Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sexo precoce aumenta risco de cancro do colo do útero

Ir para baixo

Sexo precoce aumenta risco de cancro do colo do útero Empty Sexo precoce aumenta risco de cancro do colo do útero

Mensagem por Vitor mango Ter Dez 29, 2009 4:37 pm

Sexo precoce aumenta risco de cancro do colo do útero
Estudo publicado na revista científica British Journal of Cancer realizado em 20 mil mulheres revelou uma associação entre a iniciação sexual precoce e índices mais elevados de cancro do colo do útero.
O objectivo da pesquisa, feita pela International Agency for Research on Cancer, da Organização Mundial de Saúde (OMS), era entender por que mulheres mais pobres correm maior risco de desenvolver esse tipo de cancro. Os especialistas constataram que essas mulheres tendem a iniciar sua vida sexual em média quatro anos antes do que mulheres de classes sociais mais elevadas.

«No nosso estudo, as mulheres mais pobres tornaram-se sexualmente activas em média quatro anos antes», afirmou a responsável pelo estudo, Silvia Franceschi.

«Então, elas também podem ter sido infectadas pelo HPV mais cedo, dando ao vírus mais tempo para realizar a longa sequência de eventos que são necessários para o desenvolvimento do cancro.»

A representante da entidade britânica de pesquisas sobre o cancro Cancer Research UK, Lesley Walker, disse que o estudo levanta questões importantes.

«Embora as mulheres possam ser infectadas pelo HPV em qualquer idade, a infecção em idade menor pode ser especialmente perigosa, já que [o vírus] tem mais tempo para causar os danos que levam ao cancro.»

«Os resultados parecem reforçar a necessidade de vacinação contra o HPV em escolas, antes que [as jovens] comecem a ter relações sexuais, especialmente nas áreas mais pobres.»

O estudo também revelou que exames preventivos, como o papanicolau, exercem um certo efeito sobre o nível de risco.

Já o número de parceiros sexuais que uma mulher tem, bem como o tabagismo, não pareceram interferir nos resultados.

2009-12-29
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos