera" ou "tsunami", diz El Baradei Empty Protestos nos países árabes podem ser "primavera" ou "tsunami", diz El Baradei

Mensagem por Vitor mango Sex maio 06, 2011 12:51 am

Protestos nos países árabes podem ser "primavera" ou "tsunami", diz El Baradei
por Agência Lusa, Publicado em 06 de Maio de 2011 | Actualizado há 18 minutos


Os movimentos de revolta nos países árabes podem ser uma "primavera árabe" ou um "tsunami", considera o Nobel da Paz egípcio Mohamed ElBaradei, que espera que se trate do primeiro caso.

"Pode ser uma primavera árabe pode ser um tsunami, que são diferentes. Claro que gostaria que fosse uma primavera árabe", disse quinta-feira, no âmbito das Conferências do Estoril, que hoje terminam.

Mohamed ElBaradei, Nobel da Paz e antigo diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica, falará na tarde de hoje, antes da sessão de encerramento, sobre o tema "A Natureza das Revoluções no Magrebe".

"É óbvio que não gostaria de ver outra Líbia ou Síria, gostava de ver evolução, não explosão. Isto exige muito trabalho, muito educação, uma mudança de mentalidades", adiantou a propósito das revoltas populares que estão a acontecer em vários países árabes do norte de África.

Lembrou que nos países em causa, Tunísia, Egito, Líbia, Síria, Iémen, "as pessoas viviam na repressão, não eram encorajadas, nem podiam pensar por si próprias ou dizer o que pensavam".

"Agora de repente estão livres e têm que gerir essa liberdade de forma organizada, coordenada e inclusiva. Espero que no final as coisa caminhem na direção certa", disse.

Mohamed ElBaradei disse também pensar que o Irão quer ter a capacidade para desenvolver uma arma nuclear, o que não significa querer ter a própria arma.

"Penso baseado na minha experiência, na minha leitura da mente iraniana, penso que o que querem é ter a capacidade, o 'know how' para poder desenvolver uma arma nuclear num curto período de tempo se a situação mudar ao nível da segurança. Não tenho a certeza de que queiram ter a sua arma nuclear neste momento", declarou.

O prémio Nobel da Paz, que recebeu em 2005 conjuntamente com a AIEA (que dirigiu entre 1997 e 2009), considerou que para os iranianos dizerem que podem construir uma arma nuclear é como comprar uma "apólice de seguro, sem se tornarem abertamente um estado com armas nucleares".

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Protestos nos países árabes podem ser "primavera" ou "tsunami", diz El Baradei Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117328

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos