As plantas podem morrer de pneumonia ? ..artigo mango no DL

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

As plantas podem morrer de pneumonia ? ..artigo mango no DL

Mensagem por Vitor mango em Qua Fev 01, 2012 8:58 am

As plantas podem morrer de pneumonia ?

Bem , não vamos misturar , mas comparar duas situações
No Homem , os pulmões fazem parte do sistema de purificador do sangue retirando do ar o oxigénio que vai transformar o sangue venoso em arterial
Nas plantas , essa função, faz-se através das folhas onde existem milhares de “bocas “e a troca é inversa do sistema humano .
As bactérias atacando os pulmões provocam doenças como as pneumonias tão badaladas na comunicação social por causa das ditas bactérias serem resistentes á maioria resistentes ao antibióticos conhecidos –caso do Hospital de Pombal .
Nas plantas os fungos e não bactérias , entram através dessas “bocas “situadas nas folhas e invadem-na toda e esta cai. Se o ataque atingir mais de 80% de folhas atacadas a planta sofre efectivamente a morte . Se olharmos para o interior das folhas atacadas elas estão invadidas pelas raízes ( micelio ) dos fungos
Esta doença não se chama pneumonia ( porque não há pulmões ) mas sim o nome conforme o Fungo ( ou bolor ) .
Em ambos os casos o ataque dá-se como se viu no sistema respiratório

Vamos aos Fungos

Nas suas plantas de casa ( e não só ) o leitor vê pequenas manchas castanhas que secaram ou leves verrugas ou simples pintas que parecem visitas de moscas .
Para si , isto é chinês mas para um técnico que queira fazer as coisas com rigor para um diagnostico ele recolhe primeiro uma amostra do mal olha através do microscópico e tenta encontrar esporos .
Vamos ver o que é um esporo !
Se eu mostrar ao leitor uma semente de milho , um feijão ou uma ervilha o amigo sabe o nome e até pode conhecer a planta . Nos Fungos ou bolores as “ sementes “ são tão pequeninas que só um perito as consegue ver observar e catalogar .
E como se trata o mal ?
Bem arranjamos uma papa que metemos num frasco de vidro totalmente isolado e colocamos numa estufa para vermos em poucas horas o fungo a crescer . Ao lado preparamos um pires ( placa de petri ) com o mesmo preparado mas onde colocamos pequenas rodelas de papel embebidos cada uma ,em diferentes fungicidas
Ao fim algum tempo basta olhar para a placa de vidro e ver aonde o fungo não cresceu e morreu
Assim nós tomamos conhecimento qual o melhor remédio para combater o mal

Bactérias

Para controlar as bactérias que provocaram a pneumonia o sistema é parecido apenas com as variantes em que as rodelas de “ papel” contem diferentes antibióticos .
Em pouco tempo o medico ou o laboratório sabe exactamente qual o remédio a aplicar para a cura .

A penicilina
No Homem , as pneumonias e a generalidades das doenças bacterianas eram combatidas pela Penicilina . Ora a penicilina é um fungo que o leitor bem conhece através das laranjas que ficam azuladas e podres
Só que há milhares de “ variedades “ de penicilina que foram isoladas até se chegar hoje aos antibióticos que já nada têm a ver com as primárias penicilinas .

Para se dar um ataque quer de uma planta quer de uma pessoa é necessário que existam condições para que esse ataque se dê
Eu não vou falar de medicina que não é o meu ramo mas sim em plantas .

Controlar doenças em plantas

O sistema até é simples e prático
Suponha o amigo que tem uma vinha ou um pomar e quer controlar as doenças que os atacam normalmente
Arranjam-se uns vidrinhos com uma especie de cola que se distribuem por todo o pomar – pendurados ao sabor do vento e aí ficam presos tudo o que é esporo .
Periodicamente , esses vidrinhos , são recolhidos e postos no microscópico para observação
Olha-se através das lentes e contam-se o números de esporos ( sementes ) que andam no ar por centímetro quadrado

Ora as doenças atacam como os lobos , em grupos ou alcateias
Quando o numero de esporos sobe rapidamente accionamos uma pulverização no pomar e conseguimos travar o ataque antes dele ter entrado nas folhas pela ditas “ bocas “.

Como viu até parece fácil .
E é ! Só é preciso é saber

Um dia destes vou falar aqui da criação de Hospitais de plantas .
Uma ideia gira que os Espanhóis já possuem
Espero que o leitor vá aprendendo umas coisas, nestas terças feiras, de temas ligados á ecologia e que agora começam a estar na moda .
Sabe porque estão na moda ?
Porque a cidade de Leiria nunca ligou ao Ambiente e á Harmonia entre o Homem e a Natureza
Viu que uma pneumonia e uma planta se completam ?
O homem precisa respirar oxigénio mas os seus pulmões estão atacados por bactérias ; as plantas , para alem de fabricarem o oxigénio ainda conseguem fornecer aos médicos o remédio para a cura de certas doenças .
Viu a razão porque eu quero Parques e jardins para as crianças com muitas arvores e ao pé do seu rio e não vou em futebois ?
Como já lhe expliquei noutro artigo um carro a andar na cidade de Leiria gasta 2 milhões de litros de oxigénio por hora , e aqueles parques automóveis ao pé do rio é de fugir .Dá Deus nozes a quem não tem dentes !

Todos os erros cometidos em Ambiente se pagam mais cedo ou mais tarde .
Acredite !

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
avatar
Vitor mango

Pontos : 108852

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum