Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Santa Marta de Penaguião

Ir para baixo

Santa Marta de Penaguião Empty Santa Marta de Penaguião

Mensagem por Joao Ruiz Qui maio 26, 2011 3:36 am

.
45 estudantes

Santa Marta de Penaguião Vereadora_stmarta

Estudantes universitários receberam ajuda municipal

Numa cerimónia toda direccionada para o estilo universitário, o Município de Santa Marta de Penaguião entregou, à semelhança dos anos anteriores, as bolsas de estudo aos estudantes universitários mais carenciados do concelho.

Este ano, 45 estudantes viram as suas dificuldades económicas com a educação amenizadas com a ajuda “sempre bem-vinda” do Município. “Estudar nos dias de hoje não é fácil para quem não tem muitos recursos e, com esta ajuda sempre podemos pagar algumas despesas mais puxadas como é o caso das propinas, o que já é bom”, defendia uma jovem estudante depois de receber pelas mãos do Presidente da Câmara o tão desejado cheque.

O edil penaguiense relembrou a todos os presentes que a autarquia irá sempre fazer os possíveis para ajudar os jovens a terem uma vida mais facilitada. “No primeiro ano foram entregues 7 bolsas sendo que, de ano para ano, o número de bolsas tem aumentado chegando a 34 no ano anterior e este ano às 45”.

Num discurso sempre informal e próximo dos estudantes, o presidente frisou ainda que enquanto futuro do concelho, os mesmos deveriam continuar a contribuir com uma dedicação redobrada e esforço constante para que os pais e encarregados de educação continuassem orgulhosos deles.”

A Vereadora da Educação dirigiu igualmente algumas palavras aos estudantes, palavras de conforto pelas dificuldades que estejam a passar, e palavras de incentivo para que olhem o futuro com olhos de lince de forma a vencer todos os entraves que possam surgir nas suas vidas. “Quando se é estudante, jamais se deixa de o ser” relembrou ainda a Vereadora.

De forma a abrilhantar e animar a noite, o Município de Santa Marta de Penaguião preparou para os estudantes, respectivos pais, familiares e público presente uma surpresa que a todos deliciou e encantou: a presença da Tuna Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (TAUTAD) que, entre serenatas, solos e medleys, acompanhados pelas pandeiretas e estandartes, animaram a plateia, especialmente os estudantes e ex-estudantes presentes.

De relembrar que, à semelhança dos anos anteriores, as bolsas de estudo aos estudantes universitários foram atribuídas tendo em consideração o aproveitamento escolar dos jovens e os seus recursos económicos, envolvendo um esforço financeiro municipal de mais de 22 mil euros, beneficiando cada aluno com cerca de 500 euros, que poderão ser usados de acordo com as respectivas necessidades educativas.


, 2011-05-25
In DTM

Idea

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Santa Marta de Penaguião Empty Autarquia proporciona tradicional passeio dos idosos

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jul 11, 2011 6:43 am

.
Cerca de 900 participantes

Santa Marta de Penaguião Idosos_stmarta

Autarquia proporciona tradicional passeio dos idosos

Considerado já um dia de tradição concelhia, a população mais madura do Concelho de Santa Marta de Penaguião, desfrutou de mais um passeio inteiramente dedicado à sua faixa etária.

Ao convite lançado pela autarquia a todos os seniores de todas as freguesias do concelho, responderam cerca de 900 idosos que se deslocaram ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

De forma a obter uma melhor gestão humana e logística, a autarquia penaguiense optou por dividir o grupo em dois dias distintos, nos dias 30 de Junho e 5 de Julho, transportando em cada um dos dias respectivamente cinco juntas de freguesia. Na primeira viagem estiveram presentes as freguesias da Cumieira, Fornelos, Louredo, Fontes e Sever, e na segunda foi a vez das freguesias de São João de Lobrigos, Sanhoane, Alvações do corgo, São Miguel de Lobrigos e Medrões.

O destino do passeio proposto pela Câmara Municipal teve em conta os “desejos religiosos” dos munícipes, no sentido em que “o Santuário de Fátima é um local de eleição para os inúmeros devotos de Penaguião. “De dois em dois ou de três em três anos, temos de ir a Fátima, é já uma tradição”, defendeu o Vice-presidente da autarquia local.

A ânsia de chegar ao destino levou a que muitos nem descansassem ao longo da viagem. Os cânticos e cantigas marcaram presença constante nos autocarros que, uma vez chegados ao destino, ficaram rapidamente livres de passageiros, deslocando-se estes de imediato até à Igreja da Santíssima Trindade, onde uma missa foi celebrada por um dos párocos do concelho que acompanhou o passeio. A celebração eucarística ficou assim marcada como um momento de emoção, quer pela população, quer pelo referido pároco. “Foi um momento de oração com significado diferente para nós. Foi uma cerimónia linda”, frisou uma participante do passeio.

Depois das “obrigatórias” compras de recordações, os idosos almoçaram no Restaurante “a Aldeia de Santo Antão”, na Batalha, onde depois, entre tangos, valsas, rumbas e danças populares, demonstraram que a idade não era de todo sinónimo de falta de energia, e a palavra idosos de todo inadequada.

O Presidente da autarquia, Dr. Francisco Ribeiro, em tom familiar e informal, dirigiu algumas palavras de agradecimento aos presentes “que muito têm feito por Santa Marta”. “Em época de crise todos estão a cortar em despesas mas, em Santa Marta, e quando se fala dos nossos idosos, nunca se colocaria em questão cortar nestes “mimos”, porque a vocês devemos muito”, frisou o autarca que agradeceu, igualmente, a todos os presidentes de junta e vice-presidente da autarquia, pela dedicação na organização do passeio que se tornou um dia especial.

No final, quando todos pensavam que o dia e as surpresas preparadas pela autarquia já tinham terminado, foram ainda surpreendidos por uma paragem no parque florestal de Amarante, onde à sua espera tinham um lanche convívio e um baile.

Com a noite já como pano de fundo, deu-se o regresso à vila penaguiense, sendo que nos rostos dos viajantes eram visíveis a satisfação e a alegria por terem participado num dia de confraternização diferente de todos os outros.


, 2011-07-11
In DTM

Santa Marta de Penaguião Amigos

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Santa Marta de Penaguião Empty Baile Vadio em Santa Marta de Penaguião

Mensagem por Joao Ruiz Qua Ago 24, 2011 6:50 am

.
Projecto «Entre Margens

Baile Vadio em Santa Marta de Penaguião

O Baile no local improvável, vadiando por locais e tempos remotos, convidando todos à festa, é o mote sob o qual o Município de Santa Marta de Penaguião, em parceria com o Museu do Douro, através do projecto «Entre Margens», preparou uma noite cultural diferente, repleta de movimento e animação.

Assim, num contexto de diversão, a Praça do Município penaguiense receberá um espectáculo onde o público será envolvido pela magia das danças históricas e tradicionais europeias, com especial enfoque para as danças de tradição duriense: chulas, malhões, verdegar, encadeia, dobadoira e viras.

O espectáculo terá lugar no próximo dia 26 de Agosto, pelas 22 horas, marcando igualmente o encerramento da exposição itinerante de cubos luminosos alusiva ao Douro que esteve patente, ao longo de todo o mês de Agosto, no Jardim do Pelourinho e Alameda 13 de Janeiro.


, 2011-08-24
In DTM

Santa Marta de Penaguião Tango02

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Santa Marta de Penaguião Empty A casa cultural penaguiense foi novamente pequena de mais para acolher tantos interessados

Mensagem por Joao Ruiz Ter Out 04, 2011 10:30 am

.
Dia Mundial da Música

Santa Marta de Penaguião Musica_danca

A casa cultural penaguiense foi novamente pequena de mais para acolher tantos interessados

Foi num misto de grande excitação e curiosidade que os penaguienses se deslocaram no passado Sábado, dia 1 de Outubro, ao auditório municipal, para comemorarem uma data tão importante como o Dia Mundial da Música.

Impelidos pela expectativa de assistir às surpresas que lhes tinham sido anunciadas, os penaguienses não se fizeram rogados e encheram por completo o auditório, dando-lhe ainda mais brilho, complementando assim um espectáculo que por si também já se adivinhava brilhante quer cultural e artisticamente.

Como já vem sendo hábito, o Município de Santa Marta de Penaguião e o Pelouro da Cultura, não quiseram deixar passar uma data tão importante como esta, e preparam uma noite totalmente diferente das de outros anos.

Sempre com a inovação e a modernização como mote, o espectáculo, que teve inicio por volta das 21h30, desenvolveu-se sempre sob uma capa de mistério, onde a música se fundiu com o corpo e a voz, levando o público a admirar de espanto e alegria, juntando-se à festa e deixando-se envolver activamente pelo ambiente.

Às melodias da banda da Cumieira, devidamente caracterizada e com um repertório escolhido exclusivamente para a ocasião, como Spanish Fever, juntaram-se-lhe as vozes de três jovens cantores, todos eles com provas dadas e com um inegável talento musical, que interpretaram temas como Rua do Capelão, um medley dos Abba, e ainda uma rapsódia das marchas de Lisboa, abrangendo assim diversos estilos musicais.

Mas as surpresas não ficaram por ai. A dança também se associou à festa, tendo um par de dançarinos experimentados dado corpo e alma a ritmos como o chá chá chá, rumba cubana e valsa, com os espectadores a seguirem cada passo com o suspense justificado.

No final, tempo ainda para uma última surpresa, onde os penaguienses foram convidados a participar activamente no espectáculo, interpretando a uma só voz o tema dos Quinta do Bill, Filhos da Nação, coroando desta forma uma noite que certamente agradou a todos, aumentando a certeza de que o Município de Santa Marta de Penaguião e o Pelouro da Cultura continuam a trabalhar cada vez mais para satisfazer os seus munícipes.

, 2011-10-04
In DTM

Santa Marta de Penaguião Character21

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Santa Marta de Penaguião Empty Homenagem e Encontro de Cantadores de Janeiras marcam Feriado Municipal

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jan 10, 2012 8:03 am

.
Dia do Município, dia 13

Homenagem e Encontro de Cantadores de Janeiras marcam Feriado Municipal

O Município de Santa Marta de Penaguião irá assinalar, nos próximos dias 13 e 14 de Janeiro, o seu 114ª aniversário como Concelho. A efeméride, à semelhança dos anos anteriores, será assinalada com algumas iniciativas culturais.

O Dia do Município, dia 13, incluirá as iniciativas de carácter mais formal e protocolar. O início está marcado para as 9h30 com o hastear da bandeira, seguindo-se uma cerimónia de agraciamento ao Dr. Ascenso Luís Seixas Simões pelo serviço prestado à comunidade penaguiense enquanto Secretário de Estado da Protecção Civil e a Carlos Alberto Tomás Garcia (a título póstumo) pelo serviço prestado enquanto Bombeiro Voluntário da Corporação penaguiense. No final da manhã terá lugar uma visita ao espólio oferecido pelo Dr. Ascenso Simões, patente no Auditório Municipal, ficando assim marcado o primeiro dia de comemoração da efeméride.

As comemorações continuarão na noite seguinte, dia 14, pelas 21 horas, com o tradicional Encontro de Cantadores de Janeiras, que já vai na sua 9ª edição.
O palco do Auditório Municipal receberá as vozes dos grupos de cantares concelhios. Pela noite dentro o Grupo de Cantares “Os Socalcos do Corgo “, o Grupo Cultural e Desportivo de Sever, o Grupo de Danças e Cantares de Fornelos, o Grupo Cultural “Os Medroenses“, o Grupo Regional “Terras de Penaguião”, o Centro Cultural e Desportivo de S. João de Lobrigos, a Tuna de Carvalhais, a Tuna de Soutelo, e o Centro Cultural e Desportivo de Alvações do Corgo prometem mais uma vez encantar o público presente com os seus cânticos próprios da época.

Programa:

Sexta-feira, 13 de Janeiro
09h30 | Hastear de Bandeiras (Paços do Concelho)
10h00 | Cerimónia de Agraciamento ao Dr. Ascenso Luís Seixas Simões e Carlos Alberto Tomás Garcia (Salão Nobre dos Paços do Concelho)
12h00 | Visita ao Espólio do Dr. Ascenso Simões (Auditório Municipal)

Sábado, 14 de Janeiro
21h30 | IX Encontro de Cantadores de Janeiras (Auditório Municipal)


, 2012-01-10
In DTM

Santa Marta de Penaguião Character21

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Santa Marta de Penaguião Empty PJ esteve na adega a recolher elementos

Mensagem por Joao Ruiz Ter Mar 13, 2012 7:29 am

.
Adega de Santa Marta

PJ esteve na adega a recolher elementos

O presidente da Adega de Santa Marta de Penaguião, Eduardo Lopes, admitiu hoje que a Polícia Judiciária (PJ) esteve nas instalações da cooperativa a recolher elementos, sem, no entanto, avançar os motivos.

A Caves Santa Marta, criada há cerca de 50 anos, é a maior cooperativa da Região Demarcada do Douro, com cerca de 2.000 associados.

José Eduardo Lopes disse à Lusa que, na quinta-feira, elementos da PJ estiveram nas instalações da adega a «fazer perguntas» e a «recolher elementos» relacionados com a contabilidade.

Lusa, 2012-03-13

Santa Marta de Penaguião Notsure

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Santa Marta de Penaguião Empty Zona oficinal de Santa Marta considerada «projeto de referência»

Mensagem por Joao Ruiz Dom Dez 16, 2012 4:28 pm

.
Incubadoras de Empresas

Zona oficinal de Santa Marta considerada «projeto de referência»

No âmbito dos Programas Operacionais Regionais do QREN, são apoiados projetos de criação, promoção e expansão de infraestruturas de acolhimento e apoio a atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), nomeadamente em Parques de Ciência e Tecnologia e Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica.

Neste sentido, encontram-se operações aprovadas de apoio a infraestruturas que totalizam uma área de 480 412 m2 nos Parques de Ciência e Tecnologia, 39 786 m2 nas incubadoras de empresas e 5.222.725 m2 áreas de acolhimento empresarial.

A zona oficinal de Santa Marta de Penaguião, um projeto apoiado pelo referido programa, foi destacada pelo Instituto Financeiro para o desenvolvimento Regional como projeto de referência.

Entre os mais variados comentários que recebi até hoje este foi o que mais me tocou “a referida zona assemelha-se mais a uma zona residencial do que a uma zona empresarial”, destaca o autarca penaguiense.

De referir que o investimento penaguiense, elegível de 1,3 milhões de euros, os quais 1,0 milhões de euros de fundo, destina-se à criação de microempresas de atividade diversificada e inserida nos diferentes ramos de atividade dinamizadores do tecido produtivo da região.

, 2012-12-14
In DTM

Santa Marta de Penaguião Tiphat

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Santa Marta de Penaguião Empty Município de concede bolsas de estudo aos alunos mais carenciados

Mensagem por Joao Ruiz Sáb maio 25, 2013 8:52 am

.
Acção social escolar

Município de concede bolsas de estudo aos alunos mais carenciados

À semelhança dos anos anteriores, o Município de Santa Marta de Penaguião procedeu, na passada sexta-feira, à entrega das tão desejadas e aguardadas bolsas de estudo aos estudantes penaguienses mais carenciados que frequentam o ensino superior.

A ação social escolar tem sido uma constante preocupação para a autarquia penaguiense que, de forma a poder abranger mais estudantes, aumentou o número de bolsas de estudo, passando de 35 no ano passado para 54, num investimento total de 16 200 euros.

Dadas as constantes e crescentes dificuldades que muitas famílias têm com os encargos educacionais, e face ao elevado número de estudantes a concorrer para os processos de entrega de bolsas, o executivo municipal local optou assim por conceder mais bolsas para poder abranger mais famílias.

No entanto, e dada também a conjuntura económica que atravessa todo o país, a ajuda financeira municipal resultou num valor mais baixo passando de 500 euros em 2012 para 300 euros.

NVR, 2013-05-20

Santa Marta de Penaguião Images?q=tbn:ANd9GcREE7Vs5fut_RxZNYwIGYFviM5fLsfRD7IEU55xZE_ni5uNbqgH7Crh90Q

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Santa Marta de Penaguião Empty Santa Marta de Penaguião vende lotes industriais a um euro

Mensagem por Joao Ruiz Sex Dez 20, 2013 4:05 pm

.
Estão disponíveis 20 lotes

Santa Marta de Penaguião vende lotes industriais a um euro


Estão disponíveis 20 lotes. Os terrenos estavam à venda a 25 euros por metro quadrado, mas passaram para um euro. Autarquia quer atrair investimento e criar emprego.

A Câmara de Santa Marta de Penaguião vai vender os lotes da zona industrial a um euro por metro quadrado. A medida quer atrair investimento e criar emprego no concelho.

“Nesta altura, os terrenos passam a ser um encargo. Se a Câmara não tiver uma mais-valia financeira, tem pelo menos uma mais-valia social, que é criar algum emprego e dar uma maior dinâmica à vila”, explica o presidente da autarquia, Luís Machado.

A zona industrial representa um investimento de quase dois milhões de euros, mas dos 24 lotes existentes, de cerca de 500 metros quadrados cada, só quatro estão ocupados.

Os terrenos estavam à venda a 25 euros, mas são agora disponibilizados a um euro.

“A situação é bastante difícil, quer ao nível do município quer ao nível nacional e então decidimos, como não podemos doar, vender a um preço simbólico”, sustenta o autarca, que acredita no sucesso da iniciativa. “Nas últimas semanas, tivemos a manifestação de cinco pretensões”, frisa Luís Machado.

Entre os que manifestaram interesse em adquirir os lotes de terreno estão empreiteiros agrícolas locais e empresas ligadas à venda de produtos agrícolas e transportadoras.

Santa Marta de Penaguião vive praticamente da vitivinicultura e a falta de emprego no concelho tem conduzido à emigração. Com esta medida, a autarquia quer ajudar “à instalação de empresas no concelho e contribuir para a criação de empregos”.

Olimpia Mairos in RR, 2013-12-13

Santa Marta de Penaguião Images?q=tbn:ANd9GcQLt3E_xe5tqY_F4q2kJxTC-nVLUyz64_z30dFIKN9j6VCiIfHh

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Santa Marta de Penaguião Empty Re: Santa Marta de Penaguião

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos