Cicciolina e virgens discutem "O desejo" por LusaHoje

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cicciolina e virgens discutem "O desejo" por LusaHoje

Mensagem por Viracopos em Seg Abr 27, 2009 6:53 am

Cicciolina e virgens discutem "O desejo"

por LusaHoje

Os desejos utópicos, inconfessáveis, bons, maus, amorosos, físicos, estéticos, financeiros, religiosos, do pecado, da eternidade e tantos outros, estão em discussão no IV Congresso internacional do Espaço T, a decorrer hoje e terça-feira no Porto.

O presidente da Associação para o Apoio à Integração Social e Comunitária - Espaço T, Jorge Oliveira, em declarações à agência Lusa, revelou que o objectivo do encontro é partilhar experiências, resultantes das actividades profissionais dos oradores e das suas vivência pessoais.

Vai ser assim possível "ouvir" os desejos de Cicciolina, ex-actriz pornográfica e activista política filiada no Partido Radical de Itália, de Ana Lee, acompanhante de luxo, de um recluso da cadeia de Santa Cruz do Bispo, de Gonçalo Amaral, ex-inspector da PJ, ou da presidente do Clube das Virgens, Margarida Menezes.

Na abertura do congresso, o psicanalista Carlos Amaral Dias abordou o desejo numa perspectiva científica, numa conferência intitulada "Desejo que sentimento é este?", a que se seguiu uma mesa-redonda sobre "o Desejo do não desejo".

"No ano em que o Espaço t comemora 15 anos de existência, 15 anos de desejos transformados em realidade, que um dia foram utopias, decidimos consagrar este congresso ao tema do desejo, por se tratar de um tema tão abrangente quanto a própria existência humana", sublinhou Jorge Oliveira, na abertura do encontro.

Para o responsável do Espaço T, "uma coisa é certa, como seres humanos imperfeitos em busca da felicidade, que também ela é sensação, o desejo qualquer que ele seja está por detrás desta, independentemente dos valores morais e sociais subjacentes ao conceito de felicidade e desejo de cada um".

"No fundo, desejo é viver e viver é desejar. Daí o convite a um leque de oradores muito heterogéneos, pois o desejo percorre todos os planos da vida", acrescentou.

A vereadora da Acção Social da Câmara do Porto, que presidiu à sessão de abertura do encontro, realçou a importância do desejo no desenvolvimento do ser humano.

"São assuntos pouco comuns, mas são os que precisam de uma reflexão maior porque dizem mais sobre a condição humana", afirmou Matilde Alves.

"Desejos secretos", "A imortalidade e o desejo", "Quando o desejo se transforma...", "A química do desejo e os desejos físicos" e "7 Pecados do desejo" são alguns dos temas a dominar a atenção dos participantes neste congresso que decorre no Seminário de Vilar, no Porto.

Esta iniciativa surge integrada num ciclo de congressos bianuais, que tem como objectivo discutir temáticas pouco debatidas neste género de iniciativas.

Os cinco anteriores congressos do Espaço T versaram sobre "A Arte pode ser Terapêutica?", " O Onírico, a Arte e a Terapia", "O Silêncio, O Ruído e Tudo o Resto", "Sexo, Arte e Terapia" e "Morte, Cultura e Arte".
avatar
Viracopos

Pontos : 552

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cicciolina e virgens discutem "O desejo" por LusaHoje

Mensagem por Vitor mango em Dom Set 09, 2012 2:16 am

amen

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
avatar
Vitor mango

Pontos : 108398

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum