Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Negociações em Viena devem redefinir poder no Oriente Médio

Ir para baixo

Negociações em Viena devem redefinir poder no Oriente Médio Empty Negociações em Viena devem redefinir poder no Oriente Médio

Mensagem por Vitor mango Qui Nov 05, 2015 5:04 am

Negociações em Viena devem redefinir poder no Oriente Médio

novembro 5th, 2015 Negociações em Viena devem redefinir poder no Oriente Médio 8802f6e12db3bd45756e61cfbd56e568?s=16&d=mm&r=g UOL Brasil

Negociações em Viena devem redefinir poder no Oriente Médio Negociacoes-em-viena-devem-redefinir-poder-no-oriente-medio


Moscou exercitou seus músculos no Oriente Médio, e Washington, convenientemente, escorou-se em sua elasticidade pragmática para amortizar a dimensão do envolvimento da Rússia na guerra síria.
Sob qualquer ângulo analítico, a entrada militar da Rússia alterou a validade e o poder das cartas dos atores regionais e internacionais envolvidos no xadrez sírio.
Da perspectiva de Moscou, a ação armada na Síria tinha por finalidade: 1) impor-se no tabuleiro regional vis-à-vis o vácuo de poder deixado pelos EUA; 2) expor a falta de seriedade das potências ocidentais e de seus aliados regionais no combate ao grupo terrorista Estado Islâmico.
Negociações em Viena devem redefinir poder no Oriente Médio 15308566
Imagem de vídeo mostra ataque russo a depósito de armas do Estado Islâmico
A estratégia costurada por Arábia Saudita, Turquia e Qatar, com o beneplácito de Washington, consistia em distender o conflito ao seu limite para consolidar as posições conquistadas pelas facções rebeldes em partes vitais do território e facilitar o avanço do EI a Damasco –o que implicaria a erosão da unidade territorial e, subsequentemente, em sacramentar a fragmentação da Síria.
O encontro de Viena, formado por 17 países, entre os quais as principais potências mundiais, europeias e do Oriente Médio, decorre, sobretudo, da nova ordem política que Moscou estabeleceu ao implodir a estratégia do alinhamento anti-Assad, a partir de sua intervenção militar na Síria.
Riad e Ancara, em especial, foram compelidos a se engajar no diálogo e inclusive a aceitar, ainda que a contragosto, a participação do Irã no processo de negociação.
Face ao puído lastro de suas cartas, sauditas e turcos apressaram-se na recalibragem de suas posições antes que a validade de suas demandas expirasse e que sua participação nas negociações se tornasse descartável.
Contudo, é importante realçar que o envolvimento da Rússia no conflito não significa, necessariamente, a decomposição da influência americana no leste do Mediterrâneo.
Negociações em Viena devem redefinir poder no Oriente Médio 15303678
Sem o ônus de ter de intervir incisivamente no cenário sírio, Washington evitou o entrechoque com Moscou e tenta reassumir o protagonismo diplomático para capitalizar politicamente sobre a sua própria inércia.
A pressa dos EUA na convocatória do encontro de Viena está consubstanciada, a priori, na premissa de impedir que a reconfiguração da balança de poder no tabuleiro sírio, e talvez regional, esteja vinculada, intrinsicamente, aos resultados mensuráveis no campo de batalha.
Por isso, a flexibilidade tática vista no discurso do secretário de Estado, John Kerry, não mais exclui a permanência do presidente sírio do processo de transição.
Nesse espectro, o eixo Rússia-Irã-Síria largou com mais tração na configuração do curso dos resultados da primeira rodada da reunião de alto nível, em Viena.
A tese de que apenas o povo sírio decidirá o formato do processo político e os passos subsequentes ao processo de transição é a predominante. Regime e oposição irão se encontrar, em breve, em Viena, para negociar os parâmetros iniciais de um futuro acordo.
A única cartada que a Arábia Saudita poderia jogar é de exigir garantias de que Assad não irá se lançar candidato no período pós-transição.
Por outro lado, a pressão europeia para que Riad arrefeça a sua intransigência é intensa, tendo em vista que franceses e alemães querem urgentemente solução para a crise dos refugiados sírios em suas fronteiras.
Negociações em Viena devem redefinir poder no Oriente Médio 15308565
Estudantes a caminho da escola no bairro de Barzeh, em Damasco, capital da Síria
Ademais, Riad e Ancara perderam parte de sua legitimidade nas negociações ao ficar evidenciado que estão interessadas na desestabilização da Síria ao terem facilitado o deslocamento de combatentes do EI, via Turquia, para lutarem no fronte iemenita.
Já o teto de exigências da Turquia é baixo. O arrefecimento do separatismo curdo é a principal preocupação turca na atual conjuntura, e isso somente poderia se viabilizar a partir da permanência do regime de Assad no poder.
Tudo indica, por fim, que o traçado de um novo mapa de poder no Oriente Médio poderá ser definido a partir dos resultados das negociações de Viena.
Fonte: UOL Notícias
www.uol.com.br
0 Comentários

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Negociações em Viena devem redefinir poder no Oriente Médio Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117434

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos