Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

o cha como cura

Ir para baixo

o cha como cura Empty o cha como cura

Mensagem por Admin Ter Jun 17, 2008 1:39 am

bem aqui vai um artigo Mango publicado no DL ...que dedico ao mano Vagueando que me acusa de escrever em cima do joelhjo
...só que um artigo como o que veem leva-me 8 dias a rever e emendar e mesmo assim
chapeu
=============================================
O Chá ,O Café, O vinho tinto, O pão , A água , e a guerra no Iraque

Quando olho para os militares no Iraque vestidos e carregando armas até ao pescoço naquele clima super quente e seco , sinto calafrios e lembro-me da minha estadia no Paquistão .

Com um calor sempre acima dos 45 graus , os momentos sagrados eram as pausas da hora do chá . Servido bem quente, era na verdade refrescante e a disposição para continuar a trabalhar era imediata .

Estou a ver os soldados americanos a chegar ao quartel e pedir ou uma coca ou uma cerveja bem fresca . A reacção vai ser exactamente a oposta ao que pretendem .
Não é por acaso que a religião dos árabes proibiu bebidas alcoólicas . Com aquele clima a reacção do organismo ao álcool é de ferver por dentro .Igualmente , beber água gelada paramos com a digestão , ou ficamos sempre com a sensação de ter uma pedra no estômago

Vamos ao Chá

A origem do chá remonta a 2737 anos, quando o imperador Shen Nung pediu que lhe trouxesse uma chávena de água quente para a mesa do jardim. Na sua distracção não viu que uma folha tinha caído da arvore para chávena – assim nasceu o chá .
O ritual do chá esticou-se depois pelo mundo .
Foi uma portuguesa , a Catarina de Bragança , que levou esse costume para Inglaterra Parece que falava mal inglês o chá no meio da tarde servia para criar ambiente e animar a corte .

O Chá do Brasil

O Brasil não bebe chá . Quando estive a trabalhar no Brasil , bebia 30 cafés por dia .
É um ritual , a oferta de café em tudo o que seja sitio . Só que o café tem uma quantidade de cafeína muito pequena – parece a nossa cevada ..
O café expresso é raro no Brasil .

O Chá no Brasil é remédio

É enorme a quantidade de casas a vender ervas para chás .O pessoal amigo á mínima provocação de maleitas aparecem logo com os sacos de cura apropriado . Dores de estômago , espinheira santa , e para as dores de Rins a famosa mistura - Quebrapedras .
Tudo isto tem a ver com os preços dos remédios que para grande parte da população- É quase proibitivo , daí a viragem do negocio para os chás que curam tudo

Chimarrão

Gostaria no entanto de referir que no Sul do Brasil , aí sim bebem um chá especial . Todo o santo dia andam com um termo com água quente no carro e uma cabaça – a Cuia , onde metem chá mate e água . Através de um tubo metálico vão ingerido a água quente chalada . Confesso que não gostei da mistura .Ainda por cima a mesma boquilha circula de boca em boca .
É a bebida típica dos gaúchos ( a terra do nosso seleccionador nacional de Futebol )

Novamente a China

Uma das dificuldades da minha permanência na China foi tomar banho – esses luxos eram condicionados .No entanto na porta dos quartos dos Hotéis havia sempre dois termos com chá
Era com esse chá que fazia a barba , já que água quente era cara ou faltava
Foi exactamente na China interior , onde paguei o café mais caro até hoje 10 euros ( ao preço actual ) .O café era raro .
Tenho no entanto a confessar que depois de ter comido os pitéus da cozinha Chinesa , de que já fiz descrição aqui (nestas analises semanais ) nunca na china tive qualquer problema de estômago . Comi escaravelhos , cobra , carne de cão , carochas fritas lesmas do mar e outras iguarias .
Os chineses tem duas coisas sagradas
Não bebem água fria – ao contrario dos americanos em que o gelado é regra .
Comem tudo o que se mexa menos ratos ( tudo a ver com a peste )
O pão é vaporizado e não leva fermentos

Portanto cada povo a sua cultura

O Pão o Vinho e carne de porco fazem parte da nossa cultura cristã
O pão mal cozido provoca cólicas e azia , e o Vinho perca de reflexos , dupla visão e tonturas .
Os lusitanos comiam pão feito de bolota , perfeitamente intragável . O pão de trigo foi introduzido pelos romanos na península Ibérica . A adição de fermentos provocava o crescimento da massa . Desse facto , depressa se associou a poderes divinos , daí a tendência ainda hoje dos padeiros fazerem uma cruz por cima do alguidar da massa .
Pão e vinho são símbolos do cristianismo
Comido o pão , tostadas as costeletas de porco e bebido o vinho tinto , se tivermos problemas com a digestão nada melhor que beber chá de jasmim – esta , a receita actual de um bom lusitano – cristão ou não .

Compreendo a rejeição dos muçulmanos ao vinho .Quanto ao porco , eles têm os seus argumentos validos O pão que provei no Paquistão era feito sem fermentos e do tipo piza .Com ou sem sal não me lembro , apesar do Sal ser vital em áreas desérticas por fixar a água no organismo humano
Voltamos novamente a Portugal
Chá só com as tias .
Café só a seguir ao almoço
Portanto como o leitor vê , isto de ecologia e cultura tem muito que se lhe diga e tudo pode ter uma explicação, simples fruto da experiência dos povos .
Aposto que o leitor está a ler este jornal com uma bica na frente , e ao lado um bagaço .
Bagaço é que estamos mal – o metanol provoca tremeliques e depois loucura (morte de células no cérebro )
No seu caso eu não tocaria nessa bebida branca .
Mas se com esta informação ficou nervoso , nada melhor que um chá de Tília .
Verá que acalma .
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos