Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

... as tensões em Jerusalém em fúria,...

Ir para baixo

... as tensões em Jerusalém em fúria,... Empty ... as tensões em Jerusalém em fúria,...

Mensagem por Vitor mango Sex Jul 28, 2017 12:39 pm

Durante dias, especialistas em segurança israelenses alertaram que, com as tensões em Jerusalém em fúria, as preces centrais da sexta-feira na Mesquita Al-Aqsa da cidade sagrada poderiam desencadear a violência que poderia levar a um novo levante palestino ou até à guerra.

Quando chegou o dia, uma figura proeminente sobre a extrema direita de Israel, juntamente com o jornal de Israel Hayom, estreitamente controlado e amplamente lido de Sheldon Adelson, derramou combustível fresco no conflito a fogo ferrente.

O documento deu o centro do palco à sua entrevista com uma figura proeminente na extrema direita israelense, que pediu a reconstrução do antigo templo judeu em Jerusalém e a deslocalização do santuário muçulmano do Dome of the Rock revestido de ouro, que junto com Al-Aqsa está localizado no complexo onde se acredita que o Templo já se encontrava.

Uma das questões desencadeantes da crise foi a alegação, avançada por militantes clérigos muçulmanos e outros, de que Israel pretende prejudicar Al-Aqsa e o complexo envolvente.

O ex-legislador, o ex-legislador e o policial da brigada geral da IDF, Aryeh Eldad, também expressaram críticas estridentes sobre a liderança de Benjamin Netanyahu na atual crise.
Mantenha-se atualizado: inscreva-se no nosso boletim
O email*

No processo, o jornal deu uma das indicações mais claras ainda sobre o aparente desagrado do bilionário cassino com Netanyahu, que até recentemente era o destinatário do apoio incondicional e aparentemente ilimitado de Adelson.

"Não teremos outra alternativa senão mudar o status quo no Monte do Templo", disse Eldad, usando o termo judaico para o composto, sagrado para os muçulmanos como o Nobre Santuário. Os detectores de metal devem ser devolvidos às suas entradas, disse ele, acrescentando Que "com o passar do tempo, construiremos uma sinagoga, e depois de haver liberdade de culto judaico no Monte, talvez seja possível construir o Templo".

Perguntado se esse era o objetivo, Eldad respondeu: "Eu acho que o Templo deveria ser construído, sim. Pelas mesmas razões que [o fundador do movimento sionista Theodor] Herzl queria construir o Templo, como um símbolo do retorno de Israel à sua terra , Sua pátria.

"Não derrubaremos o Dome of the Rock, que é uma estrutura incrivelmente bela. Após o concurso [de construção], sem ofertas de back-room ou amigos, vamos movê-lo, porque o lote já está sendo tomado".

Perguntou quem iria construir o Templo, Eldad respondeu: "Os chineses, aparentemente, os judeus não gostam de trabalhar no sol".

Eldad teve palavras especialmente difíceis para o desempenho de Netanyahu durante a crise, que esteve em fúria por quase duas semanas e se transformou em tensão diplomática com a vizinha Jordânia.

"Se uma nação fraca como o Jordão nos diz como se comportar na capital de Israel, isso é um sinal da forte fraqueza do primeiro ministro. Assim foi a rendição às exigências do Waqf [a confiança islâmica que administra o site sagrado] , De modo que está proibido que um judeu até murmure uma oração no sítio mais sagrado do povo judeu ".

Eldad caracterizou-se como uma "rendição vergonhosa da chantagem jordana". O acordo de Netanyahu para remover detectores de metal do site em troca do retorno de um guarda de segurança da embaixada israelense que matou dois jordanianos em um apartamento de Amã sob circunstâncias contestadas.

A crise está em fúria há duas semanas, já que três homens armados atacaram a polícia da fronteira israelense que guardava a Porta do Leão adjacente ao complexo de Al-Aqsa. Os três homens armados, que eram de uma cidade árabe israelense, e dois da Polícia de Fronteira, que eram Druze, foram mortos na troca de fogo. Todos eram cidadãos de Israel. A polícia fechou o complexo e cancelou as preces de sexta-feira pela primeira vez na memória.

Dois dias depois, Israel instalou detectores de metal nas entradas do local, sagrado para os judeus como o Monte do Templo e para os muçulmanos como o Nobre Santuário. Funcionários religiosos muçulmanos falaram no movimento. Os confrontos ocorreram por dias. Então, há uma semana, um palestino da Cisjordânia entrou no assentamento de Halamish e matou brutalmente um israelense de 70 anos e dois de seus filhos adultos.

Seguiu-se mais sangue derramado. Vários palestinos foram mortos em confrontos com tropas israelenses. No domingo à noite, em uma residência da embaixada israelense em Amã, um trabalhador jordano atacou um guarda de segurança israelense com uma chave de fenda. O guarda abriu fogo, matando o trabalhador e outro jordano. Israel inicialmente descreveu o ataque como terrorismo, e o escritório de Netanyahu distribuiu fotos do primeiro-ministro que abraçava a guarda como um herói nacional. Mas vários especialistas chamaram a conta do guarda e o incidente esticou os laços cruciais entre os países.

Ao mesmo tempo, Israel Hayom distanciou-se de Netanyahu. Ele levantou as sobrancelhas na terça-feira com um desenho político que parece equiparar o primeiro-ministro, o presidente palestino, Mahmoud Abbas, e o rei Abdullah da Jordânia, responsáveis ​​pelo impasse sobre a crise.

No dia seguinte, o papel chocou os leitores com uma manchete claramente crítico de Netanyahu. "Demonstração de Netanyahu de desamparo", lê o headlin da frente

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
... as tensões em Jerusalém em fúria,... Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117434

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos