Hoje na História: 1969 - Boeing 747 realiza primeiro voo comercial

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Hoje na História: 1969 - Boeing 747 realiza primeiro voo comercial

Mensagem por Vitor mango em Seg Fev 11, 2013 12:38 am

Hoje na História: 1969 - Boeing 747 realiza primeiro voo comercial



Se trata do avião mais conhecido da história da aviação, com recorde de passageiros transportados por 37 anos






















Em 9 de fevereiro de 1969, o Boeing 747, avião widebody, de larga
fuselagem e longo alcance, projetado e produzido pela companhia
norte-americana Boeing, faz seu primeiro vôo comercial. Foi o primeiro
avião widebody produzido medindo duas vezes e meia o tamanho do Boeing
707, o maior e mais comum avião de longo alcance na década de 1960.

Conhecido por 747 ou pelo apelido Jumbo, é o avião mais conhecido da
história da aviação. Manteve o recorde de passageiros transportados por
37 anos, desde seu primeiro vôo.

Wikicommons

Boeings 747 da companhia área francesa Air France no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris

O jumbo é um avião quadrimotor turborreator que apresentou a primeira
configuração double decker – dois andares em parte da aeronave – da
aviação, que constitui sua característica física mais notável: a corcova
súpero-anterior. A Boeing projetou o andar superior ao pavimento para
servir como um salão, primeira classe ou para lugares extras, e permitir
que as aeronaves fossem facilmente convertidas em cargueiros através da
remoção de assentos e pela instalação de uma porta de carga na sua
parte dianteira.

À época de seu desenvolvimento, a Boeing esperava produzir logo aviões
supersônicos, o que seria prejudicial ao Jumbo se este não fosse
conversível. Por isso esperavam a venda de até 400 unidades, até que se
tornasse obsoleto, mas ele excedeu as previsões de críticos do projeto,
com a produção passando da marca de mil em 1993. Em junho de 2009, 1.416
aeronaves foram construídas, em 107 configurações diferentes. O avião
ainda é produzido e está disponível nas configurações para passageiros,
cargas e outros – executivo e militar.

O modelo 747-400, a mais conhecida e a segunda versão mais recente,
está entre os aviões mais rápidos em serviço, com velocidade de cruzeiro
de aproximadamente 913 km/h e um alcance geodésico aproximado de 13.450
km - alcance intercontinental. Esta versão, na configuração para
transporte de pessoas, pode acomodar 416 passageiros, típico de três
classes, comum em vôos internacionais, ou 524 passageiros, típico de
duas classes, comum em vôos curtos e domésticos. O 747 será futuramente
substituído pelo Boeing Y3, parte do Boeing Yellowstone Project de
desenvolvimento de novos aviões.



No modelo 747-800, a versão mais atual, a velocidade foi mantida.
Entretanto, a autonomia de vôo aumentou para 14,815 km, aproximadamente.
O peso máximo de decolagem também foi alterado para 442.250 kg. O mesmo
aconteceu com o número máximo de passageiros. Passou de 524 para 581,
na versão configurada com duas classes. A versão com três classes agora,
pode, receber até 467 passageiros.

Projeto

Tudo começou em 1960, quando a Força Aérea dos Estados Unidos lançou
uma concorrência para um novo modelo de avião para transporte pesado e
de alcance estendido. A Boeing apresentou o seu projeto, mas não foi a
vencedora. Restou ao fabricante oferecer a aeronave para uso civil, e
assim nasceu o modelo 747, com capacidade uma vez e meia superior ao
maior modelo em uso na época. As 25 primeiras encomendas foram feitas
pela Pan Am, seguidas por Lufthansa e Japan Airlines.

O lançamento foi em 1966, e o primeiro voo em 1969. Em janeiro de 1970,
o Jumbo fez sua estréia em voos comerciais, cruzando o Atlântico nas
cores da Pan Am, inaugurando assim a era dos wide-body, com dois
corredores de poltronas.

O 747-400, a única versão ainda fabricada, mas com vendas suspensas,
foi a que recebeu a maior quantidade de inovações técnicas e a
introdução de novos materiais que permitiram uma significativa redução
de peso e, como consequência, redução no consumo de combustível, além da
adoção de motores mais silenciosos e de manutenção mais barata. Entrou
em serviço em 1989, tendo a Northwest Airlines como seu primeiro
cliente. Esta versão modernizada possui capacidade máxima de até 580
passageiros, em configuração de classe única, comprimento de 70,7
metros, envergadura de 64,4 metros, velocidade de 939 km/h, e capacidade
de carga de 412,8 toneladas.

Também nessa data:
1849 – Mazzini proclama a República em Roma
1950 – nasce o macartismo. Joseph McCarthy brande lista de funcionários suspeitops
1965 – os Estados Unidos enviam as primeiras tropas de combate para o Vietnã
1991 – a Lituânia proclama sua independência da União Soviética

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ

Vitor mango

Pontos : 106472

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum