...OS ÁRABES TRAZEM A CIVILIZAÇÃO PARA A EUROPA

Ir em baixo

...OS ÁRABES TRAZEM A CIVILIZAÇÃO PARA A EUROPA Empty ...OS ÁRABES TRAZEM A CIVILIZAÇÃO PARA A EUROPA

Mensagem por Vitor mango em Sex Jun 01, 2012 6:27 am

A PRIMEIRA ALDEIA GLOBAL

Capítulo IV
OS ÁRABES TRAZEM A CIVILIZAÇÃO
PARA A EUROPA
1
0 califa Muça ibn Nusayr atravessou os estreitos do Norte de África em direcção à Ibéria, em visita de inspecção militar. Ao chegar, verificou que a linha da frente do exército se encontrava a mais de 200 quilómetros a norte da costa. Relatam as crónicas árabes que, quando o comandante Tarik se apeou do cavalo para o saudar, o califa o terá chicoteado à frente dos seus homens, gritando, irado: «Porque avançaste até tão longe sem minha autorização? A minha ordem era para fazeres uma pequena incursão e regressares a África.»
Muça não demorou muito tempo, no entanto, a aperceber-se do extraordinário potencial do território, onde a terra era bem mais fértil do que qualquer outra, na África mediterrânica, chovia bastante e o clima era ameno. Estava virado para o Atlântico, o «Mar Tenebroso», como era conhecido pelos árabes, mercê do desafio que os tinha atormentado ao longo de tanto tempo. O país era rico em minérios e pedras preciosas. Boa parte da classe dominante havia fugido após a primeira batalha. Agora que a maioria dos bispos, padres e monges partira, o grupo mais instruído era constituído pelos judeus, que se dedicavam especialmente ao comércio. Eles estavam gratos aos árabes, porque consideravam que eles os tinham libertado do anti-semitismo ensinado e praticado pela Igreja. Simultaneamente, um grande número de cristãos, que também se consideravam explorados pela Igreja, parecia preferir os árabes ao anterior regime.
Em Junho de 712, Muça desembarca uma força constituída porrança do bispo local, Mérida, a capital da Lusitânia, tentou resistir, mas foi obrigada a capitular após um cerco de quase um ano. Em outros lugares, a conquista decorreu quase sempre sem derramamento de sangue. Através do Norte da Ibéria, os árabes, depois de atravessarem os Pirenéus, avançaram até Tours, 200 quilómetros a sul de Paris, antes de verem a sua marcha travada e começarem a ser obrigados a bater em retirada.
Aos príncipes, filhos de Vitiza, que tinham negociado a invasão, Muça concedeu terras, perfazendo um total de 3000 herdades, além de os ter colocado em altos cargos governamentais. Fez publicar um decreto em que garantia uma vida tranquila a todos os plebeus que aceitassem de imediato e sem reservas o domínio árabe. Aos que, no entanto, resistissem, ser-lhes-iam confiscados todos os bens.
Os árabes permaneceram em Portugal durante os 400 anos seguintes (e, em Espanha, ainda mais 250). A sua civilização desenvolveu-se e floresceu de tal modo que ultrapassou tudo o que tinha sido conseguido no Médio Oriente e na África mediterrânica. Atingiu o seu auge no século X, sob o domínio da família Abd al-Rahman, da Síria.
Os membros fundadores desta dinastia real, sagaz e carismática, estabeleceram a sua capital em Cádis, tendo alargado o seu domínio à maior parte da Península Ibérica. Chamaram à nação Al-Andaluz — Andaluzia, terra dos vândalos — o nome genérico pelo qual eram conhecidos os norte-europeus. Boa parte do território que é hoje Portugal foi constituído durante praticamente todo este tempo por três emiratos: Al-Qunu, que é o actual Algarve; Al-Qasr, que incluía o que é hoje o Alentejo; e a região a Norte do Tejo, a que chamaram AI--Balata, integrando Lisboa, Sintra e Santarém.
No século XIX, alguns historiadores tentaram encontrar as razões que terão estado na origem desta urpreendente conquista. Terá sido, como defendeu Américo Castro, uma jihad, uma guerra santa, para obrigar os cristãos europeus a adorarem o Deus do Islão, se necessário mesmo pela força da espada? Ou não terá sido antes que, como adiantou Richard Konestske, tudo se terá resumido à concretização do sonho de possuir terras mais aprazíveis e produtivas do que aque-

Vitor mango

Pontos : 113102

...OS ÁRABES TRAZEM A CIVILIZAÇÃO PARA A EUROPA Empty Re: ...OS ÁRABES TRAZEM A CIVILIZAÇÃO PARA A EUROPA

Mensagem por Vitor mango em Sex Jun 01, 2012 6:28 am

Através do Norte da Ibéria, os árabes, depois de atravessarem os Pirenéus, avançaram até Tours, 200 quilómetros a sul de Paris, antes de verem a sua marcha travada e começarem a ser obrigados a bater em retirada.
Aos príncipes, filhos de Vitiza, que tinham negociado a invasão, Muça concedeu terras, perfazendo um total de 3000 herdades, além de os ter colocado em altos cargos governamentais. Fez publicar um decreto em que garantia uma vida tranquila a todos os plebeus que aceitassem de imediato e sem reservas o domínio árabe. Aos que, no entanto, resistissem, ser-lhes-iam confiscados todos os bens.

Vitor mango

...OS ÁRABES TRAZEM A CIVILIZAÇÃO PARA A EUROPA Empty Re: ...OS ÁRABES TRAZEM A CIVILIZAÇÃO PARA A EUROPA

Mensagem por Vitor mango em Sex Jun 01, 2012 6:28 am

Os árabes permaneceram em Portugal durante os 400 anos seguintes (e, em Espanha, ainda mais 250). A sua civilização desenvolveu-se e floresceu de tal modo que ultrapassou tudo o que tinha sido conseguido no Médio Oriente e na África mediterrânica. Atingiu o seu auge no século X, sob o domínio da família Abd al-Rahman, da Síria.

Vitor mango

Mensagem por Vitor mango em Sex Jun 01, 2012 6:29 am

Os membros fundadores desta dinastia real, sagaz e carismática, estabeleceram a sua capital em Cádis, tendo alargado o seu domínio à maior parte da Península Ibérica. Chamaram à nação Al-Andaluz — Andaluzia, terra dos vândalos

Vitor mango

Mensagem por Vitor mango em Sex Jun 01, 2012 6:30 am

Boa parte do território que é hoje Portugal foi constituído durante praticamente todo este tempo por três emiratos: Al-Qunu, que é o actual Algarve; Al-Qasr, que incluía o que é hoje o Alentejo; e a região a Norte do Tejo, a que chamaram AI--Balata, integrando Lisboa, Sintra e Santarém.

Vitor mango

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: