Imagens da 'manif' causam saída do diretor da RTP

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Imagens da 'manif' causam saída do diretor da RTP

Mensagem por Vitor mango em Qui Nov 22, 2012 1:43 am



Imagens da 'manif' causam saída do diretor da RTP
O diretor de informação da RTP diz que sai "de consciência tranquila", mas a administração diz que não gostou da atitude de deixar que a PSP visualizasse imagens da manifestação de 14 deste mês.
Adriano Nobre e Anabela Natário (www.expresso.pt)
21:48 Quarta feira, 21 de novembro de 2012

Última atualização há 4 minutos
61 1

Aumentar Texto Diminuir Texto Link para esta página Imprimir Enviar por email
Deixe aqui o seu comentário 30 comentários

O diretor de informação da RTP, Nuno Santos, apresentou hoje a demissão do cargo à administração da empresa por motivos que se prendem com a disponibilização à PSP de imagens não editadas, captadas pela estação durante a manifestação do dia 14, em frente à Assembleia da República.

A demissão de Nuno Santos foi já confirmada à redação, através de comunicados internos enviados pelo até agora diretor de informação da estação e pela administração da RTP.

Segundo a carta da administração, a que o Expresso teve acesso, o caso tem que ver com o facto de "responsáveis da Direção de Informação" terem facultado "a elementos estranhos à empresa, nas instalações da RTP, a visualização de imagens dos incidentes verificados após a manifestação em frente à Assembleia da República".

O Conselho de Administração explica ainda que "não foi consultado ou sequer informado, nem sobre qualquer pedido nem sobre a presença de elementos estranhos à empresa, dentro das suas instalações", e explica que irá instaurar um inquérito ao ocorrido.

A eventual confirmação destes factos durante o inquérito leva a administração a antecipar poder estar perante "uma ação abusiva" e "uma quebra grave das responsabilidades inerentes à cadeia hierárquica interna da empresa".
Cedendência "abusiva" de imagens discutidas hoje

O assunto foi hoje discutido numa reunião entre a administração e Nuno santos e teve como consequência uma demissão que Nuno Santos rotula de "irreversível".

"Este processo abalou a relação de confiança com o Conselho de Administração a quem expressei a minha profunda discordância com o clima de suspeição instalado antes mesmo da abertura de qualquer processo de inquérito", explica Nuno Santos na nota que enviou aos trabalhadores.

"Na minha condição de Diretor de Informação não tive qualquer intervenção direta nem autorizei de forma expressa ou velada a cópia de quaisquer imagens. No entanto e como líder da equipa entendo que, se não existe confiança na Direção de Informação, devo assumir por inteiro as minhas responsabilidades. Não há, nestas alturas, dois caminhos e nesse sentido renunciei ao meu cargo", refere.

"Nos últimos dias efetuei um conjunto contactos informais e uma reunião com o Conselho de Redação enquanto órgão representativo dos jornalistas. Reuni também com a Comissão de Trabalhadores. Aos dois órgãos, e no plano da competência de cada um deles, prestei todos os esclarecimentos que me foram pedidos sobre uma hipotética entrega a entidades externas à RTP de imagens não exibidas (vulgarmente denominadas como "brutos") dos incidentes do passado dia 14 de Novembro em frente ao Parlamento", diz Nuno Santos na carta.

Nessas reuniões o jornalista garantiu que "nenhuma imagem saiu das instalações da RTP". "Respondi de forma clara a todas as questões e apresentei um conjunto de factos complementares entendidos e aceites pelas partes que deram o assunto como encerrado", explica Nuno Santos, revelando ainda que durante todo esse processo manteve "informado e com detalhe" o diretor-geral de conteúdos da RTP, Luís Marinho e que sai "de consciência tranquila".
Palavras-chave Nuno Santos, RTP, manifestação, diretor de informação


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/imagens-da-manif-causam-saida-do-diretor-da-rtp=f768712#ixzz2CwHxKe1Z

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ

Vitor mango

Pontos : 106507

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Imagens da 'manif' causam saída do diretor da RTP

Mensagem por Joao Ruiz em Qui Nov 22, 2012 3:20 am

.
Como sempre, o facto é, que tudo acaba rapidamente na praça pública sem que, nunca, ninguém saiba como, quando e por quê!

Laughing Laughing Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!

Joao Ruiz

Pontos : 32035

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum