Julio Machado Vaz 10 min · Seguramente em nome do interesse nacional...

Ir em baixo

Julio Machado Vaz 10 min · Seguramente em nome do interesse nacional...

Mensagem por Vitor mango em Seg Jul 07, 2014 1:04 am

Julio Machado Vaz
10 min ·
Seguramente em nome do interesse nacional...
"Um antigo ministro britânico, Norman Tebbit, admitiu que a rede de pedofilia que existia na década de 1980 em Westminster, a sede do Governo britânico, poderá ter sido encoberta para "proteger o sistema".
Tibbet, que foi ministro de Margaret Thatcher (chefe do Governo entre 1989 e 1990), esteve na BBC1 para comentar a mais recente notícia sobre os escândalos sexuais no Reino Unido — o desaparecimento, dos arquivos oficiais, de pastas relativas aos casos. Ontem, soube-se que outro ficheiro com 114 pastas também desapareceu do arquivo do Ministério do Interior.
Foi o próprio Ministério do Interior (Home Office) quem anunciou que está a investigar o que aconteceu aos ficheiros relativos à rede de pedofilia em Westminster naquela década. Os documentos foram entregues na década de 1980 ao ministro do Interior de então, Leon Brittan, pelo deputado conservador Geoffrey Dickens, que os compilou.
Não se sabe o que aconteceu aos documentos, apenas que seriam bastante detalhados e que Dickens foi aconselhado por Brittan, através de uma carta, a entregá-los à Scotland Yard. A polícia britânica, porém, já fez saber que não tem registo de entrada desse material.
Segundo o jornal The Guardian, Dickens, que morreu em 1995, disse à sua família que entre 1983 e 1984 passou o material que recolhera ao ministro do Interior e que a informação contida nos ficheiros iria fazer “rebentar” um caso que afectaria gente muito poderosa — pelo menos oito personagens públicas.
O actual primeiro-ministro, o conservador David Cameron, ordenou ao Ministério do Interior a realização de uma investigação para apurar o que aconteceu aos ficheiros, se foram perdidos, escondidos ou destruídos. Mas a conslusão deste inquérito, frisa o Guardian, poderá ser precisamente a de que houve uma ocultação deliberada da rede de pedofilia em Westminster.
Em declarações à BBC, o actual ministro da Educação, Michael Gove, disse que o inquérito vai revelar que, na década de 1980, decorriam investigações policiais às actividades pedófilas de políticos e outras figuras públicas.
Investigações travadas para proteger o sistema, como disse Tebbit. “Penso que na altura todos pensaram que apesar de as coisas terem descarrilado em alguns aspectos, era mais importante proteger o sistema e não investigar mais”, disse o antigo ministro de Thatcher. “Na minha opinião, essa opção foi errada, pois que os abusos [sexuais] aumentaram”. “Se houve encobrimento? É bem possível. Era o que se fazia na época”, disse Norman Tebbit.
Para já, ainda não foi levantada a possibilidade de haver uma investigação criminal aos casos, apesar de se viver hoje numa época em que a opinião pública já não quer proteger nem os políticos nem o sistema, e em que se exige a punição dos crimes sexuais, mesmos os do passado. Na semana passada, o famoso apresentador da BBC Rolf Harris, de 84 anos, foi condenado a cinco anos de prisão por abusos sexuais a crianças entre as décadas de 1960 e 1980, e outro famosos apresentador, Jimmy Savile, morreu antes de poder ser julgado.
Alguns dos protagonistas do escândalo estão ainda vivos e há quem considere que devem responder na justiça. É o caso do deputado trabalhista Simon Danczuk. O problema é que os documentos que os identificam e aos seus crimes desapareceram, não se sabe como, nem quando. “Não fazia ideia de que havia outros dossiers em falta. O público vai pensar que estes documentos desaparaceram para proteger os nomes dos envolvidos. Essa é a conclusão a que muitos vão chegar e eu percebo-os”, disse Danczuk."
Público.
GostoGosto · · =100004032775040&p[1]=473610796116675&share_source_type=unknown&__av=100002301373352]Partilhar

  • 13 pessoas gostam disto.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
avatar
Vitor mango

Pontos : 111472

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum