Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Missão da ONU vai prolongar-se em Timor

Ir para baixo

Missão da ONU vai prolongar-se em Timor Empty Missão da ONU vai prolongar-se em Timor

Mensagem por Joao Ruiz Dom Fev 28, 2010 5:20 am

Missão da ONU vai prolongar-se em Timor

Hoje

Conselho de Segurança aprovou por unanimidade extensão do mandato das Nações Unidas, que devia terminar este mês.

A extensão do mandato da missão das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT) por mais um ano foi ontem aprovada por unanimidade pelo Conselho de Segurança.

A extensão do mandato, que terminava no final de Fevereiro, foi proposta pelo secretário-geral Ban Ki-Moon em relatório publicado na semana passada, e vai ao encontro do desejo das autoridades timorenses, representadas esta semana em Nova Iorque pelo vice-primeiro-ministro José Luís Guterres.

Sob a presidência francesa do Conselho de Segurança, a resolução foi aprovada na sede da ONU com todos os15 votos - cinco dos membros permanentes (China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos) e dez não permanentes (em que se inclui o Brasil).

"Houve comentários muito encorajadores dos membros [do Conselho] sobre a evolução da paz e estabilidade em Timor-Leste, mas também alertas para fragilidade e a necessidade de fortalecer instituições, como a polícia, mas também melhorar a capacidade ao nível do Estado", afirmou a nova representante especial do secretário-geral em Timor-Leste, Ameerah Haq.

Outra preocupação expressa por diversos intervenientes foi a criação de oportunidades de emprego para os jovens do país.

Em cima da mesa dos representantes internacionais no Conselho de Segurança esteve o relatório, publicado na semana passada, do secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, que aponta para a persistente fragilidade das instituições timorenses.

In DN

Idea Arrow

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Missão da ONU vai prolongar-se em Timor Empty Acidentes explicam metade das mortes em missão

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jun 22, 2010 4:47 am

Acidentes explicam metade das mortes em missão

por DAVID DINIS
Hoje

A queda de uma viatura da GNR, na zona de Manatuto, em Timor-Leste, resultou na morte de um português, militar da GNR, tendo outro ficado ferido. Contas feitas desde 1996, esta é a 13.ª vítima, entre as Forças Armadas nacionais, em teatros de operações fora de portas. Cerca de metade resultaram de acidentes.

Ontem, a vítima foi o sargento--ajudante Hermenegildo Marques. A viatura da GNR em que seguia "não conseguiu descrever uma curva à direita bastante apertada e em zona escarpa e caiu a uma ravina". O acidente ocorreu quando uma equipa de inactivação de explosivos do Subagrupamento Bravo da GNR se dirigia de Díli a Viqueque, "onde havia sido encontrado um explosivo, que iriam neutralizar", anunciou o comandante Marco Santos.

Esta foi a primeira morte de um militar da GNR desde que a Guarda Nacional Republicana iniciou a sua participação em Timor-Leste, em 1999, que se junta a mais quatro de outras de forças militares em Timor. Desde há 15 anos, houve outras duas no Afeganistão e seis na Bósnia-Herzegovina.

O registo das Forças Armadas mostra, porém, que nem todas estas mortes estiveram directamente relacionadas com trabalhos das missões. Dois dos militares portugueses morreram, aliás, por motivos de saúde - caso do soldado que caiu inanimado, na Bósnia, após uma corrida de 12 minutos (Teste de Cooper).

Cinco outros militares perderam a vida devido a acidentes - dentro ou fora das missões: dois num acidente com uma Chaimite, um por acidente com uma máquina empilhadora, outro no capotamento da viatura onde seguia e outro ainda afogado. com Lusa

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos