Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cristãos que morrem por causa da fé

Ir para baixo

Cristãos que morrem por causa da fé Empty Cristãos que morrem por causa da fé

Mensagem por Admin Sex Abr 10, 2009 2:42 am

Cristãos que morrem por causa da fé
Sexta-feira Santa está presente na vida de milhares de fiéis, mais do que uma vez por ano

É em cenários bem diferentes do nosso que milhões de cristãos celebram a Sexta-feira Santa, que acaba por ser uma imagem da sua própria vida, ao longo de todo o ano.

Rezar em público, ter uma Bíblia ou celebrar a Missa são, ainda hoje, gestos considerados “criminosos” que podem trazer graves consequências em quase 60 países de todo o mundo, levando mesmo à morte.

A agência Fides revela que desde 1980 morreram 912 missionários, com destaque para as vítimas provocadas pelo genocídio do Ruanda, em 1994. Desde 2001 houve já 193 mortes registadas pela agência do Vaticano para o mundo missionário.

Por outro lado, segundo a Fundação católica Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), a perseguição religiosa está a aumentar em todo o mundo. Entre as principais preocupações apresentadas, está a da Índia, que piorou nos últimos anos, apesar de a Constituição reconhecer a liberdade religiosa.

No final de Março, Gunjan Digal, jovem cristão de 23 anos, foi morto no estado indiano de Orissa, ao ser atropelado por um tractor. Desde Agosto do ano passado, centenas de cristãos morreram e milhares viram-se obrigados a fugir das suas casas, por causa da perseguição dos fundamentalistas hindus.

Outra situação dramática tem lugar no Iraque, onde cinco cristãos foram assassinados nas últimas duas semanas. O Arcebispo caldeu de Kirkuk, D. Louis Sako, alertou para o risco de desaparecimento dos cristãos no Iraque: nos últimos cinco anos morreram 750 cristãos e outros 200 mil fugiram do país.

A Igreja em todo o mundo segue com preocupação a situação no Médio Oriente, marcada por graves problemas. O Bispo auxiliar de Bagdad, D. Shlemon Warduni, denunciou o que classificou como um plano de eliminação dos cristãos no Médio Oriente, pedindo a ajuda dos católicos de todo o mundo.

“A situação actual faz crer na existência de um amplo projecto para esvaziar de cristãos o Médio Oriente”, atirou.

Recentemente, foi raptado na China o Bispo Jia Zhiguo, um símbolo da resistência da chamada Igreja clandestina, fiel ao Vaticano e não reconhecida pelo regime de Pequim. D. Jia, de 74 anos, é um símbolo dos cristãos perseguidos na China e já passou mais de 20 anos na prisão. A «obediência espiritual» de um cidadão chinês a um Estado estrangeiro (a Santa Sé) é considerada como uma traição à pátria e castigada com penas muito severas.

Também em África os cristãos sofrem: quatro anos depois dos acordos de paz, numerosos refugiados sudaneses continuam a não poder voltar para os seus lares, por força da acção de um governo que promove o crescimento do Islão e a promoção de uma única identidade religiosa e cultural para todo o Sudão.
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos