Viriato era espanhol ...arrisca-me um castelhano que bebia comigo uma loira

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Viriato era espanhol ...arrisca-me um castelhano que bebia comigo uma loira

Mensagem por Vitor mango em Seg Mar 09, 2015 2:10 am

Eu lusitano de quatro cantos senti que me estavam a roubar algum de algo o que já me bastava o Coelho que me vai ao saco das migas
Só que no tempo do Viriato Espanha não existia e o Viriato cavalgava entre a serra para os lados de Viseu e ia ate Mérida na coca de romano no gamanço 
Portugal nessa altura tinha importantes minas de metais entre as quais o ouro o ferro o cobre o zinco que não me estou a espalhar nas citações 
e...mais não digo porque não me apetece

Viriato lusitano em selo espanhol Viriato, chefe militar lusitano que combateu o invasor romano, faz parte da História da Península Ibérica. Figura disputada por portugueses e espanhóis, surge agora num selo – no valor de 20 cêntimos – integrado numa série dedicada à ‘História de España’ lançada pelos correios do país vizinho. Ao longo dos séculos, a origem do pastor nos altos montes da Lusitânia, actual Serra da Estrela, tem levantado as maiores dúvidas e não são poucos os portugueses e os espanhóis que reclamam para o seu país a nacionalidade de Viriato (c.190 a.C.–139 a.C.). No entanto, a História é uma e este herói ibérico pertence aos dois países. “É evidente que Portugal e Espanha têm o mesmo direito. Viriato é um herói hispânico”, disse ao CM o historiador José Hermano Saraiva. “A sua acção desenvolve-se tanto em território actualmente português como em território actualmente espanhol, mas ele é uma figura anterior à definição das várias nações penínsulares”, referiu ainda, acrescentando: “Na época de Viriato não havia dois países. A separação de Portugal e os reinos de Espanha deu--se no século XII e ele pertenceu ao século I.” Na opinião de João Aguiar, autor do livro sobre o herói lusitano ‘A Voz dos Deuses’, tudo não passa de uma “confusão de palavras” e uma “questão literária sem grandes razões históricas”. Viriato nasceu numa província hispânica à qual os romanos chamaram Lusitânia e cuja delimitação exacta continua a ser polémica. “A Hispânia antiga não corresponde ao actual Estado espanhol. De igual modo, temos o hábito de associar Portugal à Lusitânia mas este território também fazia parte do que hoje é Espanha”, acentuou João Aguiar para quem Viriato é um “legado dos dois países” e “uma herança partilhada”. “Não há certezas quanto ao local exacto onde terá nascido o herói lusitano, mas os espanhóis têm tanto direito a Viriato como os portugueses. Portugal diz que ele nasceu pelos lados da Serra da Estrela e Viseu reivindica este facto. Mas sobre isso não há certezas”, acrescentou. Comentando o selo dedicado a Viriato, João Aguiar só tem pena de que os portugueses não se tenham lembrado de o emitir, muito antes de os espanhóis... Viriato foi o chefe dos lusitanos que resistiram à invasão romana na Península Ibérica. Traído por dinheiro, foi morto enquanto dormia.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/cultura/detalhe/viriato-lusitano-em-selo-espanhol.html

Vitor mango

Pontos : 106523

Re: Viriato era espanhol ...arrisca-me um castelhano que bebia comigo uma loira

Mensagem por Joao Ruiz em Seg Mar 09, 2015 11:47 am

.

Não existiam, nem Portugal, nem Espanha!

Laughing

Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum