A ironia ironica e o sarcasmo com humor negro

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A ironia ironica e o sarcasmo com humor negro

Mensagem por Vitor mango em Ter Out 22, 2013 1:52 am

CRISE NA EUROPA
21/10/2013 - 14h47 | Redação | São Paulo

Grupo de portugueses se reúne para agradecer "ajuda" de credores internacionais
Sem apoio da população, manifestantes do "Obrigado, troika" precisaram contactar 400 pessoas para "engrossar" o evento


Atualizada às 15h15

grupo de portugueses se vai se reunir nesta segunda-feira (21/10) para uma manifestação incomum: ao contrário da maioria dos protestos anteriores contra as medidas de austeridade implantadas por Lisboa, eles resolveram agradecer à troika (grupo de credores internacionais - Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) pela "ajuda ao país".
Leia mais:
Mapa da desigualdade em 2013: 0,7% da população detém 41% da riqueza mundial

O objetivo do "Obrigado, troika" (nome dado pelos portugueses) é “agradecer a ajuda dos credores internacionais, no sentido de mostrarmos que Portugal precisa mostrar o seu reconhecimento”, disse uma das porta-vozes do grupo em entrevista ao jornal Público.

Agência Efe

Protesto contra os credores internacionais: hoje à noite Portugal terá protesto inédito em favor da troika

Portugal aprovou na semana passada proposta orçamentária federal para 2014, com mais cortes nos salários e pensões de servidores públicos pelo terceiro ano consecutivo, como forma de garantir uma economia estimada em € 3,9 bilhões. Funcionários do governo que ganham acima de € 600 por mês terão os salários reduzidos em até 12%, enquanto as pensões que ultrapassarem o mesmo patamar serão diminuídas em cerca de 10%.

Leia mais:
Cerca de 70 mil italianos acampam em praça contra medidas de austeridade

Mesmo assim, o grupo usou internet e mensagens SMS para promover o encontro e ajudar a troika a ganhar simpatizantes - sem muito sucesso, no entanto. Cerca de 400 pessoas precisaram ser "contactadas" de última hora para ajudar a engrossar o "Obrigado, troika". 
Leia mais
Segundo informações da imprensa local, a organização não teme confronto com pessoas contrárias à troika. Rita Vasconcelos, em entrevista ao jornal Público, afirmou que muitas pessoas não conhecem o assunto e se deixam levar pela ação de manifestações na rua. “Os protestos que temos assistido contra a troika levam muitas pessoas para a rua. Provavelmente, essas pessoas não estão informadas”, disse.

Ela disse que, como outros portugueses, também sentiu os efeitos das medidas de austeridade. “Todos nós sentimos os efeitos, mas acredito naquilo que me dizem: é absolutamente necessário fazer o que está sendo feito”, analisa. “Se todos aceitassem estas medidas, pensando que é um sacrifício que estão a fazer, se calhar muita coisa já podia estar resolvida”.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ

Vitor mango

Pontos : 106463

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A ironia ironica e o sarcasmo com humor negro

Mensagem por Vitor mango em Ter Out 22, 2013 1:53 am


Movimento antitroika com falsa manif pró-troika
por M.C./R.J.F./J.P.H.OntemComentar




Fotografia © Nuno Lomba/Global Imagens

A manifestação do auto-intitulado movimento "Obrigado Troika" era, afinal, uma falsa manifestação. Tratou-se de um protesto irónico do movimento "Que se Lixe a Troika!", com o objetivo de chamar a atenção dos media e de promover a manifestação "Não Há Becos Sem Saída" - esta a sério, no dia 26 de Outubro.

Os falsos manifestantes, cerca de duas dezenas, devidamente adornados com narizes de plástico e máscaras de animais, entre outras coisas, concentraram-se na Praça dos Restauradores, em Lisboa, pelas 18:00h, e desfilaram até ao Centro Jean Monnet, local onde está sediada a representação da Comissão Europeia em Portugal.
Durante o desfile, e perante o olhar surpreendido das pessoas com quem se cruzavam e não percebiam a ironia do protesto, os manifestantes gritaram palavras de ordem, no mínimo, originais. "Crianças a trabalhar, para o capital avançar!", "Rendimento de Inserção, é só para o mandrião!" ou "A Troika é um docinho!", foram alguns dos cânticos entoados pelos falsos apoiantes da Troika.
Já no fim do percurso, quando concentrados junto ao Centro Jean Monnet, "Camila Lourenço" (um pseudónimo inventado para a manifestação) falou aos jornalistas, mantendo, todavia, o tom irónico inicial.
Apesar de promover várias vezes a manifestação de dia 26, "Camila Lourenço" apelou para que os "portugueses não saíssem de casa", porque, "como o Dr. Paulo Portas disse, os pobres não se manifestam".
A ativista também se pronunciou sobre o novo Orçamento de Estado para 2014, dizendo, por exemplo, que não concordava porque achava "que devia haver mais cortes". Só no fim, depois de terminada a conferência de imprensa, a manifestante admitiu a ironia do protesto e de que se tratava de uma iniciativa do movimento "Que se Lixe a Troika!" para promover a manifestação de dia 26 de Outubro.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ

Vitor mango

Pontos : 106463

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A ironia ironica e o sarcasmo com humor negro

Mensagem por Vitor mango em Ter Out 22, 2013 1:55 am

BEM FOMOS ORIGINAIS E O MUNDO ENGOLIU A PETA

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ

Vitor mango

Pontos : 106463

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A ironia ironica e o sarcasmo com humor negro

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 9:33 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum