Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fado entre os sete mais elogiados para património da humanidade

Ir para baixo

Fado entre os sete mais elogiados para património da humanidade Empty Fado entre os sete mais elogiados para património da humanidade

Mensagem por Vitor mango Qui Out 27, 2011 1:09 pm

Fado entre os sete mais elogiados para património da humanidade
27.10.2011 - PÚBLICO00


Resultados serão anunciados no final de Novembro


A candidatura do Fado a património cultural imaterial da humanidade encontra-se entre as sete mais recomendadas pelos peritos da UNESCO, ao lado de outras como as danças Nijemo Kolo circulares da Dalmácia (Croácia), a música e dança tsiattista do Chipre ou a tradição da cavalgada de reis da Morávia, da República Checa.

A candidatura do fado integra um lote de 49 e a reunião que seleccionará o vencedor decorre entre 22 e 29 de Novembro no Bali. A candidatura do fado é apontada pelos peritos como exemplo de "boas práticas" a ser seguido por outros Estados Membros que queiram apresentar uma candidatura ao mesmo programa.

O grupo de sete candidaturas foi avaliado como sendo "exemplares", do ponto de vista da sua concepção, preparação, apresentação e argumentação. Os peritos consideraram que o fado "é um género de grande versatilidade poética e musical", com "um forte sentimento de pertença e ligação a Lisboa."

A inscrição do fado na lista pode contribuir para futuras interacções com outros géneros musicais, já que a distinção "encoraja o diálogo intercultural", pode ler-se no documento.

Das 49 candidaturas, 17 merecem recomendação positiva, enquanto a 26 foi pedida informação suplementar e cinco foram alvo de um parecer desfavorável. As candidaturas que forem aprovadas em Bali integrarão a lista representativa do Património Cultural Intangível da Humanidade.



_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Fado entre os sete mais elogiados para património da humanidade Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos