Se dois bebês humanos fossem colocados em uma ilha isolada sem ninguém para conversar, desenvolveriam uma linguagem humana natural?

Ir em baixo

Se dois bebês humanos fossem colocados em uma ilha isolada sem ninguém para conversar, desenvolveriam uma linguagem humana natural? Empty Se dois bebês humanos fossem colocados em uma ilha isolada sem ninguém para conversar, desenvolveriam uma linguagem humana natural?

Mensagem por Vitor mango em Dom Mar 24, 2019 1:58 am

Se dois bebês humanos fossem colocados em uma ilha isolada sem ninguém para conversar, desenvolveriam uma linguagem humana natural?

Se dois bebês humanos fossem colocados em uma ilha isolada sem ninguém para conversar, desenvolveriam uma linguagem humana natural? Main-thumb-595760878-50-liwuiooawvsitynohbnojfxyjrzhikvm
Jean Alessandro, Psicólogo

Atualizado em 2 de fevereiro




Que pergunta legal, temos um caso real e muitos fictícios pra responder.

Se dois bebês humanos fossem colocados em uma ilha isolada sem ninguém para conversar, desenvolveriam uma linguagem humana natural? Main-qimg-0eec2701c3982b057d71d11bcfd820f1

Menina criada com cães na Ucrânia

Primeiro, acho que desenvolveriam alguma linguagem, porém não tão complexa quanto a que estamos usando aqui. Algo bastante rudimentar, como gestos e sons (como no filme A guerra do Fogo).

Apesar de que não nos ensinam muito, em geral, aprendemos muitas tecnologias como a escrita, que mudam completamente o modo como pensamos e nos comunicamos.

Agora, temos estruturas físicas, como a laringe, e cerebrais, como áreas responsáveis pela linguagem, que tendem a se desenvolver. Elas poderiam, em tese, desenvolver-se pra um estilo de comunicação bem rudimentar. Tudo dependeria dos acasos que aconteceriam no percurso.

Há um caso de uma que foi criada junto com cães. Ela recebeu comida e água, mas era deixada lá. Um ato extremo de crueldade, eu sei.

O que aconteceu foi que ela copiou a linguagem e o comportamento dos seus “pares” cachorros. Como ela iria aprender comportamentos humanos? Ela andavam de quatro pés e se mexia como um cão. Há um documentário “Entre nós” que afirma que a empatia, por exemplo, precisa ser vivenciada, se não não se manifesta.

Se dois bebês humanos fossem colocados em uma ilha isolada sem ninguém para conversar, desenvolveriam uma linguagem humana natural? Main-qimg-a45e162aa4e9956991a9e078283bc9e1

Há o caso de Amala e Kamala[1] , duas indianas que supostamente foram achadas na índia, em 1920. Há um livro que desmente a história, dizendo que tudo foi uma armação de um indiano.

Há um filme sobre isso: “O enigma de Kasper Hauser” que conta uma história inspirada nesse arquétipo da pessoa selvagem, porém, o personagem do filme não é criado por lobos nem nada, é deixado sozinho num seleiro.

Em suma, acho que desenvolveriam linguagem, porém algo bem rudimentar, como disse acima, e não linguagem simbólica e fonética como a nossa por que elas não teriam nenhuma fonte de informação pra isso.

Somos resultado de milhares de anos de tecnologia linguística, escrita, entre outras coisas que nos passam culturalmente. Provavelmente as crianças da ilha teriam suas áreas cerebrais da fala direcionadas ao olfato, paladar, audição, ou qualquer outra coisa que fosse estimulada.

Notas de rodapé

[1] Oxana Malaya – Wikipédia, a enciclopédia livre

14,4 mil visualizações · Ver votos positivos · Visualizar compartilhadores · Resposta solicitada por Dexter Roona


Se dois bebês humanos fossem colocados em uma ilha isolada sem ninguém para conversar, desenvolveriam uma linguagem humana natural? Main-thumb-609923251-25-tebjgljdmlfbvnsggfhxpvcbttpzaochSe dois bebês humanos fossem colocados em uma ilha isolada sem ninguém para conversar, desenvolveriam uma linguagem humana natural? -3-images.new_grid.profile_pic_default_small.png-26-679bc670f786484cSe dois bebês humanos fossem colocados em uma ilha isolada sem ninguém para conversar, desenvolveriam uma linguagem humana natural? Main-thumb-358224946-25-dqlqawaqsvqcobeoqwmybvsrwbxdtmslSe dois bebês humanos fossem colocados em uma ilha isolada sem ninguém para conversar, desenvolveriam uma linguagem humana natural? Main-thumb-651088892-25-nloahnhzjjncmqvobiaopvlhcwynqemeSe dois bebês humanos fossem colocados em uma ilha isolada sem ninguém para conversar, desenvolveriam uma linguagem humana natural? Main-thumb-713868651-25-vgttlivzxoclcbvgbvsyxgtrnsymwvuaSe dois bebês humanos fossem colocados em uma ilha isolada sem ninguém para conversar, desenvolveriam uma linguagem humana natural? Main-thumb-625030270-25-yzmyhhkhrdmwwekaasbbqjgncfgwgplnSe dois bebês humanos fossem colocados em uma ilha isolada sem ninguém para conversar, desenvolveriam uma linguagem humana natural? Main-thumb-610132714-25-ooapecykhycwrxmufaslddwuwzvufasvSe dois bebês humanos fossem colocados em uma ilha isolada sem ninguém para conversar, desenvolveriam uma linguagem humana natural? Main-thumb-90023214-25-skviarjpsiclzcmvubecisfcoqmklfzsSe dois bebês humanos fossem colocados em uma ilha isolada sem ninguém para conversar, desenvolveriam uma linguagem humana natural? Main-thumb-611882364-25-kufzpubtjswffubukqcplvdigpbrzewvSe dois bebês humanos fossem colocados em uma ilha isolada sem ninguém para conversar, desenvolveriam uma linguagem humana natural? Main-thumb-404999616-25-qmprdrxosriydooswisyuffvkwnjhfrdSe dois bebês humanos fossem colocados em uma ilha isolada sem ninguém para conversar, desenvolveriam uma linguagem humana natural? Main-thumb-379254663-25-prlvhdndwdcaxvffdqeoctslcuwkyjoq
Ana Kelly, Maria Luiza, Ane Oliveira e outros 133 deram votos positivos

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Se dois bebês humanos fossem colocados em uma ilha isolada sem ninguém para conversar, desenvolveriam uma linguagem humana natural? Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 113041

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum