Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CARÇÃO

2 participantes

Ir para baixo

CARÇÃO Empty CARÇÃO

Mensagem por Vitor mango Sáb Jun 15, 2013 4:37 am

CARÇÃO
A sociedade dividia-se em dois grandes grupos: os Cabrões e os Judeus. Os primeiros eram tradicionalmente agricultores e viviam sobretudo no centro da aldeia, concentrados à volta da Igreja. Os Judeus constituíam um grupo heterogéneo que incluía comerciantes e prestadores de outros serviços (sapateiros, taberneiros, ferradores, barbeiros, etc). O nome era apenas um eco distante do passado, de quando os Judeus perseguidos se refugiaram pelas aldeias recônditas porque não se mantinha nenhuma tradição relacionada com a religião judaica. De qualquer modo, cada grupo considerava uma ofensa pertencer ao outro e disparava o insulto, acrescido de vernáculos floreados, sempre que a ocasião se proporcionava.
Nós éramos, por tradição, “Judeus”. O meu avô era um sapateiro-taberneiro pobre. O ofício de sapateiro era uma arte de família, passada de geração em geração, que ele também tentou transmitir aos filhos. O tio Albino em Santulhão e o meu pai na aldeia exerciam a profissão, remendando sapatos ou fazendo botas, sapatos e sandálias.
A mesa do ofício era uma banca tosca repleta de ferramentas, moldes de couro, pregos, brochas de diversos tamanhos, pez, graxa, sobelas, atilhos, linha espessa e encerada. A linha vinha em novelos com uma figurinha sobre um fundo vermelho num dos lados à qual o meu pai chamava a “Santica do Codilho” e que servia de paga para as mais variadas tarefas. Quando ele precisava de alguma coisa dizia, vai lá chamar sicrano que eu guardo-te a santica do codilho. Não sei qual a importância da figurinha, porque era tão essencial obtê-la ou mesmo para que a usava. Talvez o facto de o meu pai ser o único sapateiro e consequentemente eu a única a poder obter tão precioso bem. Guardava religiosamente as santicas e exibia-as perante os outros com satisfação e orgulho antes de se perderem nos bolsos das calças na lavagem seguinte.
À volta da mesa distribuíam-se os moldes de madeira em variados tamanhos e os diversos materiais, solas de borracha já prontas a ser usadas ou couro rijo e espesso onde se colocava o molde e cortava o tamanho adequado da planta do pé, cabedal curtido, mais fino para a parte superior, em preto ou castanho para responder aos gostos dos fregueses.
A taberna, que eu já nao conheci, não passava de um rés-do-chão mal iluminado, com chão de terra batida e uma arca velha a servir de balcão. Os clientes bebiam o vinho ou a aguardente pelos poucos copos disponíveis que eram depois enxaguados na água dum recipiente espanhol.
 
MARRANOS
Jornal Haaretz – 24 de março de 2005 / 13 de Adar II 5765

http://www.haaretz.com/hasen/spages/556543.html

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
CARÇÃO Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117438

Ir para o topo Ir para baixo

CARÇÃO Empty Re: CARÇÃO

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Jun 15, 2013 8:32 am

.
Já que fala em Carção (distrito de Bragança), sabe que os seus naturais são conhecidos como "perros"?

Tente saber por quê!


queen

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

CARÇÃO Empty Re: CARÇÃO

Mensagem por Vitor mango Sáb Jun 15, 2013 11:30 am

Joao Ruiz escreveu:.
Já que fala em Carção (distrito de Bragança), sabe que os seus naturais são conhecidos como "perros"?

Tente saber por quê!


queen

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
CARÇÃO Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117438

Ir para o topo Ir para baixo

CARÇÃO Empty Re: CARÇÃO

Mensagem por Vitor mango Sáb Jun 15, 2013 11:31 am

fiquei a saber que "Patrão"significava agricultor e perros na minha bagagem significa cão

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
CARÇÃO Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117438

Ir para o topo Ir para baixo

CARÇÃO Empty Re: CARÇÃO

Mensagem por Vitor mango Sáb Jun 15, 2013 11:32 am

per.ro

  1. pertinaz
  2. teimoso
  3. mau
  4. emperrado

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
CARÇÃO Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117438

Ir para o topo Ir para baixo

CARÇÃO Empty Re: CARÇÃO

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Jun 15, 2013 5:29 pm

O documentário sobre a comunidade judaica de Carção pôde ser visto hoje (13 de Julho), pelas 9h, na RTP 2, no programa “Caminhos”. O documentário faz referência a cinco importantes comunidades trasmontanas (Vila Flor, Vilarinho dos Galegos, Rebordelo, Argozelo e Carção), durante cerca de 25 minutos.

Carção é aparece entre o minuto 10 e o minuto 20, onde é feito referencia a factos interessantes, a exemplo: os roubos dos sambenitos da Igreja Matriz; a fundação da capela de Santo Estêvão com o propósito de funcionar como “sinagoga”, à noite; o grande massacre ocorrido nos finais do século XVII e inícios do século XVIII; à ligação da comunidade de Carção com a comunidade da cidade de Livorno (Itália); à existência de pelo menos um livro pertencente ao Rabi Domingos de Oliveira (o barbeiro da Praça), trazido de Livorno; e sobretudo aos testemunhos ainda presentes na memória dos nossos anciãos, relembrando a rotura total entre as duas etnias da aldeia até meados do século passado “os Perros da Praça e os que viviam nos arrabais” e às diferencas sociais.

A população de Carção, agradece a todos os outros envolvidos que tão bem dignificaram a povoação: Fernanda Guimarães, António J. Andrade, Marcolino Fernandes (Pres. da J.F.Carção), Serafim João e António Santos.

Carção agradece o excelente documentário à jornalista Ana de Frias e ao programa "Caminhos", RTP2.

Resta-nos esperar pelo livro “Carção, a capital do marranismo” no início de Agosto

In almocreve.blogs   

queen

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

CARÇÃO Empty Re: CARÇÃO

Mensagem por Vitor mango Dom Jun 16, 2013 2:48 am

tive pena de nao ter visto

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
CARÇÃO Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117438

Ir para o topo Ir para baixo

CARÇÃO Empty Re: CARÇÃO

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jun 16, 2013 4:23 am

.
A começar na língua mirandesa, passando por usos, costumes, tradições e a acabar nos regionalismos (de que os não naturais não percebem patavina), o distrito de Bragança é um manancial de cultura inesgotável.

Sabe o que são narros, para as gentes de Bragança e Mirandela?


queen

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

CARÇÃO Empty Re: CARÇÃO

Mensagem por Vitor mango Dom Jun 16, 2013 4:55 am

Acredito que sim ...só que deixe-me puxar o carapau á minha brasa   ér aqui neste vale de Aljubarrota que seguramente tudo o que de invasões se dirigem a Lisboa ...e como alinha com a fe judaica sabe certamente que existiam em Leiria a maior concentração de Judeus ...a primeira tipografia e o astrolábio (SEO) inventado por um judeu 
Não gosto dos termos Judeus e jesuíta que na minha santa terra teem conexões ligados ao poder temporal ...tudo fruto dee um passado pombalino que esmagou o poder JESUITA - forte e feio
Interessante é que descobri no Brasil que Jesuita é um sinal de eficiência

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
CARÇÃO Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117438

Ir para o topo Ir para baixo

CARÇÃO Empty Re: CARÇÃO

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jun 16, 2013 9:47 am

Como sabe, os judeus também se refugiaram, em larga escala, pelas aldeias mais recônditas de Trás-os Montes, fugindo das perseguições e sendo designados de "Marranos". É, portanto, muito natural, que o mesmo tenha acontecido noutras regiões do país, já que, de norte a sul, o termo judeu tem sentido pejorativo, quando dirigido a alguém.
 
Como o Mango não respondeu à minha pergunta sobre narros, devo dizer-lhe que se trata de um "mimo" depreciativo, que brigantinos e mirandelenses atiram uns aos outros, quando se zangam, ou "brincam" em amena cavaqueira, porque
 
Narros é um município da Espanha na província de Sória, comunidade autónoma de Castela e Leão, de área 13,22 km² com população de 48 habitantes e densidade populacional de 3,81 hab/km²
 
 
e de Espanha, "nem bom vento, nem bom casamento"!
 
queen

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

CARÇÃO Empty Re: CARÇÃO

Mensagem por Vitor mango Dom Jun 16, 2013 10:37 am

sou todo ouvidos

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
CARÇÃO Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117438

Ir para o topo Ir para baixo

CARÇÃO Empty Re: CARÇÃO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos