Espanha dá 2.600 euros a estrangeiros que saiam do país

Ir em baixo

Espanha dá 2.600 euros a estrangeiros que saiam do país Empty Espanha dá 2.600 euros a estrangeiros que saiam do país

Mensagem por ricardonunes em Ter Mar 30, 2010 11:24 am

Rita Paz

O Governo espanhol decidiu abrir a porta de saída aos imigrantes que estejam a trabalhar em território nacional.

O Executivo está a oferecer até 2.600 euros para que estes regressem a casa.

O ministro do Trabalho, Celestino Corbacho, convidou os trabalhadores estrangeiros a "tirarem da sua agenda" o destino espanhol, dado que o país "já não lhes pode oferecer as oportunidades que procuram".

Recorde-se que no início do ano existiam mais de quatro milhões de espanhóis no desemprego, o que corresponde ao número mais elevado desde pelo menos 1996. Espanha é mesmo o país da zona euro que apresenta uma taxa de desemprego mais elevada, de quase 20%.

Perante este cenário, o ministério do Trabalho espanhol decidiu pôr mãos à obra e dar uma volta aos programas de saída voluntária dirigidos a estrangeiros, avança o 'Expansión'.

O programa que entrou em vigor este ano é direccionado a pessoas "especialmente vulneráveis" (em situação de carência; menores, grávidas, etc.), bem como a pessoas com nacionalidade extracomunitária que se encontrem "em situação irregular".

A explicação, segundo o Governo, é simples: Por um lado, 30% da população estrangeira (mais de 600 mil pessoas) sobrevive sem rendimentos de trabalho. Por outro lado, para cerca de 300 mil pessoas o contrato de trabalho está a chegar ao fim.

Em ambos os casos, estas pessoas vão beneficiar do que se poderá chamar um cheque à medida: o pagamento da viagem para o seu país natal e da sua família até à segunda geração; dinheiro de bolso para a viagem - 50 euros para uma pessoa ou até 400 para toda a família -; uma ajuda económica "extra" para se instalarem no país de destino que em função do número de pessoas oscila entre os 400 e os 1600 euros; e, por último, o Estado compromete-se a pagar todos os gastos com transportes até à localidade de origem (neste capítulo as ajudas variam entre os 100 e os 600 euros).
ricardonunes
ricardonunes

Pontos : 3302

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum