Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tony Blair era o único que poderia ter evitado a guerra

Ir para baixo

Tony Blair era o único que poderia ter evitado a guerra Empty Tony Blair era o único que poderia ter evitado a guerra

Mensagem por Vitor mango Sáb Set 29, 2012 11:57 am

Tony Blair era o único que poderia ter evitado a guerra

por Lusa, texto publicado por Paula MouratoHoje
Tony Blair era o único que poderia ter evitado a guerra

O antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair era a única pessoa capaz de virar George Bush contra a invasão do Iraque, em 2003, defendeu o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, numa entrevista ao jornal Times publicada hoje.


Kofi Annan considera que Blair poderia ter convencido o então Presidente norte-americano a mudar de ideias, atendendo à relação entre os dois países e os dois líderes.

O antigo secretário-geral das Nações Unidas afirmou ter imaginado, por várias vezes, o que poderia ter acontecido se Tony "Blair tivesse dito: 'George, este é o ponto em que nos separamos. Estás por tua conta'", após o fracasso de garantir uma segunda resolução da ONU.

"Eu acredito realmente que ele poderia ter parado a guerra", afirmou o Nobel da Paz (2001), que exercia o cargo de secretário-geral da ONU aquando da crise.

Uma primeira resolução do Conselho de Segurança da ONU, que oferecia ao Iraque uma derradeira oportunidade para cumprir com as suas obrigações de desarmamento, foi aprovada por unanimidade, em novembro de 2002.

Contudo, uma segunda resolução -- proposta pelos Estados Unidos, Reino Unido e Espanha, no ano seguinte --, a qual apelava à tomada de uma ação contra o regime de Saddam Hussein foi retirada quando ficou claro que seria vetada.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Tony Blair era o único que poderia ter evitado a guerra Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos