Computador Magalhães custou 854 milhões

Ir em baixo

Computador Magalhães custou 854 milhões Empty Computador Magalhães custou 854 milhões

Mensagem por ricardonunes em Ter Mar 02, 2010 10:31 am

Filipe Alves
02/03/10 16:05


Começaram hoje as audições no Parlamento com o custo do computador Magalhães em pano de fundo.

O presidente da Fundação das Comunicações Móveis, Mário Franco, afirmou há momentos no Parlamento que até Setembro de 2009 foram investidos 854 milhões de euros no Programa e-Escolas, dos quais cerca de 373 milhões correspondem ao contributo dos operadores de telecomunicações, 256 milhões ao dos beneficiários e cerca de 225 milhões ao Estado.

O programa e-Escolas levou a cabo a distribuição de computadores Magalhães junto dos estudantes do ensino básico.

O responsável está neste momento a ser ouvido pela Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar à actuação do Governo em relação à Fundação para as Comunicações Móveis. Em causa está o eventual desrespeito das regras da contratação pública na compra de computadores à JP Sá Couto, a fabricante do Magalhães.

Confrontado pelos deputados, Mário Franco garantiu que as regras foram cumpridas.

"Da leitura dos documentos da fundação, o que depreende é que é precisamente o contrário, isto é, não nasceu para fugir às regras da contratação pública. A fundação tem de cumprir essas regras porque tem um órgão de gestão com representantes do Estado. Três do Ministério das Obras Públicas e um das Finanças", afirmou.

"Não creio que a fundação seja um instrumento do governo. Tem é um mandato do governo para executar o programa e-Escolas, no sentido de verificar que o programa está a ser executado pelos operadoras. Esses contratos não foram assinados por mim, porque a fundação ainda não existia. Só quando a fundação passou a existir e a fazer a gestão do programa, é que passou a surgir a assinatura do representante da fundação nos contratos", concluiu Mário Franco.

DE
ricardonunes
ricardonunes

Pontos : 3302

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum