Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A morte de "Nino" Vieira...

2 participantes

Ir para baixo

A morte de "Nino" Vieira... Empty A morte de "Nino" Vieira...

Mensagem por Kllüx Qui Mar 05, 2009 7:53 am

Guiné-Bissau: Carregadores, documentos de Estado e uma catana mantêm-se na casa de "Nino" Vieira

A morte de "Nino" Vieira... 3330190255_507c575f8e_o

A casa onde foi morto o Presidente guineense foi devolvida à família após a comissão de inquérito ao assassínio ter recolhido provas, mas o acesso indiscriminado à residência de "Nino" Vieira ainda pode prejudicar as investigações, disse à Lusa fonte judicial.

Na rua de Angola, onde morava "Nino" Vieira, já não se observa presença militar nem policial três dias após o Presidente guineense ter sido torturado e morto na sua casa, horas depois de um atentado à bomba que vitimou o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Tagmé Na Waié.

Segundo fonte judicial, vários elementos de prova não especificados foram já recolhidos no local do crime, onde se mantêm numerosos documentos pertencentes a "Nino" Vieira, além de cápsulas de balas, um carregador de munições e uma catana.

A destruição na casa do Presidente “Nino” Vieira, à qual a agência Lusa teve hoje acesso, revela a violência do ataque perpetrado por um grupo de militares segunda-feira, que culminou com a morte do chefe de Estado guineense.

A visita à residência, acompanhada por um sobrinho da primeira-dama Isabel Vieira, começou exactamente no local onde o Presidente foi morto, assinalado por uma poça de sangue, ainda não totalmente seca.

No chão, pode ser vista uma catana. Uma testemunha dos acontecimentos da madrugada de segunda-feira disse à Lusa que "Nino" Vieira sofreu golpes de catana antes de ser baleado e uma outra fonte que viu o cadáver do Presidente descreveu golpes de arma branca no corpo do estadista.

Junto da poça de sangue é também possível ver mais de 15 cápsulas de bala e um carregador de AK-47.

Segundo o sobrinho, foi naquele local, uma sala entre a cozinha e uma porta de acesso às traseiras da habitação, que o Presidente foi executado.

Nessa sala, foram também mostrados à Lusa papéis com a ordem de agenda de “Nino” Vieira para o início da manhã de segunda-feira, onde estava prevista uma reunião com as chefias militares às 09:00 locais (mesma hora em Lisboa) e uma outra com o conselho de ministros para as 10:30.

Uma outra folha A4 de papel branco referia no cabeçalho “mensagem à Nação”, onde se lia “ontem dia (…) pelas 19:15...”

A mensagem pretendia anunciar aos guineenses a morte domingo ao final da tarde do chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas do país, general Tagmé Na Waié.

A visita continuou com passagem pela principal sala da casa, onde ainda são visíveis alguns danos do ataque que "Nino" Vieira sofrera a 23 de Novembro passado, incluindo a fechadura da principal porta de entrada que nunca foi mudada.

Já no quarto do Presidente, o cenário é de “caos”.

O guarda-fatos com as portas abertas mostra que as roupas de "Nino" metralhadas.

As gavetas das mesas-de-cabeceira abertas e despachadas. Uma tem a cédula pessoal e os cartões de visita do Presidente da República guineense.

Em cima da cama, uma das malas de trabalho de “Nino” Vieira contém decretos presidenciais a reconhecer a independência de AbeKhazia e da Ossétia do Sul, datados de Dezembro de 2008.

Na segunda-feira, foi criada após uma reunião de urgência do Conselho de Ministros da Guiné Bissau uma comissão de inquérito para investigar os assassínios de "Nino" Vieira e de Tagmé Na Waié.

Integram esta comissão o Ministério Público, elementos da Polícia Judiciária e da promotoria Pública do Tribunal Superior Militar, "de modo a identificar os autores destes actos e relegá-los posteriormente à Justiça", nos termos de um comunicado do Governo.

Por toda a habitação de "Nino" Vieira, exterior e interior, são ainda visíveis buracos de balas nas paredes e vidros partidos.
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

A morte de "Nino" Vieira... Empty Re: A morte de "Nino" Vieira...

Mensagem por Admin Qui Mar 05, 2009 8:01 am

ha uma lenda que diz

Quem com ferros mata com ferros morre
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos