Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espanhola encontra filha roubada há 31 anos

Ir para baixo

 Espanhola encontra filha roubada há 31 anos Empty Espanhola encontra filha roubada há 31 anos

Mensagem por Vitor mango Sáb Set 29, 2012 11:44 am

Espanhola encontra filha roubada há 31 anos

Documentação de María, nascida em 1981 na maternidade madrilenha de Santa Cristina, cita o nome da irmã Maria Gómez Valbuena, freira espanhola acusada por rapto de bébés durante a ditadura de Franco.
Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt), com imprensa espanhola
17:45 Sexta feira, 28 de setembro de 2012

Freira María Gómez Valbuena é a principal suspeita neste caso e ainda no rapto de outra menina nascida na mesma maternidade

Aos milhares de bebés roubados a famílias pobres e vendidos a famílias ricas por freiras espanholas durante o franquismo, junta-se agora o nome de María, nascida em fevereiro de 1981 em Madrid. Mãe biológica e filha, que preferem continuar no anonimato, reencontraram-se recentemente em Espanha, depois de um processo legal iniciado há um ano.

María nasceu há 31 anos em Santa Cristina. De acordo com a Antena 3 espanhola, na documentação de María consta o nome de María Gómez Valbuena, a freira que é a principal suspeita no caso, em tribunal, do rapto de outra menina na mesma maternidade.

Há um ano, María apresentou num tribunal uma Ordem de Jurisdição Voluntária para que o juiz a deixasse conhecer as suas origens biológicas, como manda a lei espanhola. Meses depois, o juiz disponibilizou-lhe a identidade de uma mulher que deu à luz uma menina no mesmo dia e na mesma hora em que ela nasceu. O caso foi entregue pelo juiz a um mediador familiar que contactou a possível mãe, Elvaira, uma galega residente em Ourense.

Elvira e María submeteram-se a provas de ADN, que demonstraram "sem nenhuma dúvida" que ambas são mãe e filha. E foram chamadas a encontrar-se em Madrid.

"Foi como se estivesse a ver a mim mesma, com mais idade", disse María, referindo-se à semelhança física entre as duas. Elvira, por sua vez, acrescentou: "Foi um pouco estranho, cumprimentamo-nos com dois beijos, como duas estranhas. Mas logo tive a certeza de que era minha filha".
"Perdi os melhores anos da minha filha"

Elvira deu à luz María quando tinha 18 anos. Ainda na maternidade de Santa Cristina, recebeu a notícia de que tinha tido uma menina mas que esta morrera.

Na realidade, a recém-nascida foi tirada à mãe e entregue para adoção a um casal de Ciudad Real, um homem e uma mulher com mais de 45 anos que, através de um sacerdote amigo, iniciaram os trâmites para obter a custódia da menina.

Tanto María como Elvira - que depois que lhe roubaram a filha casou-se e é mãe de um rapaz - vão apresentar queixa em tribunal. "Não me sai da cabeça. É inacreditável. Perdi os melhores anos da minha filha e isso não se paga nem com dinheiro nem com pena de prisão", diz Elvira.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/espanhola-encontra-filha-roubada-ha-31-anos=f756583#ixzz27sjZAfTo

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
 Espanhola encontra filha roubada há 31 anos Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117472

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos