Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sacerdote do Oriente Médio explica Islã (I) Entrevista com o Pe. Samir Khalil Samir BEIRUTE, terça-feira, 24 de março de 2009 (ZENIT.org).- A confusão sobre o Islã – entre cristãos e muçulmanos – pode ter aumentado após 11 de setembro de 2001, .

Ir para baixo

Sacerdote do Oriente Médio explica Islã (I)  Entrevista com o Pe. Samir Khalil Samir  BEIRUTE, terça-feira, 24 de março de 2009 (ZENIT.org).- A confusão sobre o Islã – entre cristãos e muçulmanos – pode ter aumentado após 11 de setembro de 2001, . Empty Sacerdote do Oriente Médio explica Islã (I) Entrevista com o Pe. Samir Khalil Samir BEIRUTE, terça-feira, 24 de março de 2009 (ZENIT.org).- A confusão sobre o Islã – entre cristãos e muçulmanos – pode ter aumentado após 11 de setembro de 2001, .

Mensagem por Admin Qua Mar 25, 2009 2:25 am

Sacerdote do Oriente Médio explica Islã (I)

Entrevista com o Pe. Samir Khalil Samir

BEIRUTE, terça-feira, 24 de março de 2009 (ZENIT.org).- A confusão sobre o Islã – entre cristãos e muçulmanos – pode ter aumentado após 11 de setembro de 2001, o que faz que existam muitas perguntas.

É por isso que o sacerdote jesuíta Samir Khalil sentiu que devia oferecer algumas respostas, como especialista no Islã, semiologista, especialista no Oriente e teólogo no Egito, que viveu no Oriente Médio durante mais de 20 anos.

Este sacerdote jesuíta leciona teologia católica e estudos islâmicos na Universidade de São José, em Beirute, é fundador do instituto de pesquisa CEDRAC e autor do recente livro «111 Questions on Islam» (Ignatius).

Nesta entrevista com Zenit, o Pe. Samir fala sobre sua experiência e seus esforços para construir um mútuo entendimento entre os seguidores das duas religiões de Abraão.

A segunda parte desta entrevista será publicada nesta terça-feira.

– Por que o senhor decidiu escrever este livro?

– Padre Samir: Duas razões. Foi um ano antes de 2001 quando comecei a discutir este tema com jornalistas, tendo entrevistas com eles. Notei uma grande ignorância sobre o Islã no Ocidente – cristãos, não cristãos e não crentes.

De forma geral, um conhecimento muito pobre sobre o Islã. Pensei que tinha de esclarecer. Sua ignorância impulsionou alguns deles a ser agressivos e negativos para com os muçulmanos. Alguns deles foram muito ingênuos, acreditando em tudo que ouviam. Alguns inclusive utilizam o Islã para mostrar-se agressivos contra o cristianismo. Tudo isso é consequência da ignorância.

A segunda razão foi ajudar os muçulmanos a refletirem sobre sua própria religião e fé. Em uma experiência anterior com jovens muçulmanos em um subúrbio de Paris, notei que não sabiam quase nada sobre sua própria religião.

Falei com diversos muçulmanos que encontrei na Europa – na Alemanha, durante o verão, na França (onde lecionei), ou na Itália (onde morei) – e sempre era o mesmo. A maioria dos cristãos tampouco conhece sua religião.

Quis dar uma boa informação sobre o Islã para ajudar as pessoas a não ter falsa informação e preconceitos contra ele.

– Por que os entrevistados escolheram 111 perguntas das milhares que podiam ter perguntado?

– Padre Samir: Os jornalistas com os quais trabalhei tinham muitas perguntas, eles mesmos, e perguntas sobre o que as pessoas perguntariam a eles: sobre a violência, se os muçulmanos aceitariam a civilização ocidental, sobre os problemas dos muçulmanos com a igualdade entre homens e mulheres.

Por isso, as perguntas estão mais dirigidas à sociedade ocidental para que possa compreender melhor o Islã.

– O senhor acredita que a maioria dos muçulmanos estaria satisfeita pela objetividade de suas respostas às 111 perguntas? Por quê?

– Padre Samir: Eu me esforcei para ser objetivo, tentei, mas nunca se pode chegar a uma objetividade perfeita.

É verdade, nem todo mundo se alegrará. Alguns pensam que o Islã é uma religião violenta, ou uma religião contra as mulheres; não se alegrarão porque lhes direi que não tenho tão claro o aspecto da violência e a desigualdade de homens e mulheres.

As pessoas que crêem que o Islã é uma religião de paz e igualdade entre homens e mulheres, e que Maomé elevou o status das mulheres, tampouco se alegrarão.

Cada um tem sua postura. Alguns estarão satisfeitos, estando contra ou a favor do Islã.

Mas quem quer conhecer algo sério sobre o Islã será capaz de formar sua própria opinião, porque em meu livro se apresentam os fatos.

– A introdução do livro mostra que é uma tentativa de fundamentar o mútuo entendimento entre cristãos e muçulmanos. Mas muitas de suas respostas mostram o Islã e suas origens sob uma luz muito negativa. Como o senhor acha que mudará a opinião do cristão mediano após ler seu livro?

– Padre Samir: Não creio que seja muito negativa, ou negativa totalmente, minha intenção é uma melhor compreensão. Não sensação, mas compreensão – algo para o que primeiro se usa a cabeça, depois o coração.

Primeiro é preciso se dar informação séria para promover o diálogo e a compreensão mútua. Se a pessoa não disser toda a verdade, a verdade aparecerá de qualquer maneira e a situação piorará.

Tentei construir uma compreensão mútua, não baseada em compromissos e informação falsa. O diálogo começa com informação séria, acadêmica e honesta sobre o cristianismo e o Islã.

As respostas tentam dar informação útil; algumas respostas são negativas porque esse ponto é negativo.

Não sei o que pensa o cristão mediano. Hoje em dia, antes de ler qualquer livro, suponho que a maioria terá uma opinião negativa do Islã.

Nós, os árabes e muçulmanos, estamos em uma crise. Quando nós, os árabes – muçulmanos e cristãos –, falamos uns com os outros, reconhecemos que estamos em má situação. Tivemos uma época gloriosa em outros séculos, mas agora estamos entre os últimos.

Espero que o livro ajude as pessoas a compreender coisas que lhes concernem, como o terrorismo; há algumas explicações, mas não há justificativas. Não posso justificar o terrorismo, mas posso explicar porque outros chegaram a ataques terroristas; também posso mostrar que há algum apoio no Alcorão e na tradição – sunnah.

A maioria dos muçulmanos escolhe a paz e a não-violência; os 10% que escolhem a violência são mais fortes que os 90% que não o fazem. Algumas vezes, a parte má da humanidade, ainda que menor, é mais forte.

– É possível no mundo muçulmano um exame crítico da história do Islã e de seus textos sagrados, ou seja, submeter a fé à razão?

– Padre Samir: Geralmente, na tradição muçulmana, a fé está acima de tudo; está acima da razão.

Se você diz a um muçulmano que o Alcorão diz algo, mas que a Declaração Universal dos Direitos Humanos diz o contrário, o muçulmano lhe dirá: «Devemos seguir as palavras e a lei de Deus, e não as leis de direitos humanos».

Na tradição cristã, encontramos mais pessoas interpretando a Bíblia que muçulmanos interpretando o Alcorão. houve um movimento interpretativo no mundo islâmico nos séculos IX, X, e XI, mas depois voltaram atrás.

Quanto à relação entre razão e fé, os muçulmanos estão hoje em um momento negativo de sua história. É verdade que é possível unir as duas, mas terão de trabalhar muito. Há muitas razões para esta regressão, mas, fundamentalmente, há ignorância por parte do clero muçulmano.

(Por Annamarie Adkins)
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos