Ariel Sharon em coma há sete anos

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ariel Sharon em coma há sete anos

Mensagem por Vitor mango em Sex Jan 04, 2013 11:52 am

Ariel Sharon em coma há sete anos
O ex-primeiro-ministro israelita continua em estado vegetativo. Cada vez mais esquecido, também o seu legado político corre o risco de desaparecer nas legislativas de 22 de janeiro.
Margarida Mota
11:54 Sexta feira, 4 de janeiro de 2013
Recriação do quarto do hospital onde Sharon foi tratado numa galeria de arte de Telaviv em outubro de 2010
Recriação do quarto do hospital onde Sharon foi tratado numa galeria de arte de Telaviv em outubro de 2010
David Buimovitch/AFP/Getty Images
.
..ar

Ariel Sharon, de 84 anos, está em coma há precisamente sete anos. O antigo primeiro-ministro israelita (2001-2006) sofreu um derrame cerebral a 4 de janeiro de 2006 na sequência da ingestão de medicamentos para responder a uma trombose. Continua, desde então, em estado vegetativo e aos cuidados da família.

A 12 de novembro de 2010, Sharon tinha sido transferido do Centro Médico Sheba, em Telavive, para o seu Rancho Sycamore, no Negev (sul de Israel), onde foi instalado equipamento médico para o efeito.

A experiência durou apenas 48 horas e logo Sharon regressou ao hospital. O sistema que o mantém vivo custa anualmente 300 mil euros, pagos pelo Estado e pela família.

Numa das últimas informações à imprensa sobre o estado de saúde de Ariel Sharon, o porta-voz do Centro Médico Sheba afirmava ao diário francês "Le Monde", em setembro de 2009: "A única informação que posso dar é que o seu estado permanece estável e inalterado. Para mais informações, por favor contactem a família."
Kadima em queda acentuada

Numa entrevista em outubro de 2011, Gilad, o filho mais novo de Sharon, afirmava que o pai tinha sensibilidade, apesar de ser incapaz de fazer movimentos significativos. "Quando ele está acordado, olha-me e mexe os dedos sempre que eu peço para o fazer."

A cada ano, o estado de saúde de Ariel Sharon é menos noticiado. E o seu legado político corre mesmo o risco de desaparecer. Um ano antes de sofrer o derrame cerebral, Sharon fundara o partido Kadima (centro-direita) para levar avante a retirada unilateral de colonos e soldados da Faixa de Gaza, estratégia que era contestada pelo rival Likud (direita).

Todas as sondagens para as eleições legislativas do próximo dia 22 de janeiro dão como vencedora a coligação de direita entre o Likud (do primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu) e o partido Israel Beitenu (do ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Avigdor Lieberman). Quanto ao Kadima, agora liderado por Shaul Mofaz, corre o risco de perder 26 dos atuais 28 deputados.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/ariel-sharon-em-coma-ha-sete-anos=f777290#ixzz2H2BoKtev

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ

Vitor mango

Pontos : 106507

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum