Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aquele rapaz XICO I dá cartas na igreja

3 participantes

Ir para baixo

Aquele rapaz XICO I dá cartas na igreja Empty Aquele rapaz XICO I dá cartas na igreja

Mensagem por Viriato Qui Nov 28, 2013 12:25 am

Católica?



Desde há muito, é para mim um insondável mistério o modo como a Universidade Católica Portuguesa consegue compatibilizar a observância e o respeito pela doutrina social da sua igreja, que deveria ser a matriz identitária da casa, com a promoção obsessiva de um liberalismo económico radical, que constitui a imagem de marca de muita da "produção" saída da sua linha de montagem académica, nas últimas décadas.



Não está em causa a qualidade intelectual desses quadros, gente tecnicamente muito bem preparada, com alguns dos quais convivo no meu dia-a-dia profissional e em outros círculos em que me movo. A UCP é indiscutivelmente uma das melhores universidades portuguesas. Mas esse fascínio cego e absoluto pelas virtudes da "mão invisível", parece ter-se convertido na doutrina oficiosa da casa (e leiam-se os textos que ela produz para não se ter, sobre isto, a menor dúvida), e baseia-se no culto de modelos extremos de competição e de destruição, por opção ideológica, de todas as estruturas de defesa do bem público comum. Assim se sacrifica a vida de gerações, forçadas à crença salvífica num novo tipo de "amanhãs que cantam", como o comprova a orientação política que entre nós prevalece, com os resultados que estão à vista de toda a gente. E assim se empurra, pelos vistos sem remorso, os excluídos da sorte dos mercados para as margens do sistema e para os caminhos da caridade, que remendam os efeitos das políticas que geraram essas desiguadades. Tudo isto é feito em lugar de colocar as pessoas no centro dos interesses das políticas económicas, as quais, pela ética católica (e não só), existiriam para construir o bem-estar dos homens e não para a "réussite" dos mais fortes entre eles. Se isto é ser católico, então vou ali e já venho...



Por essa razão, estou muito curioso para saber a opinião da escola económica da UCP sobre aquilo que ontem foi dito pelo papa Francisco a propósito da economia e do sistema prevalecente na sociedade em que vivemos.



Publicado por Francisco Seixas da Costa à(s) 00:41
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Aquele rapaz XICO I dá cartas na igreja Empty Re: Aquele rapaz XICO I dá cartas na igreja

Mensagem por Joao Ruiz Qui Nov 28, 2013 8:06 am

.
Olá, olá!

Temos então e finalmente, o Viriato de volta?

Bem-vindo à comunidade!

queen 

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Aquele rapaz XICO I dá cartas na igreja Empty Re: Aquele rapaz XICO I dá cartas na igreja

Mensagem por Vitor mango Qui Nov 28, 2013 8:53 am

Joao Ruiz escreveu:.
Olá, olá!

Temos então e finalmente, o Viriato de volta?

Bem-vindo à comunidade!

queen 
E EU QUE O DIGA

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Aquele rapaz XICO I dá cartas na igreja Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117438

Ir para o topo Ir para baixo

Aquele rapaz XICO I dá cartas na igreja Empty Re: Aquele rapaz XICO I dá cartas na igreja

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos