Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Primeiro campo de férias para gordos

Ir para baixo

Primeiro campo de férias para gordos Empty Primeiro campo de férias para gordos

Mensagem por Admin Sex Jul 11, 2008 9:18 am

Primeiro campo de férias para gordos
O primeiro campo de férias para jovens obesos está a ter lugar em São Martinho do Porto. É uma iniciativa da pediatria do Hospital de Santa Maria.
10:12 | Sexta-feira, 11 de Jul de 2008

Aumentar Texto Diminuir Texto Enviar por email Link para esta página Imprimir
Link permanente: x

As crianças tendem a engordar entre o fim das aulas e as férias em família, tradicionalmente em Agosto, segundo os responsáveis pela consulta de obesidade pediátrica do Hospital de Santa Maria (Lisboa), que criou o primeiro campo de férias português para obesos.

Para evitar que crianças obesas agravem o seu problema nesta altura, quando ficam em casa a jogar computador, a ver televisão e a comer, a equipa multidisciplinar coordenada por Helena Fonseca concretizou este ano o "sonho" antigo e inédito em Portugal de organizar uma colónia de férias para jovens obesos.

A decorrer desde o passado domingo e até dia 19 de Julho, próximo de São Martinho do Porto, a colónia junta 30 jovens dos 10 aos 16 anos.

Helena Fonseca referiu ainda que a colónia pretende usar as estratégias de controlo de peso de maneira mais intensiva, o que passa por uma alimentação mais saudável e equilibrada e uma vida mais activa, num "ambiente mais lúdico e com outra disponibilidade de tempo".

O terceiro objectivo será avaliar os benefícios que este grupo possa conseguir em comparação com os outros utentes da consulta.

"Queremos perceber se a mudança que vamos introduzir se manterá ao longo do próximo ano e comparar os 30 jovens com aqueles que não tiveram oportunidade de frequentar este ano a colónia. Estou convencida que haverá uma evolução efectiva mais favorável", antevê a especialista.

O desejo da equipa é repetir este teste-piloto, que no seu arranque integra um grupo "muito heterogéneo" escolhido com base nas fichas clínicas.

Segundo Helena Fonseca, o grupo inclui jovens que "têm tido dificuldade em cumprir a prescrição" e com famílias que "ajudam pouco e que por isso se pretende que ganhem alguma autonomia para que tomem decisões por si".

A coordenadora garante que os jovens estão "muito contentes" e até já recolheu o testemunho de um deles que falava numa democracia de problemas: "aqui todos nos sentimos iguais porque partilhamos o mesmo problema". "Não há a descriminação como existe na escola", acrescentou Helena Fonseca.

A concretização do "sonho" da equipa multidisciplinar do Departamento da Criança e da Família do Hospital Santa Maria aconteceu graças à parceria com o Instituto Português da Juventude e a Plataforma contra a Obesidade, da Direcção-geral da Saúde
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos