Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"Se cair a Grécia, Europa vai ao charco" (vídeo)

Ir para baixo

"Se cair a Grécia, Europa vai ao charco" (vídeo) Empty "Se cair a Grécia, Europa vai ao charco" (vídeo)

Mensagem por Vitor mango Qui Set 15, 2011 8:33 am

"Se cair a Grécia, Europa vai ao charco" (vídeo) « 500 M&M « Economia « Página Inicial |

"Se cair a Grécia, Europa vai ao charco" (vídeo)
"Se deixarem cair a Grécia, deixam cair o euro e é a Europa toda que vai ao charco", afirmou o ex-Presidente da República, Mário Soares.
8:15 Quinta feira, 15 de setembro de 2011

Mário Soares: «Agora vale ainda mais a pena lutar pela Europa, para evitar que entre numa grande decadência»
Jorge Simão

Se a Grécia não evitar a bancarrota, "é a Europa toda que vai ao charco", afirmou o ex-Presidente da República Mário Soares à Agência Lusa em Paris.

"Se deixarem cair a Grécia, deixam cair o euro e é a Europa toda que vai ao charco", declarou Mário Soares à margem da entrega do Prémio Houphouët-Boigny para a Paz, que foi entregue na quarta-feira na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Mário Soares sublinhou que "agora vale ainda mais a pena lutar pela Europa, para evitar que entre numa grande decadência".
Acordar os europeus

O ex-Presidente acusou também a chanceler alemã, Angela Merkel, e o Chefe de Estado francês, Nicolas Sarkozy, de "quererem mandar na Europa", pelo que é preciso "acordar" os europeus.

"A Europa é uma entidade coletiva, com 27 estados membros. Merkel e Sarkozy esqueceram-se da solidariedade", acusou Mário Soares.

Mário Soares salientou também: "Os franceses não falam da crise europeia, só falam das suas eleições. A Europa pode cair e isso é uma desgraça para todos nós, incluindo para a França e a Alemanha, que se julgam impunes".

"Julgam que têm dinheiro, mas não têm. A França vai a seguir à Espanha, toda a gente sabe disso", acrescentou.

"Falam mal dos gregos como se eles fossem qualquer coisa. Foram os gregos que fundaram a civilização europeia e inventaram a democracia", sublinhou também o ex-Presidente.
Antes tarde que nunca

Mário Soares criticou igualmente o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, que na quarta-feira alertou para o momento crítico que vive não apenas a Grécia mas a Europa.

"Realmente, antes tarde que nunca e (Durão Barroso) disse umas coisas interessantes no último dia. Mas ele já está naquele cargo há muito tempo e esqueceu-se de dizer muita coisa. Se já tivesse dito, teria sido melhor", criticou o ex-Presidente.

Mário Soares afirmou ainda que "o Governo de Passos Coelho está a fazer aquilo que foi acompanhado em matéria de 'troika', mas a 'troika', só por si, não resolve nada".

Mário Soares avisou mesmo que, se não houver luta contra a recessão, "Portugal estará ainda pior daqui a três anos".
Lusa




C
mais comentados
Se cair a Grécia, Europa vai ao charco
Toni 2 (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), hoje às 9:29
As pessoas mais atentas, sabem que estamos numa crise que começou com o Subprime nos EUA e que de imediato se espalhou a todo o Mundo, tendo por via dela mostrado as fragilidades desta velha Europa. Roubini que a previu, aconselhou os Estados a investir e ainda a ajudar as empresas, para que estas não fossem à falência. Foi o que foi feito um pouco por toda a parte. Salvou-se assim o Mundo de um desastre iminente. Infelizmente a questão longe de estar resolvida ela permanece e a trovoada ainda não terminou. Tal como num sismo pode ser pior a réplica, pois os edifícios ficaram frágeis do primeiro abalo. Agora já não há dinheiro para acudir a ninguém. Por isso eu sempre aqui defendi que a culpa não era de Sócrates, como alguns o têm acusado, mas seria de quem na altura estivesse a ocupar o lugar. É verdade que todos têm culpas e no fundo ninguém a tem. Quem não comprou casa, carro e não viajou agora pagando depois. A dívida do Estado até nem é o mais preocupante, mas sim a divida dos particulares. Este problema foi criado pelos juros baratos que a entrada no euro nos proporcionou. Podemos dizer que a Europa não está isenta de culpas. Isto fez crescer as economias da Alemanha e da França. Deviam ter previsto que os Países mais fracos economicamente não podiam pagar. Porque foram irresponsáveis ao emprestar? Porque lhes convinha e agora estão a não querer assumir o que também são os seus erros.


LeggoScrivo (seguir utilizador), 1 ponto , hoje às 14:50
A falta da eutanásia… política
CM84 (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), hoje às 12:38
MS também declarou: “Portugal pode ficar pior do que está” – Se alguém, no período Sócrates, declarasse tal, não faltariam os comentários indignados sobra a ausência de patriotismo. E que os mercados, avisado, iriam subir os juros.

Felizmente, os mercados não dão qualquer importância.

Pela conversa de solidariedade, tenho a certeza que MS é a favor da emissão de “tugabonds”, para apoio ao povo da Madeira… que não tem culpa pelas loucuras (termo utilizado para indicar: “meter dinheiro nos bolsos dos amigos e… mais não digo”) de Jardim.

Proponho que se lhe ofereça um fastcurso de Filosofia em capital europeia à escolha. Sairia mais barato.

Para MS temos a obrigação de continuar a pagar “royalties” à Grécia por ter “descoberto” a democracia (é a segunda personagem a quem oiço a imbecilidade de tal argumento. O outro, foi Carvalho da Silva da CGTP). E aguentar todas as tropelias, tal como os comerciantes em zona mafiosa, pagam para não lhes partirem a loja.

Mas MS “esquece-se” de assinalar uma coincidência: A Europa em crise, é a Europa da corrupção (excepto a Irlanda) institucionalizada, da desvalorização da moeda (roubo legal dos trabalhadores e aforradores), para “melhorar” a competitividade e diluir a dívida interna dos Estados.

Tal situação que permite: “vejam que não sou só eu” – desresponsabiliza os políticos “trauliteiros”. Tenho a certeza que Jardim irá surfar a onda.

Tal como os defensores de Sócrates, o fazem


Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/se-cair-a-grecia-europa-vai-ao-charco-video=f674044#ixzz1Y21busxT

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
"Se cair a Grécia, Europa vai ao charco" (vídeo) Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos