Pedradas contra a democracia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pedradas contra a democracia

Mensagem por Viriato em Sex Ago 12, 2011 3:56 am

Pedradas contra a democracia


Não é possível nesta altura saber quais foram as principais causas da violência que se espalhou por algumas cidades inglesas, será preciso recolher testemunhos dos envolvidos e estudar as suas diferentes dinâmicas psicossociológicas. Uma forte possibilidade, que a variada e surpreendente tipologia dos detidos reforça, é a de ter sido um mero efeito de contágio como o que aconteceu no apagão de 1977 em Nova Iorque, também no auge do Verão. Então, mais de mil e seiscentas lojas foram saqueadas, mais de mil fogos em edifícios foram registados, quatro mil pessoas foram presas. E, provando que a arte escreve direito por linhas tortas, graças a este selvagem caos nocturno o género musical hip hop saltou para a ribalta devido aos assaltos a lojas de instrumentos musicais, donde foram roubadas aparelhagens usadas para espalhar a cultura DJ entre a comunidade negra…

As explicações que associam a violência urbana a condições sociais de pobreza, exclusão e injustiça são inevitáveis. São lógicas. E são preguiçosas. Porque o apelo da violência, a hipnose da destruição, a sede de rapina, o ódio irracional estão inscritos na natureza humana. São comportamentos de todos os tempos, lugares, condições sociais. Alguma esquerda continua a perpetuar a falácia marxista que garantia cientificamente estar para breve a destruição da burguesia, minoritária, às mãos do proletariado, imenso e com a razão da História do seu lado. Estes crentes novecentistas celebram cada montra partida e cada pedrada contra a polícia como sinais divinos da chegada iminente do fim dos tempos. Porém, tal como os primeiros cristãos, ou agora as Testemunhas de Jeová, o atraso na vinda do paracleto obriga a uma constante exaltação semiótica. Daí o fervor com que se entregam à estética psicopata.

A impotência política desta esquerda patética, com a sua retórica furiosa e demente, não é um acaso. É o inevitável resultado de estar em guerra contra a democracia.

Valupi
avatar
Viriato

Pontos : 16657

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum