Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pratos comestíveis

Ir para baixo

Pratos comestíveis  Empty Pratos comestíveis

Mensagem por QaaQenymin Qua Ago 24, 2016 6:51 am

Pratos comestíveis  Untitled-19

A preocupação com o uso crescente de recipientes descartáveis poluentes tem incentivado uma equipe de pesquisa da Universidade de Naresuan a desenvolver um processo para fazer tigelas de comida biodegradáveis a partir de folhas.

Professores da faculdade de engenharia passaram mais de um ano desenvolvendo o processo, até produzir, finalmente, tigelas utilizáveis e firmes a partir de folhas para substituir os recipientes de isopor.

Por tentativa e erro, a equipe descobriu que folhas da tanga kwao, sak e sai, típicas da região, são as melhores opções para produzir as peças.

Os pratos suportam até água quente, sem vazamento e se degradam naturalmente depois de serem descartadas (de preferência onde haja vegetação, que a sua decomposição não afetará negativamente o solo e os outros organismos naturais).

Sirintip Tantanee, decano da faculdade, disse que a universidade vai coordenar com o município para promover o uso dessas peças nos festivais de comida anuais organizados durante o Sonkran e o Ano Novo.

Samorn Hiranpraditsakul, professor de engenharia industrial, disse que a inspiração para desenvolver estes recipientes ecológicos veio de uma visita a um templo no Norte, onde viu as enormes pilhas de descarte.

Segundo o Ciclo Vivo, o processo não foi detalhado, mas os pratos são feitos apenas com materiais naturais. No lugar do verniz, por exemplo, as cientistas usaram o próprio amido para dar mais resistência e brilho aos utensílios.

Pratos comestíveis  1647365

Pratos comestíveis  C1_917069

  Os pratos de folha da Índia. 

Conforme fomos pesquisando sobre o assunto, descobrimos que essa técnica de transformar folhas em recipientes já é usada há muito tempo na Índia, claro que de forma bastante rústica, mas ainda assim muito inventiva.

São chamados de Patravali, e é muito usado em jantares tradicionais, festivais e celebrações, existe até uma empresa que só fabrica esses pratos biodegradáveis por lá, se chama Indian Leaf Plates.

Pratos comestíveis  Plate-1



Pratos comestíveis  20080204leafbowl



_________________

"O mal de muita gente não é a falta de ideias, mas um excesso de confiança nas poucas que tem"

Pratos comestíveis  Coffee
QaaQenymin
QaaQenymin

Pontos : 2287

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos