Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Festival dos cogumelos de 13 a 15 de Novembro no Alcaide

Ir para baixo

Festival dos cogumelos de 13 a 15 de Novembro no Alcaide Empty Festival dos cogumelos de 13 a 15 de Novembro no Alcaide

Mensagem por Vitor mango Qui Out 29, 2009 11:54 am

Festival dos cogumelos de 13 a 15 de Novembro no Alcaide

A iniciativa da Liga de Amigos do Alcaide, Junta de Freguesia e Empresa Municipal de Turismo do Fundão, vai ter lugar no segundo fim – de -semana de Novembro e poderá levar ao Alcaide cerca de 20 mil visitantes. O número foi avançado pela organização na apresentação do evento.

De 13 a 15 de Novembro, os cogumelos produzidos na região serão o principal atractivo de um festival que “passará a ser um complemento, à oferta gastronómica e turística” do Concelho do Fundão, explicou o vice presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes.

De acordo com o autarca, a oferta turística do Concelho passará a estar mais relacionada com o calendário. Assim no Outono, o Concelho do Fundão, passará a ter dois eventos: O festival do Cogumelo no Alcaide e a festa da Maunça no Açor. No Inverno, a principal atracção turística, passará a estar associada aos madeiros e tradições do Natal e na Primavera, além da Quadragésima - ciclo de tradições da Quaresma, passarão a realizar-se eventos em que a cerejeira em flor estará em destaque. No Verão, a CMF deverá continuar a apostar nos festivais da cereja em Alcongosta e no da Transumância em Alpedrinha.

Quanto ao Festival do Cogumelo, dará visibilidade ao "património recuperado do Alcaide" e ao valor gastronómico dos cogumelos. Assim o restaurante Cunha Leal, criado após a intervenção na zona histórica do Alcaide, será o centro das refeições gourmet que a Escola de Hotelaria do Fundão, servirá no decurso do festival. Além das refeições com maior requinte, o festival do Alcaide deverá contar com várias tasquinhas de petiscos e artesanato. A cerca de duas semanas do evento está garantido “ que pelo menos 50 espaços, estarão de portas abertas”, referiu na conferência de imprensa, Nuno Alves da Liga dos Amigos do Alcaide. Do programa do festival consta a realização no dia 15 de Novembro, de um mega almoço “ para cerca de mil pessoas” em que serão “confeccionados mais de 80 quilos de arroz e cerca de 100 quilos de cogumelos”, numa refeição em que a Casa do Cogumelo na Malhada Velha será o maior fornecedor. Também no âmbito deste festival, o Alcaide receberá no dia 14 de Novembro à tarde, a presença do conhecido cozinheiro Chakall, que confeccionará variados pratos em que o cogumelo será elemento em destaque.


Por: Dulce Gabriel
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117438

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos