Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Após a evacuação de Gaza, um general solitário da fé luta pela salvação de Israel

Ir para baixo

Após a evacuação de Gaza, um general solitário da fé luta pela salvação de Israel Empty Após a evacuação de Gaza, um general solitário da fé luta pela salvação de Israel

Mensagem por Vitor mango Qua Ago 03, 2016 1:40 pm

TradutorDesactivar tradução instantânea




Após a evacuação de Gaza, um general solitário da fé luta pela salvação de Israel
Tementes a Deus e 'ignorantes', Maj. Gen. (res) Gershon Hacohen não perdeu a confiança no exército "santo", mas acredita que uma arma nuclear iraniana em Tel Aviv é preferível a uma solução de dois Estados
Por Mitch Ginsburg 04 de agosto de 2015, 11:44 63




estúdio



Uma das vozes emergentes mais importantes sobre o direito de Israel e uma das figuras mais interessantes para sair do exército nos últimos anos é profundamente religioso, mas não ortodoxo, um evangelista de assentamentos, que acontece de ter presidido maior derrota do movimento de liquidação.


Um ex-general, Gershon Hacohen, que comandou a retirada de Gaza do exército 2005 e supervisionou a remoção forçada dos 8.000 colonos vivem entre 1,5 milhões de palestinos no território, continua a ser assombrado pela escolha que ele foi forçado a fazer entre sua consciência e seu uniforme - entre o Estado de direito e um exército que ele chama de "santo" por um lado, e, por outro, o imperativo histórico que vê na retenção de cada polegada de terra que ele acredita que Deus deu aos judeus.

Ele afirmou, no fato de que qualquer nova concessão territorial seria mais prejudicial para Israel do que uma bomba nuclear iraniana em Tel Aviv.

"Qualquer solução de dois Estados é igual a expulsão de mais de 100.000 judeus, e isso é impossível", disse o major aposentado recentemente. Gen. (res) disse Hacohen. "É uma catástrofe."

"É pior do que a ameaça iraniana, porque eu sei como viver com uma bomba iraniana em Tel Aviv, Deus me livre, eu não quero que isso aconteça, mas é guerra. E eu sei como viver com o custo terrível de guerra. Eu oro isso não vai acontecer, mas eu não sei como viver com a destruição de dezenas de assentamentos e salas de estudo e sinagogas e do exílio dos judeus da terra de Israel. "
colonos israelenses e Rolos de Torah sendo evacuados da Faixa de Gaza em 21 de agosto de 2005 (Nati Shohat Flash / 90)


Em uma entrevista ampla, que tocou em sua experiência durante a retirada de Gaza e na filosofia e ideologia que moldou sua visão de mundo, ele também afirmou que o Hamas é "um aliado" em certos aspectos e que judeus americanos virá para Israel no devido tempo - seja por vontade própria ou sob o espectro do anti-semitismo. "Eles vão vir tanto de boa ou má", disse ele.

Mas talvez devêssemos começar no início de sua história. Hacohen tem uma parte dele salvo em seu telefone. Lançando vídeos anteriores de seus filhos ajudando a construir uma nova casa em Nimrod, logo abaixo do Monte Hermon, ele encontrou um vídeo em preto-e-branco granulado de seu avô em uma escada em 1924 na cidade de Kfar Galiléia Hittim. Ele era placas alegremente martelando de madeira para o andaime de uma casa. "Este é o romantismo", disse ele. "Acreditar que trabalhar com as mãos eleva você. Isso é o que Tolstoy disse. "

Natan Gardi, o homem com o martelo, passou a servir como um dos fundadores do movimento nacional Mizrachi religiosa. Seus netos, irmãos de HaCohen, são rabino re'em Hacohen, o chefe da Yeshiva Otniel, a sul de Hebron; Rabi Aviah Hacohen da Yeshiva Tekoa na Cisjordânia ao sul de Jerusalém; Rabino Haim Hacohen da academia pré-exército religiosa em Beit Yatir, também na região de Hebron; e Rabi Eliayashiv Hacohen, o chefe da Yeshiva Beit Shmuel em Hadera, no centro de Israel.

E ele, o irmão que tirou a cobertura para a cabeça durante o serviço militar, mas ainda mantém a crença de que Deus "se esforça para elevar o sol todas as manhãs de novo", foi escolhido para comandar a desocupação, que o campo religioso nacional esmagadora oposição.

Isso, segundo ele, foi "coincidência total."

"É paranóia, uma verdadeira paranóia, de colonos de direita para acreditar que Sharon escolheu [me]", disse ele de então primeiro-ministro Ariel Sharon. "É tão fácil de contar a história dessa maneira. Ele explica que os colonos que todos estavam contra eles, com o diabo, da maneira mais engenhosa. "


Hacohen na época era o comandante da linha de frente Division 36 em Colinas de Golã. Ele tinha vindo para cima através da brigada de infantaria Nahal e do corpo blindado. As primeiras vezes que eu perguntei-lhe sobre a atribuição eo que ela significava para ele para realizá-lo, ele afastou a questão, dizendo que havia assuntos mais importantes a discutir e que seus próprios sentimentos pode infiltrar-se em um livro algum dia, mas que a história em si foi "pintado com as cores de fofocas."

Somente na terceira tentativa ele ceder, prefaciando a sua declaração com uma declaração: as pessoas não vão entender.

Ele deu a entender que havia aqueles em lugares altos que estavam ansiosos para ver um oficial afiliado com a comunidade religiosa recusar uma ordem. Ele observou que as pessoas são capazes de influenciar mais "de dentro". E ele disse que, em sua visão de mundo complexo que está disposto "a cooperar com o diabo" às vezes.

Mas o cerne do argumento é este: Ele vê o exército israelense como é, ele disse, "santo". "A mais bela e mais importante coisa criada pelo povo judeu nos últimos mil anos."



E assim, no início de 2005, quando o chefe do Estado Maior General IDF atribuído a ele a tarefa de comandar a evacuação forçada de colonos judeus, muitos dos quais teriam de ser realizadas fora de suas casas chutando, gritando e chorando, ele não estava ' t sabe o que fazer. "O ato", disse ele, "era imprópria. Qualquer pessoa que me conhecia sabia que eu senti assim. Eu não poderia dizer isso publicamente. Mas todos sabiam. "



E ainda "um homem temente a Deus não recebe um manual de instruções, como com uma máquina de lavar", disse ele. "Ele enfrenta um dilema."



Hacohen descreveu sua situação antes da retirada como semelhante a uma mulher apanhada em um tsunami. Com uma das mãos, ela se agarra a um galho de árvore; com a outra ela segura seu filho. Em algum ponto, com a maré puxando constantemente, ela deve escolher e, no final, ela libera a criança.

"Há quantos anos você pode perguntar-lhe: diga, você se arrepende de deixar de ir a criança?"
Um estado de conflito

Na época, e talvez em um grau maior hoje, visão de mundo profundamente enraizado da Hacohen era incomum, roda, coerente e, até certo ponto, um indicativo de uma mudança na direita israelense, parte dos quais adotaram uma perspectiva orgânica, baseada na fé na vida que, eles acreditam, espelha o ethos palestino.

"O Deus da Brigada Givati", ouvi-o dizer, na esteira da controvérsia em torno endereço de campanha pré-Gaza de um comandante da brigada de seus soldados no verão passado, "vai para a guerra." Ele não fica na sala de estudos ea sinagoga, saindo somente em ocasiões especiais. "Eu também levar Deus comigo onde quer que eu vá", disse ele durante a entrevista. "O Ashkenazim são muito iluminado", o linearmente Ashkenazi e geral filosoficamente Eastern explicou: "Eu não sou iluminado."


Ele continuou: "Eu não sou um nacionalista. Eu não sou Le Pen. Eu não sou Liberman. Eu não odeio os árabes. Quando eu digo árabes que sou um homem temente a Deus e eles vêem que eu sou, como se poderia dizer, primitivo, como eles são, em seguida, eles me tratam com respeito. "



Conflitos e mudança, na sua maneira de pensar, são constantes. O Ocidente, disse ele, "vive com uma cosmologia de estabilidade e moro com uma cosmologia de instabilidade. Eu tenho uma abordagem cosmológica que é chinês, japonês, budista. "

Diga um trem foi descarrilado, ele ofereceu. A abordagem ocidental é reconstruir a pista e reparar o problema. "Eu nem sequer acreditam na pista. Não há nenhuma pista. Eu acredito que Deus renova a cada dia o ato de criação. Eu acredito que Deus se esforça a cada dia de novo para trazer o sol de volta; que é um fenômeno novo e emergente todas as manhãs ".

O homem ocidental, o racionalista alemã, ele disse, o que ele quer? "Para voltar às fronteiras internacionais. Esse é o ponto principal para a estabilidade, para congelar a situação. Eles têm uma obsessão que fixa é igual a estabilidade. Eles não podem aceitar essa realidade está em constante fluxo ".





Esta noção de intervenção divina de alta resolução e a realidade não-linear é por isso que, segundo ele, tanto os palestinos evitar um acordo de paz final de reivindicações e os beduínos de Israel se recusar a terminar a sua luta pela terra de décadas contra o Estado.
"Porque nada é definitivo", disse ele. "Nada."



É também por isso, acrescentou, "eu prefiro o Hamas a Abu Mazen." Porque o Hamas "me ajuda a impedir que uma solução de dois Estados" e é, secretamente "um aliado, porque nem ele nem eu quero uma solução final e nem na minha termos nem na sua existe algo que é eterno ".

Mas mesmo se houvesse, ele disse, a terra vale a pena lutar. "Eu acho que de terra como um russo", afirmou, acrescentando que uma pátria "não é uma idéia abstrata", mas sim um lugar tangível de solo e pedra.

O plano palestino de longo prazo, como articulado pelo dirigente da OLP Abbas Zaki, disse ele, é para forçar Israel fora das pedras angulares reais do projeto sionista - Jerusalém, Hebron e Nablus - e depois esperar por toda a empresa a implodir.

Tel Aviv, disse ele, é importante na medida em que é a porta de entrada para Jerusalém; "Sem esse é apenas mais Brooklyn, outro shtetl", ou oriental aldeia europeia.


Dirigindo-se à possibilidade de uma retirada futuro da Cisjordânia em meio à pressão internacional que tem mostrado nenhum sinal de diminuir, ele estava às voltas desafiador, macabramente, e otimista.



Além de mencionar que ele prefere uma bomba nuclear iraniana em Tel Aviv para uma solução de dois Estados, ele também disse que ele ficaria feliz em renunciar a prosperidade - "I preferem comer pão e azeitonas" - em troca da perpetuação do status quo e que , no futuro, em face da pressão, ele estaria disposto a conceder a todos os palestinos a votação.

Enfaticamente negar que tal movimento seria a sentença de morte do projeto sionista, ele disse que estava "totalmente convencido" de que os judeus dos Estados Unidos iria responder ao chamado de Israel e emigrar em grande número - "três milhões de judeus eo assunto está terminado "- quer por conta de um aumento do anti-semitismo ou a fim de salvar a maioria judaica.


Olhando através da mesa para uma cara incrédula, ele disse que em 1935-1936 o Yishuv na Palestina não tinha 300.000 judeus. "Talvez três por cento do povo judeu", acrescentou.



Tomando o meu bloco de papel e desenhar um traço de caneta entre Israel ea Faixa de Gaza, disse ele existem dois modelos de viver nesta terra, o dicotômica e caótico. "Judenraus", disse ele, tocando no lado oeste da linha divisória Gaza, indicando a Distensão. "O judeu-meninos não querem ver os árabes perto deles. Eles querem aqui e ali. "

O modelo caótico, que ele desenhou para ambos Gaza e na Cisjordânia, tem bolhas de assentamento em todo o território, vinculado para acessar estradas, permitindo que muitos pontos de entrada. "Se você quer invadir, este tem vantagens", disse ele. O espaço oferece todos os tipos de potencial. "É claro", disse ele com firmeza, esta falta de opções "foi sentida durante a Operação Protecção Edge" no verão passado.

E, desde a sua percepção do mundo é que "o estado elementar do homem é luta", ele prefere a realidade de um estado "e a luta interna sobre a identidade do Estado judeu" sobre a realidade de dois Estados em que o IDF tem que viajar várias vezes através de uma fronteira estática, que ele bateu com a minha caneta, entre Netanya e Nablus.

O caso de passadas e futuras retiradas - uma diminuição no sangue israelita civil derramado - não é uma consideração razoável, indicou.

"Esta é a idiotice de pessoas que pensam que a guerra é os números", disse ele. "A guerra é espírito. Não é futebol. Você não contam metas. Não é geral utilidade esperada. Quem ganhou a guerra do Vietnã? Os EUA perderam 50.000 homens e Vietnã 1,5 milhões. Quem ganhou? Não há dúvida. "

Nem é o sionismo sobre a prestação de segurança para o povo judeu. "A segurança é um subproduto", disse ele. "É uma questão secundária. Quando Obama diz que eu estou comprometido com a segurança do Estado de Israel, digo, escute, eu não estou aqui para segurança. Essa não é a história. "

A missão dos judeus na Terra de Israel, segundo ele, é a reunião dos exilados e salvação. E esses dois objetivos são irremediavelmente em desacordo com "os decretos da iluminação".

Depois de tocar em Kant e sua noção de iluminação chocando-se com a doutrina religiosa na esfera pública - uma constante dentro do judaísmo e mais ainda dentro do Islã, disse ele - e apelo generalizado de Heidegger entre as elites iranianas - não por conta de ter sido pró-nazista, mas sim devido à sua filosofia contra-iluminação, que oferece a noção de "progresso, mas não em um pacote com iluminação" - perguntei-lhe se estes pontos de vista pode impulsioná-lo de volta para os braços dos colonos que ele foi obrigado a trair em 2005 .

"O problema com a maioria dos colonos é que eles são Ocidental Ashkenazim dossim que não entendem contexto, porque eles são universalistas", disse ele, usando uma gíria para os ortodoxos. "E em matemática 2 + 2 é 4. Ela não precisa de contexto. Mas a ética são examinados apenas em contexto. E é por isso que eu penso diferente do que [o rabino Joseph] Soleveitchik, que pensou Halacha era matemática. Para mim, é antes de tudo contexto ".

E o contexto da desocupação, segundo ele, é que houve "um buraco" no meio da estrada e as pessoas "no banco de trás" não vê-lo - "o que não significa que você não tem princípios ou que você não são leais a seus princípios, mas que você ", disse ele," deve desviar-se de vez em quando. "

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Após a evacuação de Gaza, um general solitário da fé luta pela salvação de Israel Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117434

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos