Escócia quer novo referendo antes do Brexit

Ir em baixo

Escócia quer novo referendo antes do Brexit Empty Escócia quer novo referendo antes do Brexit

Mensagem por Vitor mango em Dom Out 16, 2016 8:29 am

Internacional 16 de outubro 2016
Escócia quer novo referendo antes do Brexit

Nicola Sturgeon, líder do SNP, lembra que escoceses votaram pela permanência do Reino Unido na União Europeia.

Escócia quer novo referendo antes do Brexit 545883



O raciocínio de Sturgeon é simples e o encadeamento lógico, por ela defendido, ainda é mais: o Reino Unido decidiu pelo Brexit, na Escócia venceu o ‘não’ à saída. A Escócia quer ficar na UE, logo a Escócia quer ser independente. Era um dos danos colaterais possíveis do Brexit e foi confirmado, na quinta-feira, pela líder do Partido Nacional Escocês.

Num encontro com membros do partido, em Glasgow, Sturgeon anunciou que vai apresentar, para a semana, um projeto de lei com vista à preparação para a realização de um novo referendo à independência escocesa. «Estou determinada a que a Escócia tenha a capacidade para reconsiderar a questão da independência e a fazê-lo antes que o Reino Unido abandone a UE», proclamou Sturgeon, citada pelo  Guardian.


A última consulta popular sobre a separação entre aquela região e o Reino Unido foi em 2014 e resultou na vitória do sim à permanência, com 55,3% dos votos. A decisão de manter o território agregado à Inglaterra, à Irlanda do Norte e ao País de Gales parecia ter arrumado o tema da independência para as próximas décadas, mas o resultado do referendo que ditou o Brexit conferiu um «mandato político poderoso» a Sturgeon, como defendeu a própria, uma vez que, na Escócia, o ‘não’ à saída venceu de forma clara: 62% contra 38% dos votos.
Nesse sentido, o objetivo da primeira-ministra escocesa é preparar o terreno para um novo referendo à independência, a realizar antes de março de 2019, a data prevista para a oficialização da saída do Reino Unido da UE, caso o governo não preveja um estatuto especial para a Escócia. Numa entrevista à BBC, na sexta-feira, Sturgeon negou que esteja a «apressar» um novo referendo e defendeu que apenas quer «garantir que a Escócia permanece no Mercado Único».

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Escócia quer novo referendo antes do Brexit Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 113095

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum