Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O lixo da Internet

Ir para baixo

 O lixo da Internet Empty O lixo da Internet

Mensagem por Vitor mango Sex Dez 14, 2012 9:05 am

O lixo da Internet
Henrique Monteiro (www.expresso.pt)
9:15 Sexta feira, 14 de dezembro de 2012

897 261

Aumentar Texto Diminuir Texto Link para esta página Imprimir Enviar por email
Deixe aqui o seu comentário 59 comentários

A Internet está cheia de lixo, e isso é sabido. Circulam centenas de mails com ataques torpes e cobardes às mais diversas figuras públicas. Enquanto diretor do Expresso tive de desmentir umas cem vezes um suposto texto de Clara Ferreira Alves sobre Mário Soares que circulou por tudo quanto é sítio, além de várias invenções acerca de Miguel Sousa Tavares e outros colaboradores ou jornalistas do Expresso.

O lixo é imenso. Quase todos os dias recebo mails e mensagens no Facebook a perguntar por que motivo não damos notícia de coisas que são mentiras, puras e simples. As pessoas indignam-se porque a comunicação social silencia supostos factos que, apesar de estarem no domínio público, não resistem à prova da verdade. Um dos mais conhecidos mails era sobre umas supostas medidas de François Hollande, a maioria das quais puras invenções.

Há dias, na página do Facebook de Pedro Lomba, encontrei um interessante artigo de Philip Roth, talvez o maior escritor americano vivo, a queixar-se da Wikipedia. Porquê? Porque a Wikipedia tem uma interpretação sobre um livro seu que Roth diz ser errónea. E apesar de o escritor a ter desmentido, nem assim é corrigida. E pasme-se! Não se trata sequer de algo controverso. Na Wikipedia diz-se que um livro de Roth, "The Human Stain" (A Mancha Humana, em Português) é inspirado numa pessoa (Anatole Broyard), ao passo que o autor diz que foi noutra (Melvin Tumin). Ora, quem melhor do que o autor para saber em que vida concreta baseou a sua ficção?

Ainda assim, há quem entenda que a informação dispensa os jornalistas (que dão a cara) e os órgãos de comunicação social (que têm marca). É uma posição fácil e popular. Mas é igualmente falsa. Exemplos como os que aqui dei, há aos milhares. E todos sabemos que o ruído abafa uma comunicação séria e impede tomadas de posição conscientes.

Não pretendo que o jornalismo não tem erros, apenas me limito a chamar a atenção para que cada um saiba ao certo quem o está a informar e porque o faz.

Twitter: @HenriquMonteiro https://twitter.com/HenriquMonteiro

Facebook:Henrique Monteiro https://www.facebook.com/hmonteir

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/o-lixo-da-internet=f768424#ixzz2F2ifjuFc

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
 O lixo da Internet Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos