Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Teixeira dos Santos diz que Portugal poderia contar com a Alemanha

2 participantes

Ir para baixo

Teixeira dos Santos diz que Portugal poderia contar com a Alemanha  Empty Teixeira dos Santos diz que Portugal poderia contar com a Alemanha

Mensagem por Vitor mango Qui Jun 27, 2013 1:13 am

Teixeira dos Santos diz que Portugal poderia contar com a Alemanha
O ex-ministro das Finanças defendeu, em entrevista à TVI, que se o PEC IV tivesse sido aprovado, Portugal poderia contar com o auxílio da União Europeia, nomeadamente da Alemanha.
Liliana Coelho
23:08 Quarta feira, 26 de junho de 2013

Teixeira dos Santos diz que Portugal poderia contar com a Alemanha  Ts-e6ab



 1  5
 
 0

13
TEXTO A A Imprimir Enviar

O antigo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, afirmou hoje que a aprovação do PEC IV teria evitado o resgate e que Portugal contaria com a ajuda de Angela Merkel

"Foi a sequência de facto de uma degradação  da nossa situação perante os mercados que tornou muito difícil o financiamento do país. E tudo isto foi desencadeado pela recusa do programa de ajustamento, que constava do PEC IV", disse Teixeira dos Santos, em entrevista à jornalista Judite de Sousa, no "Jornal das 8" da TVI.

"Ele foi feito quando a situação se precipitou e nos obrigou a fazê-lo, porque se de facto nós tivéssemos aprovado o PEC IV nós não tínhamos resolvido a questão aí", insistiu o ex-governante, sublinhando que nessa situação Portugal poderia contar com a auxílio da União Europeia, nomeadamente da Alemanha. "Chegámos a um compromisso político com Merkel para estancarmos a crise em Portugal", adiantou.

Soluções esgotaram-se


Segundo o ex-ministro, José Sócrates foi resistente e quis evitar a todo custo o pedido de resgate, pois "tinha a perceção das consequências negativas que isso iria trazer para o país."

Teixeira dos Santos sublinhou também que no início de fevereiro de 2011, o então primeiro-ministro José Sócrates solicitou o enviou de uma missão de ajuda da Comissão Europeia (CE) e do Banco Central Europeu (BCE), mas, entretanto, a situação agravou-se e as soluções esgotaram-se. 

"Eu chamava-lhe a atenção de alguma forma para as dificuldades que existiam e ele procurava soluções ou alternativas. E essas alternativas esgotaram-se nesses dias e ele tomou a consciência disso", explicou.

"Tinha um dever de grande lealdade"


Confrontado com o facto de ter antecipado o pedido de ajuda externa, Teixeira dos Santos negou ter desrespeitado o primeiro-ministro, quando alertou para a necessidade do resgate em entrevista a um jornal. 

"Atenção, eu não fiz à revelia do primeiro-ministro, porque eu não tinha que pedir autorização ao primeiro-ministro para prestar declarações à comunicação social. Entendi que na situação em que estávamos eu tinha um dever acima de tudo de grande lealdade para comigo e para com o país", defendeu.

Teixeira dos Santos admitiu ainda que não estava disposto a ficar mais tempo no Governo. "Eu, se o PEC IV fosse aprovado eu quanto muito arrancaria com os trabalhos de preparação do próximo orçamento, mas não me aguentaria muito mais tempo no Governo, até porque sinceramente foi muito intenso e exaustivo."

"Eu fui o ministro que nos últimos 60 anos mais tempo esteve nesta pasta e num período particularmente difícil e intenso", rematou.


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/teixeira-dos-santos-diz-que-portugal-poderia-contar-com-a-alemanha=f816656#ixzz2XOlOECyI

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Teixeira dos Santos diz que Portugal poderia contar com a Alemanha  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Teixeira dos Santos diz que Portugal poderia contar com a Alemanha  Empty Re: Teixeira dos Santos diz que Portugal poderia contar com a Alemanha

Mensagem por Joao Ruiz Qui Jun 27, 2013 8:47 am

.
Teixeira dos Santos "abriu o livro" e, apesar da Judite ter tentado, a bom tentar, conduzir a entrevista para um "contra Sócrates", o ex-Ministro das Finanças não se perturbou e explicou pormenorizadamente aos portugueses, como tudo se passou e quem é realmente culpado da situação a que um governo, mais toikista que a troika, nos conduziu.

José Sócrates reistiu, até não poder mais ao famigeerado memorando (que acabou por assinar bem contrariado) e Angela Merkel estava empenhada em ajudar seriamente Portugal... com o PECIV. Esta a grande verdade dos factos, escamoteada pela sede de poleiro de Passos Coelho. Agora aguentamos com uma data de imbecis, impreparados, incompetentes e "atropeladores" da Lei Fundamental do País e seu legítimo defensor - o Tribunal Constitucional.

E o pior de tudo, é que não votei nesta cambada!

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos