Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um outro olhar sobre o mundo islâmico NUNO GALOPIM, em Londres Exposição.

Ir para baixo

Um outro olhar sobre o mundo islâmico   NUNO GALOPIM, em Londres Exposição. Empty Um outro olhar sobre o mundo islâmico NUNO GALOPIM, em Londres Exposição.

Mensagem por Viracopos Dom Mar 15, 2009 2:55 pm

Um outro olhar sobre o mundo islâmico


NUNO GALOPIM, em Londres
Exposição. A Galeria Saatchi, em Londres, tem patente ao público (até 9 de Maio) 'Unvelied: New Art From The Middle East', uma mostra abrangente que faz um retrato expressivo de grandes tendências da arte contemporânea em artistas oriundos de países do Médio Oriente
O Médio Oriente é um destino com algum protagonismo no presente mapa de exposições na cidade de Londres. No British Museum, em tempo de celebração dos seus 250 anos, fecha este domingo Babylon - Myth & Reality, permanecendo ainda até 14 de Junho Shah' Abbas - The Remaking Of Iran. Em fim de festa (com portas abertas até dia 22), a Royal Academy Of Arts propõe a exposição Byzantium 330-1453. Com porto de partida semelhante, mas com matéria-prima dos nossos dias, a Saatchi Gallery (em Sloane Square) propõe uma mostra de obras de artistas contemporâneos com berço em países do Médio Oriente. Unveiled: New Art From Middle East é, de resto, uma das mais surpreendentes exposições de arte contemporânea que 2009 nos vai mostrar.

Ao todo são 21 artistas, com obras ocupando os vários andares da galeria, revelando uma selecção de obras de várias proveniências e técnicas. Entre quase todas passam marcas que traduzem uma vivência política e social, em alguns casos evidenciando ainda memórias ou ecos de dias de guerra.

Entre as histórias de vida dos artistas que aqui descobrimos encontramos relatos de guerra, de medo, de fuga. Opositor do regime de Saddam Hussein, o iraquiano Halim al-Karim viveu escondido no deserto por alturas da primeira Guerra do Golfo. As suas obras evocam esses tempos, reflectindo sobre o acto de "esconder". Também iraquiano, Ahmed Alsoudani fugiu para a Síria na mesma época, mostrando na sua pintura marcas evidentes de quem conheceu a guerra por perto. Substancialmente diferente destas memórias de fuga é a arte da iraniana Shadi Ghadirian (que nasceu e ainda hoje vive em Teerão), que se considera uma mulher moderna, e espelha nos seus trabalhos uma vivência integrada numa sociedade islâmica.

A exposição quebra alguns dos eventuais preconceitos que o mundo ocidental possa ter com o mundo islâmico. No texto que podemos ler no catálogo da exposição, Lisa Farjam explica como muita da percepção ocidental do Médio Oriente vive de clichés que descreve como "demasiado previsíveis". Ideias que ensombram uma visão que esquece "uma história de acção cultural com séculos de história" porque, como sublinha, "a actividade contemporânea na criação artística, excitante como o é, não existe num vácuo". Esta exposição traduz a realidade de uma actividade artística que muitos desconhecem. Entre os países do Médio Oriente e a diáspora, ecos do passado dialogam com o presente. E desafiam toda uma multidão de preconceitos.
Viracopos
Viracopos

Pontos : 580

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos