Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Liga de Cidades da Região Norte

Ir para baixo

Liga de Cidades da Região Norte Empty Liga de Cidades da Região Norte

Mensagem por Joao Ruiz Dom Nov 03, 2013 4:08 pm

.
Liga de Cidades

Liga de Cidades da Região Norte Maparegioao

Autarcas transmontanos receptivos a proposta de Rui Moreira

Os autarcas transmontanos vêem com os bons olhos a proposta do presidente da Câmara do Porto para a criação de uma Liga de Cidades da região Norte.

Rui Moreira defendeu esta semana a criação de uma rede de cidades entre o Porto e Bragança, sem pôr em causa uniões intermunicipais. O objectivo é que a região ganhe poder reivindicativo.

O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, diz que o município está receptivo a todas as propostas que contribuam para atenuar assimetrias entre o litoral e o interior.

“Tudo aquilo que nós pudermos fazer em estreita colaboração com os vários municípios será sempre um benefício para todos e, portanto, se for para promover o desenvolvimento das cidades do interior estaremos também a dar o nosso contributo. E esperamos que essa proposta seja uma proposta que vá de encontro àquilo que são as cidades do interior, mais isoladas, e por isso estamos para contribuir e para dar o nosso melhor a favor desse objectivo”, salienta o autarca.

O presidente da Câmara de Mirandela, António Branco, defende este conceito de agregação e lembra que é fundamental que as cidades do litoral sejam mais solidárias com as cidades do interior do País.

“É sempre importante existir um conceito de agregação e principalmente de participação e de parceria até em termos regionais. O facto de ser um eixo que começaria no Porto e terminaria em Bragança seria ainda mais significativo. No entanto, também é preciso ter em conta que já existem alguns organismos que não tendo essa denominação também trabalho em prol e em conjunto para o desenvolvimento dos conjuntos urbanos e transfronteiriços, e dou o exemplo do Eixo Atlântico. E que são organismos que muitas vezes são desprezados por alguns actores políticos e podam ter algum papel importante. De qualquer forma o mais importante nesta proposta terá que ser sempre um conceito de solidariedade entre a dimensão das cidades e aquilo que é a sua representatividade”, defende o autarca mirandelense.

A presidente da Câmara de Alfândega da Fé também vê com bons olhos esta proposta. Berta Nunes lembra, no entanto, que também é importante associar as vilas a esta rede de municípios.

“Esta ideia de criar a rede é uma boa ideia no sentido de que não vem com o fantasma antigo de que o Porto se quereria afirmar como a capital do Norte, mas em detrimento das outras cidades, mas sim como uma ideia que inclui todas as cidades e toda a região nas decisões e na visão de um futuro para a região Norte. O único senão que eu poderia apontar é que as vilas deveriam também ter um papel nesta ideia de uma região Norte coesa”, realça a edil.

A criação de uma Liga de Cidades, entre o Porto e Bragança, a agradar aos autarcas transmontanos, que defendem uma maior união entre os municípios do litoral e os do interior.

, 2013-10-25
In DTM

Idea Arrow

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos