Ataque israelita a Gaza faz 210 mortos (ACTUALIZAÇÃO)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ataque israelita a Gaza faz 210 mortos (ACTUALIZAÇÃO)

Mensagem por Viracopos em Sab Dez 27, 2008 11:45 am

Ataque israelita a Gaza faz 210 mortos (ACTUALIZAÇÃO)
Pelo menos 210 pessoas morreram durante o bombardeamento israelita de Gaza realizado este sábado. A acção militar, que visou responder à última vaga de disparo de rockets contra Israel, mereceu a condenação internacional e provocou confrontos na Cisjordânia (na foto)


Helicópteros, caças e aeronaves não pilotadas israelitas bombardearam vários edifícios estratégicos das forças de segurança do Hamas no centro da Cidade de Gaza, cerca das 9h de Lisboa.

O balanço de vítimas mortais sobe a cada minuto. Os últimos dados de fontes do Hamas dão conta de 210 mortos e mais de trezentos feridos. Os relatos são confirmados por médicos locais.

O maior número de vítimas deu-se quando um míssil atingiu um centro de treino das forças de segurança do Hamas, onde dezenas de jovens recrutas celebravam o fim de um curso. O chefe das polícias de Gaza, Tawfik Jaber, morreu no ataque.

O exército israelita promete «intensificar» a operação, com a possibilidade do envolvimento de tropas terrestres. Ehud Barak, ex-primeiro-ministro e actual ministro da Defesa, fala de uma operação que «não será fácil nem será rápida», e que a mesma «vai demorar o tempo que for necessário».

«Há tempo para a calma, e há tempo para a luta, e agora é tempo de luta», afirmou à Reuters.

«Estamos a fazer o que é necessário para proteger os nossos cidadãos», declarou Tzipi Livni, chefe da diplomacia israelita e candidata a suceder ao primeiro-ministro demissionário Ehud Olmert.

Os ataques deste sábado são os mais violentos da história recente do conflito e surpreenderam o Hamas, que não esperava qualquer acção militar antes de domingo.

Pelo menos 30 mísseis foram disparados contra a Cidade de Gaza e também contra Khan Younis, no sul do território. Há relatos de pânico generalizado, uma vez que os ataques ocorreram à hora que milhares de crianças saíam das escolas.

Em Gaza, os sistemas de áudio das mesquitas, habitualmente utilizados para chamar os crentes à oração, estão agora a difundir apelos para uma vigança contra Israel. O Hamas já declarou que irá retomar em breve os ataques com bombistas suicidas em território israelita.

Do outro lado da fronteira, as autoridades israelitas apelam aos habitantes das localidades mais próximas para permanecerem em casa ou em abrigos anti-míssil. E há já uma vítima mortal nas acções de represália. Um israelita morreu atingido por um rocket em Netivot.

Segundo as agências internacionais, há notícia de confrontos também na Cisjordânia, na zona de Hebron.

A Autoridade Palestiniana já condenou o ataque israelita, bem como a presidência francesa da União Europeia. Também o primeiro-ministro britânico Gordon Brown expressou «profunda preocupação» pelos últimos desenvolvimentos do conflito e apelou ao fim da violência.

A Liga Árabe anunciou uma reunião de urgência para discutir a reacção aos acontecimentos deste sábado. Na Jordânia, Egipto, Síria e Líbano, milhares de pessoas protestaram contra o ataque israelita.

O cessar-fogo entre o Hamas e Israel terminou sexta-feira, com a continuação dos disparos de rockets contra o território judaico. Os islamitas acusam Telavive de ter minado o acordo ao submeter Gaza a um apertado cerco militar e económico que está a castigar fortemente a população da cidade palestiniana.

SOL com agências
avatar
Viracopos

Pontos : 552

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ataque israelita a Gaza faz 210 mortos (ACTUALIZAÇÃO)

Mensagem por RONALDO ALMEIDA em Sab Dez 27, 2008 11:46 am

TUDO DEJA-VUE!!!
avatar
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ataque israelita a Gaza faz 210 mortos (ACTUALIZAÇÃO)

Mensagem por Vitor mango em Qua Jul 25, 2012 6:39 am

amen

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
avatar
Vitor mango

Pontos : 108406

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ataque israelita a Gaza faz 210 mortos (ACTUALIZAÇÃO)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum