Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, faz observações sobre a paz no Oriente Médio

Ir para baixo

O Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, faz observações sobre a paz no Oriente Médio Empty O Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, faz observações sobre a paz no Oriente Médio

Mensagem por Vitor mango Ter Jan 10, 2017 1:48 am

TradutorDesactivar tradução instantânea



O coração da resolução do Conselho de Segurança da ONU condenando os assentamentos israelenses é territorial, pegando onde 242 deixaram fora quase 50 anos atrás. Também servirá provavelmente como a estrutura para a conferência da paz de Paris deste mês.

Por Shemuel Meir
O Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, faz observações sobre a paz no Oriente Médio, Washington, DC, 28 de dezembro de 2016. (State Dept Photo)

O Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, faz observações sobre a paz no Oriente Médio, Washington, DC, 28 de dezembro de 2016. (State Dept Photo)

A resolução 2334 do Conselho de Segurança da ONU apanhou o primeiro-ministro Netanyahu com a guarda. Fora do céu azul claro. Do ponto de vista territorial, que é o coração de 2334, a resolução do Conselho de Segurança representa uma escalada no modo como a comunidade internacional se relaciona com as fronteiras de Israel e seus assentamentos na Cisjordânia.

O primeiro-ministro israelense leu cuidadosamente a resolução. A resposta ardente de Netanyahu - como se os Estados Unidos fosse parte de alguma conspiração e abandono de Israel - é o outro lado da força e da surpresa da resolução.
Histórias relacionadas



Desde a sua primeira linha, a resolução do Conselho de Segurança vincula-se a uma das mais importantes resoluções relativas ao Oriente Médio: a Resolução 242 do Conselho de Segurança de novembro de 1967. A resolução 2334 abre citando e reafirmando o pilar mais importante de 242: a inadmissibilidade da Aquisição de território por guerra - uma rejeição da anexação unilateral. De agora em diante, a interpretação autoritária da comunidade internacional de que as fronteiras legítimas de Israel são as linhas anteriores a 1967 basear-se-á não só na Resolução 242, mas também em 2334. O Conselho de Segurança traçou uma linha na areia, ou melhor, uma fronteira : A fronteira entre o Estado de Israel e o Estado da Palestina.

A fim de evitar qualquer mal-entendido ou uma repetição das tentativas de Israel de minimizar essa interpretação, como fez com 242, o parágrafo 3 da Resolução 2334 especifica que as fronteiras de Israel devem ser entendidas dentro do contexto das linhas de 4 de junho de 1967. O mundo não reconhecerá nenhuma mudança unilateral nas linhas '67. A resolução também deixa claro que os assentamentos não têm validade legal (parágrafo 1), e que eles são um grande obstáculo para a realização da solução de dois Estados (parágrafo 4).

A Resolução 2334 adota ainda a abordagem da União Européia e se baseia na "Doutrina Mogherini" de rotulagem de produtos de assentamento e aplica-se aos campos da diplomacia, economia, finanças e ciência. O parágrafo 5 exorta explicitamente os Estados a distinguir, nas suas relações relevantes, entre o território do Estado de Israel e os territórios ocupados desde 1967.

É verdade que a Resolução 2334 inclui Jerusalém Oriental como parte dos territórios ocupados, mas a comunidade internacional sempre tratou Jerusalém e seus lugares santos separadamente (a partir de sua designação como um corpus separatum no plano de partição de 1947). Com relação a Jerusalém, a comunidade internacional (e os palestinos, aparentemente) aceitou os Parâmetros Clinton: os bairros judeus de Jerusalém Oriental para Israel; Seus bairros árabes para a Palestina.



Há aqueles em Israel que tentaram diminuir a importância da Resolução 2334. Eles suspenderam suas esperanças sobre o Presidente eleito Donald Trump derrubando a resolução da ONU. Não está claro como eles pensam Trump poderia de alguma forma puxar para trás um documento que goza de tal consenso internacional. Pessoas próximas a Netanyahu parecem acreditar que tudo será resolvido quando, na primeira reunião do primeiro-ministro israelense com o próximo presidente Trump, os dois renovem a carta Bush-Sharon de 2004.



A troca de cartas entre o então presidente George W. Bush e o primeiro-ministro Ariel Sharon ganhou status quase metafísico entre os israelenses que acreditam em anexar a Cisjordânia ea ala direita regularmente o faz circular. No que lhes diz respeito, a renovação da carta Bush-Sharon colocaria as relações entre israelenses e americanos no bom caminho - dando a aprovação tácita dos americanos à anexação dos "blocos de assentamentos". Ser interpretados no sentido de incluir a maioria dos assentamentos israelitas na Área C (


O coração da resolução do Conselho de Segurança da ONU condenando os assentamentos israelenses é territorial, pegando onde 242 deixaram fora quase 50 anos atrás. Também servirá provavelmente como a estrutura para a conferência da paz de Paris deste mês.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, faz observações sobre a paz no Oriente Médio Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos