Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Resolvido mistério das crateras gigantes da Sibéria?

Ir para baixo

Resolvido mistério das crateras gigantes da Sibéria? Empty Resolvido mistério das crateras gigantes da Sibéria?

Mensagem por Vitor mango Qua Mar 18, 2015 3:36 pm

Resolvido mistério das crateras gigantes da Sibéria?

 AFP  
18/03/2015 - 17:25

Sete gigantescos buracos foram descobertos no solo gelado siberiano em menos de um ano. Pensa-se agora que poderão resultar das alterações climáticas.

Uma das crateras descobertas na Sibéria, fotografada em Agosto de 2014
Vasili Bogoiavlenski/AFP
1 / 3
Sh
A descoberta, em Julho do ano passado, de uma enorme cratera numa região remota da Sibéria, conhecida localmente como “o fim do mundo”, desencadeou todo o tipo de especulações acerca do que a teria produzido: dos meteoritos aos… extraterrestres. E quando um vídeo no YouTube se tornou viral algum tempo depois, um grupo de cientistas foi enviado para o local investigar o fenómeno.
Agora, um geólogo russo disse à agência AFP que, desde então, outras misteriosas estruturas do mesmo tipo tinham sido localizadas – e que a sua existência poderá ser devida ao aquecimento global.
“Recebemos agora novas informações acerca de uma cratera gigante com um quilómetro de diâmetro”, disse Vasili Bogoiavlenski, vice-director do Instituto de Investigação do Petróleo e do Gás da Academia das Ciências russa. Isso eleva o total de crateras conhecidas para sete. “As filmagens realizadas permitem-nos identificar no mínimo sete crateras, mas na realidade devem ser muitas mais”, frisou ainda este responsável.
Todas as crateras foram descobertas na região de Iamalo-Nenetski, rica em recursos energéticos, no Noroeste siberiano. E os cientistas afirmam que os buracos não foram provocados nem por meteoritos nem por E.T., mas antes pelo degelo subterrâneo do permafrost (a camada de solo permanentemente gelado daquela região), que terá, por sua vez, provavelmente sido causado pelo aumento das temperaturas globais.
“O fenómeno é semelhante à erupção de um vulcão”, disse ainda Bogoiavlenski à AFP. À medida que o gelo no permafrost derrete, vai sendo libertado metano e a pressão deste gás aumenta até causar uma explosão que leva à formação da cratera.
Os cientistas ainda estão a tentar avaliar o potencial perigo que este fenómeno representa. Acontece que o metano é extremamente inflamável e que um dos buracos está situado perto de um reservatório de gás em exploração. Uma expedição está a ser planeada à cratera mais recentemente descoberta para determinar se ela se terá formado nessas mesmas condições.
Contudo, poderá ser difícil identificar outras crateras, porque elas podem entretanto ter formado lagos. “Quando aparecem, as crateras estão vazias, mas pouco a pouco enchem-se de água. E passados dois a três anos, transformam-se em lagos e torna-se difícil estudá-las”, diz ainda Bogoiavlenski. Algumas, acrescenta, até podem ter décadas ou mesmo séculos de idade, mas numa região tão remota, a sua formação poderá ter passado despercebida.
 
   


Resolvido mistério das crateras gigantes da Sibéria? 1689567Resolvido mistério das crateras gigantes da Sibéria? 1689567Resolvido mistério das crateras gigantes da Sibéria? 1689567Resolvido mistério das crateras gigantes da Sibéria? 1689567Resolvido mistério das crateras gigantes da Sibéria? 1689567

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Resolvido mistério das crateras gigantes da Sibéria? Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos