Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

S.Excelencia a Bosta de vaca

Ir para baixo

bosta - S.Excelencia a Bosta de vaca  Empty S.Excelencia a Bosta de vaca

Mensagem por Vitor mango Sáb Nov 09, 2013 11:49 am

S.Excelencia a Bosta de vaca

 

Quando o espião Pêro da Covilhã ao serviço de D. João II chegou ao  palácio do Samorin. ,na Índia  e depois de sentado  , olha á sua volta e viu  tanta riqueza que ,estranhou a entrada de mais de 50 mulheres , cada uma com uma vassoura e um balde de latão .

Dentro dos baldes traziam um liquido castanho que espalhavam no chão aonde o Samorim teria de passar . Não eram vulgares mulheres da limpeza ! Antes pelo contrario eram mulheres escolhidas para este serviço REAL  e só destinadas a certas elites

Pêro da Covilhã admiradíssimo ,  perguntou a razão de tão insólito costume e a resposta foi-lhe dada : . A bosta de vaca diluída em agua não cheirava mal e era usada como coisa  purificadora vindo de um animal sagrado a VACA – essa honra só se dava aos locais por onde o Samorim teria de passar e a mais ninguém .

.

As vacas continuam ainda a ser animais sagrados na Índia e ,  um caso bem recente passado no vilarejo de Limbundi na Índia ,  é bem um exemplo da adoração dos indianos por tão volumoso animal

Quando um joalheiro deixou cair num pasto , por engano , cerca de 2000 pedras preciosas teve a sorte de ainda ver uma das  vacas  devorar o pacote onde tinha guardado as ditas

Com a devida autorização , a vaca foi isolada em local fechado e submetida a uma dieta sêca .Pouco a pouco as bostas foram saindo cravejadas de diamantes Já tinha ouvido falar de  galinhas com ovos de ouro mas bostas com diamantes foi a primeira vez que me aconteceu 

O insólito disto é que a aldeia vinha assistir para ver se a vaca não era molestada durante esta operação rotineira de vigilância

Mas calma , as vacas têem o seu lado negativo Cientistas de vários países descobriram que estes animais na sua digestão acabam por lançar no ar gaz. metano que é um dos responsáveis pelas mazelas no buraco do Ozone

Ora isto tem tanta importância que a Nova Zelândia tentou lançar um imposto sobre estes animais domésticos a partir do compromisso de kioto , enquanto cientistas americanos tentam isolar o mal atribuindo a uma bactéria  na digestão bovina

Este inconveniente  levou cientistas a descobrirem que apenas 1 gr de essências oleosas de orégão e tomilho bloqueavam por varias semanas este mal da flatulência bovina

Este mesmo gaz. pode ser aproveitado para combustível e a própria bosta de vaca utilizada para este fim em biodigestores

A vaca tem ,  no entanto no Brasil e África um terrível inimigo “ as moscas dos cornos “ em que 500 moscas em volta de um animal fazem-no perder 40 quilos , sugando-lhe o sangue .

Aqui a vaca , tem um aliado poderoso um besouro chamado “ Rola Bosta

Este besouro agarra  pequenos rolos de bosta e ,  de seguida , empurra-os e esconde-os a 30 centímetros de profundidade como reserva alimentar

Assim ,  como a mosca se reproduz através das fezes das vacas onde pode depositar até 400 ovos e . como o besouro pode ter 8 a 19 gerações em cada ano , não ha bosta que lhe escape ,o que leva a nossa fêmea a não ter local para a sua postura de ovos  Estamos portanto na chamado luta biológica

Gostaria de lhe chamar a atenção para o seguinte : No passado,  a maioria das terras eram lavradas por juntas de bois e  que nos estábulos existia uma camada de mato cortado nos pinhais para a cama dos animais  . A mistura bosta+mato era depois transportado para as estrumeiras e finalmente utilizado como estrume fertilizante .

Esta pratica desapareceu com a entrada dos tractores e a utilização dos fertilizantes químicos  o que originou a proliferação de fogos  florestais porque nunca mais se cortaram matos para as camas dos animais

O mato cresce e seca nos pinhais e daí a lavrarem grandes incêndios necessita apenas de um descuido humano

Em algumas aldeias do centro Norte de Portugal os cereais eram, no passado ,  malhados na eira ou no largo da capela . O chão era todo varrido e barrado com fezes de bois ( a bosta ) até agarrar bem e depois de seco , o recinto estava apto para a malha

O sabor da Bosta

O caso passou-se comigo no Paquistão , perto da Fronteira do Afeganistão onde a aldeia me ofereceu um banquete com os mais variados pitéus .Sentado no chão, eu olhava para tudo aquilo com o estômago feito num nó e a única safa foi agarrar-me a uma espécie de pizza e informar os admirados residentes de que  estava encantado com aquele pão –bastava-me pão , não comia mais nada .

Tal entusiasmo pelo “ pão “ deu origem a uma visita á cozinha .Eu tive de ir ver  como se fazia o pão e fui acompanhado por uma corte numerosa entusiasmado pelo interesse de um Ocidental – coisa rara por aqueles sítios .

No chão , a cozinheira amassava bosta de vaca com terra que de imediato colava na parede da casa   . Quando lhe pediram para fazer uma piza para o estrangeiro ver , ela , a cozinheira limitou-se a sacudir a bosta das mãos  , e a  mete-las diretamente na farinha com um pouco de agua amarelada parecida com urina ,amassar tudo , depois  dar duas a três voltas e de seguida abrir a tampa no forno e meter aí o preparado . Com o estômago cheio da pizza eu sentia umas voltas por dentro , mas já era tarde !.

Sabor da pizza ? Um bocado insosso para o meu gosto !

bosta - S.Excelencia a Bosta de vaca  Archivocowha


Última edição por Vitor mango em Ter Out 25, 2016 1:50 am, editado 1 vez(es)

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
bosta - S.Excelencia a Bosta de vaca  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117438

Ir para o topo Ir para baixo

bosta - S.Excelencia a Bosta de vaca  Empty Re: S.Excelencia a Bosta de vaca

Mensagem por Vitor mango Sáb Nov 09, 2013 12:06 pm

.bosta - S.Excelencia a Bosta de vaca  1544979054_2802ed0358_z
Minha foto Tirada  na cozinha que me serviu a refeiçao n paquistao

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
bosta - S.Excelencia a Bosta de vaca  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117438

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos