Erdogan abandona Davos depois de discussão com Peres 29.01.2009 - 20h41 PÚBLICO A discussão azedou a propósito de Gaza e o primeiro-ministro turco, Recep

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Erdogan abandona Davos depois de discussão com Peres 29.01.2009 - 20h41 PÚBLICO A discussão azedou a propósito de Gaza e o primeiro-ministro turco, Recep

Mensagem por Admin em Sex Jan 30, 2009 1:59 am

Erdogan abandona Davos depois de discussão com Peres
29.01.2009 - 20h41 PÚBLICO
A discussão azedou a propósito de Gaza e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, acabou mesmo por deixar o palco da cimeira de Davos em protesto – não sem antes dizer ao seu interlocutor israelita, o Presidente Shimon Peres: “vocês estão a matar pessoas”.

Erdogan acusou hoje o moderador de lhe cortar a palavra quando ele queria responder a Peres, que fazia uma defesa enérgica das acções israelitas na ofensiva de três semanas que levou a cabo na Faixa de Gaza. “O que faria se lançassem rockets sobre Istambul”, perguntou Peres a Erdogan.

Ainda antes de abandonar o estrado, o primeiro-ministro turco disse não ter gostado de ter a palavra cortada pelo moderador, acrescentando que não sabe se voltará a Davos.

À saída, em declarações aos jornalistas, Erdogan disse ainda que não gostou do tom usado pelo Presidente israelita, que não hesitou em apontar-lhe o dedo: "Peres não estava a falar com um chefe tribunal, tem de perceber que está a falar com o primeiro-ministro da República da Turquia".

A agência turca Anatolia noticiou, entretanto, que Shimon Peres telefonou pouco depois a Erdogan. A conversa terá durado cinco minutos e, segundo um assessor do primeiro-ministro turco, o Presidente israelita pedindo-lhe desculpas – uma informação não confirmada pela imprensa israelita.

A Turquia é um dos poucos países muçulmanos que tem relações com Israel. Mas tem protestado fortemente contra a ofensiva em Gaza que durou três semanas e terminou há dez dias e que deixou pelo menos 1300 palestinianos mortos, muitos deles civis, assim como 14 israelitas, na maioria soldados.

Uma das primeiras “baixas” da ofensiva foi o processo de negociação indirecta entre Israel e a Síria, que era moderado justamente pela Turquia.

Durante as três semanas do conflito, Ancara desdobrou-se em iniciativas diplomáticas para conseguir um cessar-fogo.

(Notícia actualizada às 21h33)

comentários
1 a 5 de um total de 76 Escrever comentário Escrever comentário Diminuir Tipo de Letra Aumentar Tipo de Letra
Loading
Comentário 30.01.2009 - 08h30 - Rui Lima , Lisboa
A Turquia devia estar silencio , Israel deixou Gaza os turcos não reconhecem nenhum direito aos Curdos
Comentário 30.01.2009 - 07h57 - p, madrid
israelitas ou palestinianos inocentes? duvido. se vos atacassem a familia constantemente com uma faca, sendo q alguns desses ataques resultavam na morte d um familiar vosso, e qnd s queixavam à policia, esta simplesmente organiza uma reunião convosco e os assassinos, q fariam vocês s tivessem uma arma de fogo em casa à 1ª oportunidade? responder a força com força maior não é crime é simplesmente guerra. or rockets q caem em israel é para matar qq um militar ou civil, os ataques a gaza levam o mesmo selo... ninguem é inocente é só culpados. e não são só os EUA leiam o seguinte: (...) simples e ilucidativo...
Comentário 30.01.2009 - 04h49 - Leandro Coutinho, Porto
O exercito turco anda aflito com o governo Erdogan.. é que costumava entreter-se a matar curdos dentro das fronteiras.. agora, o governo do Erdogan só deixa que o faça nas recorrentes invasões ao território do vizinho Iraque..
Comentário 30.01.2009 - 02h35 - Anónimo, sintra
Quem te manda Erdogan ir para o meio das aves de rapina (do rapinanço global) e dos abutres (que se alimentam-se de cadáveres)? Para a próxima não ponhas lá os pés.
Comentário 30.01.2009 - 01h54 - Anónimo, portugal e allgarves
avatar
Admin
Admin

Pontos : 5697

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Erdogan abandona Davos depois de discussão com Peres 29.01.2009 - 20h41 PÚBLICO A discussão azedou a propósito de Gaza e o primeiro-ministro turco, Recep

Mensagem por Vitor mango em Dom Ago 26, 2012 1:08 am

amen

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
avatar
Vitor mango

Pontos : 108848

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum