Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um assassinato Vasco Pulido Valente

Ir para baixo

Um assassinato  Vasco Pulido Valente  Empty Um assassinato Vasco Pulido Valente

Mensagem por Vitor mango Sex maio 29, 2015 10:12 am

Um assassinato
Vasco Pulido Valente
29/05/2015 - 05:50
Voltou esta semana a velha discussão sobre o assassinato de D. Carlos e do príncipe herdeiro D. Luís Filipe.




Por causa de uma gaffe de José Alberto de Carvalho, da inauguração de um museu e de uma conta mal feita (o regicídio não foi há 105 anos), voltou esta semana a velha discussão sobre o assassinato de D. Carlos e do príncipe herdeiro D. Luís Filipe. Para começar, convém dizer que o rei foi o principal responsável pelo ambiente de histerismo e de revolta que levou à violência. De resto, com óptimos propósitos. O “rotativismo” (o que modernamente se chama “alternância”) estava esgotado; e D. Carlos, influenciado pela generalidade da opinião pública, resolveu reformar o sistema partidário. Como? Deixando o Partido Regenerador (a direita) intacto e promovendo a fusão entre o Partido Progressista (que tinha uma velha história de esquerda) com o Partido Regenerador Liberal de João Franco, que se proclamava moderno, legalista e democratizante.
O Partido Progressista, na pessoa do seu chefe, José Luciano de Castro, aceitou ao princípio uma aliança parlamentar. Mas depressa se verificaram duas coisas. Primeiro, o rei não podia “deixar cair” João Franco, que era a sua criatura e representava a “renovação” do regime. Segunda, e como corolário, o Partido Progressista devia a prazo desaparecer: e o Partido Regenerador seria submetido por força a uma longa cura de oposição. Ou seja, a maior parte do pessoal dirigente da Monarquia Liberal, e não só o Partido Republicano (PRP), tinha de se afastar definitivamente da política. Isto provocou, como se calculará, uma conspiração contra a Coroa da ala revolucionária do Partido Progressista (a Dissidência Progressista) e a facção terrorista do Partido Republicano.
Os monárquicos compraram armas. Buíça e Costa forneceram o pessoal. Só que, antes disso, os “notáveis” do PRP quiseram antecipar um atentado com um golpe de Estado, mais cordato e bem dentro das tradições do Portugal Representativo. Foram presos logo no princípio da aventura e condenados por decreto ao desterro para as colónias – decreto que o rei assinou ainda em Vila Viçosa. Quando chegou a Lisboa, com a cidade no cume da excitação, Buíça e Costa esperavam por ele. Consumado o acto, os chefes da conjura foram imediatamente postos na rua. A classe média católica e monárquica nem arranjou coragem para ir ao enterro, enquanto o “bom povo de Lisboa” peregrinava aos túmulos (em campa rasa) de Buíça e Costa. Mas já não havia dúvida: o país não resistiria a uma insurreição republicana.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Um assassinato  Vasco Pulido Valente  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117363

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos