As Flores o cheiro e as guerras

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

As Flores o cheiro e as guerras

Mensagem por Vitor mango em Qua Mar 23, 2016 1:46 am

Emblemas nacionais botânicos – A guerra das Rosas
 
Estava a preparar o artigo para esta Terça-feira com base nos símbolos botânicos de cada país , quando deparei com algumas situações interessantes .
Portugal tem por símbolo o Sobreiro ( Quercus suber ) e a Alfazema ( Lavandula stoechas )
Marrocos adoptou também ,para símbolo,  o sobreiro .
O símbolo do Iraque é a ROSA,  e é interessante  que nesta  possibilidade de guerra iminente entre os diferentes países,  todos eles utilizam a mesma planta como símbolo nacional - A Rosa .
Assim ,  a Inglaterra tem a Rosa como símbolo . A Turquia escolheu-a também .
O Irão foi atrás , e para completar também o Estado de New York seguiu-lhe o exemplo.  Outros estados dos EUA a escolher também a Rosa mas com variantes na espécie como Colômbia , Iowa e Geórgia .
Bulgária, Luxemburgo e Roménia apostaram também na ROSA .
Não deixa de ser confuso , que países em guerra tenham escolhido para símbolos nacionais a mesma flor que ,  em Portugal , ficou ligada á Rainha Santa Isabel e ao milagre das rosas . Como Santa , ela evitou mesmo uma guerra familiar .
O símbolo mais conhecido é sem duvida , o do Canadá com o Acer saccharatum . Não se percebe bem porque é que a Papoila é  o símbolo da Bélgica . A Holanda apostou nas calendulas , o que não deixa de admirar no pais das tulipas para dar e vender .Ora as tulipas , são o símbolo não da Holanda mas da Hungria .
E o Brasil , do bom café , deixou escapar o símbolo do café para o Yemen e escolheu a Cattleya . A Itália tem o pinheiro manso para dar fruto e boa sombra . O Lírio e a flor do lis ficam  bem á França  . A Irlanda apostou nos trevos para pastagens.O verde parece que é o símbolo nacional nas cores das camisolas dos seus atletas a jogar futebol .
A planta chama-se Erytrina crista-galli -  símbolo do Uruguai e Chile .Esse  arbusto tem espinhos tal e qual uma roseira e as sementes são parecidos e confundem-se com  feijões . Durante 6 anos vim carregado do Brasil com esses “feijões “ para semear . Infelizmente  nunca resistiram á geada . As flores são duma beleza incomparável – o leitor pode tentar comprar uma planta num viveirista porque vale a pena .
Há símbolos práticos  como o arroz no  caso do Camboja e Birmânia  e a flor da macieira símbolo dos estados americanos de Arkansas e Michigan ; a flor do pessegueiro para o estado de Delaware e a flor da laranjeira para a Florida ( o leitor como se recorda de anteriores crónicas foram os Portugueses  os primeiros a divulgar a laranjeira fora da China Índia .
A Checoslováquia , para acalmar ,  foi apostar no “chá “ de tília . O leitor conhece a Peonia? Não?! Então registe que é o símbolo da China . Reparem agora quem foi buscar a FLOR mais cara – A Orquídea , exactamente o país com mais  problemas económicas , o México
Uma pergunta , os Cravos da revolução de Abril são símbolo em algum lugar ? Claro que são !  –Do estado americano do Ohio .
A lista já vai grande e vamos terminar com uma pergunta de algibeira ;
-         Caro leitor , o Cedro do Líbano é o símbolo de que país ?
-         Acertou em cheio !
-         E os Cedros do Bucaço ?
Devo confessar que , sempre que vou ao Bucaço fico , impressionado a ver aqueles autênticos monumentos verdes a romper os céus . Ainda mais fico porque se tentou ,  em diversas partes do Globo,  cultivar Cedros do Bucaço e fora desta zona  eles amuam , e não crescem . Tal como os Sobreiros que se dão bem em Portugal e numa parte de Espanha e  em zonas muito restritas do norte de África .


Artigo da autoria Vitor mango in Diario Leiria

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ

Vitor mango

Pontos : 106528

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum