Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Douro Turístico

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty Douro Turístico

Mensagem por Joao Ruiz Qua Abr 07, 2010 5:05 am

Relembrando a primeira mensagem :

Empreendimento de cinco estrelas

Hotel de cinco estrelas na margem do Douro

Os investidores do Douro Palace Hotel, a primeira unidade hoteleira de Baião, preparam-se para lançar um segundo investimento no concelho: um empreendimento de cinco estrelas, a construir na Pala, margem direita do Douro. Entretanto, o Douro Palace passou ostentar o título de \"utilidade turística\", o que lhe garante maior visibilidade e benefícios em taxas.

A decisão, assinada pelo secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, já foi publicada em Diário da República. O hotel fica isento de pagar as taxas devidas à Inspecção-Geral das Actividades Culturais, mas também não poderá fazer alterações ao imóvel sem prévia comunicação ao Turismo de Portugal.

Joaquim Ribeiro, sócio gerente da unidade, sublinha que a grande vantagem da classificação é a notoriedade. Mas admitiu, também, que a decisão poderá beneficiar uma eventual candidatura a fundos europeus do QREN (Quadro de Referência e Estratégico Nacional), no âmbito do projecto de restruturação da unidade. A ambição é transformar, a curto prazo, o Douro Palace num \"hotel verde\", passando a unidade a utilizar 80% de energia própria.

\"É um projecto que estamos a avaliar e esta distinção poderá apoiar-nos nos processos de candidatura ao QREN\"; afiançou, ao JN, Joaquim Ribeiro.

Após dois anos de portas abertas, e apesar da crise económica, Joaquim Ribeiro considera o hotel \"uma aposta ganha\". Com uma taxa de ocupação média de 47%, bem acima da média do turismo no Douro, que se situa nos 28%, o Douro Palace, do primeiro para o segundo ano de actividade, registou \"ganhos de 30% em facturação e em ocupação\".

O segundo hotel, de cinco estrelas, está para breve. \"Se tudo correr bem, estamos a dois meses de concluir o projecto de arquitectura para licenciamento. A nossa intenção é de começar a construção no inicio do próximo ano\", referiu Joaquim Ribeiro.


Antonio Orlando in JN, 2010-04-06

Douro Turístico - Página 3 0002056D

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo


Douro Turístico - Página 3 Empty Cruzeiros no rio Douro

Mensagem por Joao Ruiz Sex Jun 17, 2011 9:33 am

.
Cruzeiros no rio Douro

Embaixador do Brasil em Portugal aconselha empresários portugueses: «Aproveitem o mercado brasileiro»

O embaixador do Brasil em Portugal disse hoje, no Porto, que o melhor conselho que pode dar aos empresários portugueses «é que aproveitem o mercado brasileiro e as oportunidades que oferece».

Mário Vilalva falava à Agência Lusa a bordo de uma embarcação para cruzeiros no rio Douro, onde almoçou com cerca de 60 empresários dos dois países, com quem abordou relações comerciais bilaterais.

\"O mercado brasileiro dá escala às empresas portuguesa que são boas, competitivas e que precisam de continuar a crescer\", reforçou o diplomata.

Mário Vilalva afirma que \"o Brasil está aberto aos países amigos e sobretudo a Portugal\", tendo recordado aos empresários com os quais se avistou hoje que o presidente Lula alargou ao nosso país \"um programa que promove as importações\" inicialmente criado apenas para os países da América do Sul.

O embaixador informou que Portugal e o Brasil vão \"começar agora um estudo com vista a \"aprofundar o conhecimento das verdadeiras oportunidades existentes em ambos os mercados e revelar os nichos de mercado ou setores\" para investir.

\"Mas não devemos nunca ficar unicamente pela procura de nichos no comércio bilateral, devemos sobretudo olhar com mais atenção a parte de investimentos, porque é esta parte que gera muita riqueza e muito emprego\", considerou

A balança comercial entre os dois países pesa a favor do Brasil, mas há um setor em que Portugal exibe um saldo positivo, o dos serviços.\"Exportamos mais de 800 milhões de euros nesta área\" concreta, disse à Lusa o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira (CCILB).

António Bustorff, que também esteve presente no almoço com o embaixador, frisou que \"Portugal exportou \"mais de 600 milhões de euros de mercadorias\" para o Brasil, que neste setor é claramente superavitário, em boa parte devido à petroquímica.

O responsável disse que o incremento dos laços comerciais bilaterais pode passar pelo relançamento do projeto de realizar em Lisboa uma \"feira europeia de produtos brasileiros\" com caráter \"bienal\"

A ideia surgiu, sensivelmente, em meados da década anterior, perdeu entretanto fulgor e pode agora regressar, de acordo com António Bustorff.

O presidente da CCILB disse que \"a ideia era ir para a nova FIL\", em Lisboa, e \"ocupar os quatro pavilhões\" c com agroindústria, aeronáutica e outros setores em que o Brasil dá hoje cartas a nível mundial.

O empresário Mário Ferreira, da Douro Azul, maior operador de turismo no rio Douro, planeia exportar este conceito para o Amazonas, \"no percurso entre Manaus e Quitos\".

\"São dois mil quilómetros\", salientou.

O investimento ascende a \"35 milhões de euros\" e a empresa portuguesa planeia começar com \"um barco-hotel\", maior do que aqueles que sulcam o Douro.

Lusa, 2011-06-17

Douro Turístico - Página 3 Smile21

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty Mostra decorre até setembro

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jul 06, 2011 10:30 am

.
Mostra decorre até setembro
Douro

«Um Douro no Feminino» une todas as terras do Douro através da fotografia

O Porto recebe a partir de 07 de julho a exposição «Um Douro no Feminino», uma síntese das fotografias de Céu Guarda, Inês dOrey, Luísa Ferreira e Pauliana Velente Pimentel que, posteriormente, estarão em cada uma das outras terras do Douro.

No Porto, encontram-se as exposições individuais que cada uma concebeu para as restantes terras do Douro: Lamego, Mirandela, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião e Vila Real.

A 22 de julho é a vez de inaugurar a exposição concebida para Mirandela, a 02 de setembro a de Vila Real e, finalmente, a 17 de setembro, as exposições nas cidades da Régua e de Lamego.

Cada exposição de fotografia em cada um destes espaços públicos terá três componentes: uma fotógrafa de renome nacional convidada a ser a autora de fotografias originais que trazem “Um Douro no Feminino”, fotografias de arquivo para alimentar \" A Memória\" e fotografias de novos talentos que apresentam \"Imagens Emergentes\".

Na secção “Memória” o público poderá conhecer o Douro do arquivo de Domingos Alvão, enquanto Ana Dias, Armindo Dias, Miguel Schreck, Marcos Oliveira, Rita Almendra e Vera Carmo são responsáveis pelas \"Imagens Emergentes\".

Cada inauguração de exposição será acompanhada, sempre às 22:00, por um concerto itinerante no espaço público de cada um dos municípios.

O “Entre-Margens: O Douro em Imagens”, que tem como promotor a Fundação Museu do Douro, é da autoria e produção da Procur.arte Associação Cultural e tem como parceiros os seis municípios da região duriense.

O projeto, apoiado no âmbito do QREN ON.2, tem continuidade durante cinco meses em três verões sucessivos e promete mais de 60 exposições, 100 espetáculos e 12 colóquios, todos de entrada gratuita.

lusa, 2011-07-06
In DTM

Douro Turístico - Página 3 00020687

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty Estudo aponta Douro como paisagem preferida dos portugueses

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jul 06, 2011 10:36 am

.
«Mais arrebatadora de Portugal»
Douro


Douro Turístico - Página 3 Douro_barco_lindo

Estudo aponta Douro como paisagem preferida dos portugueses

O «Estudo de avaliação da atractividade dos destinos turísticos de Portugal Continental para o mercado Interno», realizado pela Brandia Central, aponta o Douro como a paisagem «mais arrebatadora de Portugal».

A marca Douro é uma das mais atractivas para os portugueses, que elegem a paisagem natural duriense como a mais arrebatadora de Portugal.

A conclusão está no referido estudo, realizado durante o ano de 2010 pela Brandia Central para o Turismo de Portugal, e cujos resultados foram agora divulgados. Com uma avaliação 21% acima da média nacional, o Douro obteve a melhor classificação. Ao falar no Douro, os portugueses destacam ainda a qualidade da oferta hoteleira e da gastronomia local.

Em praticamente todas as variáveis o Douro surge cotado acima da média nacional: além da paisagem natural (95% em relação a 79% da média), é o caso da gastronomia (86% para 76%), património histórico (83% para 74%), simpatia da população local (80% para 69%), oferta hoteleira (73% para 70%), paisagem urbana (72% para 66%) e clima (77% para 74%). A excepção é a oferta cultural e social, que, ainda assim, está ao nível médio das restantes regiões (61%).

A oferta hoteleira é, de acordo com o estudo, responsável por 28% da atractividade da marca. Lê-se no documento que a região “tem apostado no turismo de qualidade e, ao longo dos últimos anos, muitas foram as quintas que se transformaram em empresas e unidades turísticas, o que torna a oferta hoteleira um atractivo “per si” na medida em que potencia e gera uma experiência efectiva e única do destino”.

A marca posiciona-se como o terceiro destino com melhor oferta gastronómica em Portugal, 13% acima da média; e o terceiro melhor destino na simpatia das gentes, 16% acima da média, atrás do Norte e Alentejo.
António Martinho, presidente da Turismo do Douro, acredita que a análise da Brandia traz a confirmação de uma opção estratégica: “O Douro tem de continuar a aumentar o seu potencial de captação e de retenção de turistas, através de programas de animação de dinamização cultural como são o Douro Film Harvest® ou Festival das Aldeias Vinhateiras.

E é muito recompensador verificar que os portugueses reconhecem no Douro um destino de excelência, com uma marca de valor forte e inconfundível, e que partilham a paixão de quem aqui vive”.

NA, Turisver, 2011-07-06
In DTM

Douro Turístico - Página 3 00020536

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty Miranda do Douro abre posto turístico

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jul 11, 2011 6:35 am

.
«Promoção turística»

Miranda do Douro abre posto turístico

O presidente da Câmara de Miranda do Douro considerou ontem, que a transformação da antigo edifício da alfândega, é um oportunidade «única», para dar a conhecer os roteiros turísticos da região transfronteiriça do Douro Internacional.

Segundo o autarca, Artur Nunes, este projeto assume-se como “uma ideia clara” da promoção turística da região raiana do norte de Portugal, junto dos vizinhos espanhóis.
Projeto resulta na transformação do edifício, que albergava as antigas instalações dos serviços fronteiriços espanhóis, numa unidade de informação turística e cultural de cariz internacional, que estará à disposição dos turistas todos os dias da semana das 09h00 até as 17h30.

Lusa, 2011-07-11

Douro Turístico - Página 3 Auto

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty Douro Film Harvest abre com adaptação de Lobo Antunes

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jul 27, 2011 5:10 am

.
Arranca a 5 de Setembro

Douro Turístico - Página 3 Douro_filme2011_an

Douro Film Harvest abre com adaptação de Lobo Antunes

O festival de cinema Douro Film Harvest arranca a 5 de Setembro com a ante-estreia mundial do filme «A Morte de Carlos Gardel», adaptado e realizado pela sueca Solveig Nordlund, a partir do livro de António Lobo Antunes.

Na sessão de abertura vai estar presente o actor Ruy de Carvalho, que integra o elenco da «A Morte de Carlos Gardel».

A 11 de Setembro, último dia do festival, vai ser também apresentado em ante-estreia portuguesa a mais recente obra de Woody Allen, «Midnight in Paris», o seu filme mais visto de sempre nas salas de cinema norte-americanas.

Nesta edição do DFH, que é dedicada ao Brasil, Cacá Diegues, um dos líderes e fundadores do Cinema Novo na década de 50, é o Convidado de Honra. O actor José Wilker, que participou em mais de 50 filmes, será o Convidado Especial do evento.

O Douro Film Harvest (DFH), organizado pela Turismo do Douro, é presidido por Manuel Vaz, tem direção artística do produtor e realizador Ivan Dias, conta com o apoio do Turismo de Portugal e decorre no Alto Douro Vinhateiro, classificado pela UNESCO em 2001.

Na sessão de abertura vão estar presentes o ator Ruy de Carvalho, que integra o elenco da «A Morte de Carlos Gardel», bem como o produtor Luís Galvão Teles, curador desta terceira edição.

No último dia, a 11 de setembro, o certame apresenta em antestreia em Portugal a mais recente obra de Woody Allen, «Midnight in Paris», com Owen Wilson e Rachel McAdams. Este é já o seu filme mais visto de sempre nas salas de cinema norte-americanas.

Segundo a organização, algumas das obras mais reconhecidas no último ano pela crítica vão estar em exibição na Vintage Selection, nomeadamente «Nader and Simmin, a Separation», do iraniano Asghar Farhadi, que veio ao DFH na primeira edição.

Ainda «Chico y Rita», primeiro filme de animação de Fernando Trueba, em estreia no nosso país, «Las Acacias», vencedor da Câmara de Ouro, em Cannes, e «A Árvore da Vida», vencedor da Palma de Ouro.

Nesta edição dedicada ao Brasil, Cacá Diegues, um dos líderes e fundadores do Cinema Novo na década de 50, é o Convidado de Honra, enquanto que o ator José Wilker, que participou em mais de 50 filmes, virá ao Douro como Convidado Especial.

Stefan Ruzowitzky, o realizador de «Os Falsificadores», vencedor do Óscar para Melhor Filme de Língua Estrangeira em 2008, estará também na região para ver a apresentação da sua obra numa colheita especial, uma nova secção que estabelece o paralelo entre anos de produção de bons vinhos e bons filmes.

O DFH apoia a candidatura do Fado a Património da Humanidade e, por isso, o auditório de Alijó recebe a exposição que celebra aquela que é a canção nacional mais representativa da alma portuguesa, com entrada gratuita, a partir do primeiro dia do certame, a 5 de setembro.

Desde a génese até à atualidade, a mostra «Fado» percorre partituras, cartazes, jornais, fotografias, do teatro de revista à gravação discográfica, emissão radiofónica, cinema, televisão, até à internacionalização nos grandes palcos do mundo e a crescente afirmação nos circuitos da world music.


Uma aposta no Brasil

A Turismo do Douro quer aproveitar o Festival de Cinema, que tem como país homenageado o Brasil, para atrair ao palco do património mundial mais turistas brasileiros, disse também o presidente da Entidade.

«Normalmente os brasileiros, quando vêm a Portugal, ficam em Lisboa, quando muito, vão a Fátima, e nós gostaríamos que eles viessem também ao Douro», afirmou António Martinho, presidente da Entidade Regional Turismo do Douro.

O Brasil é o quinto mercado turístico de Portugal. «Nós queremos consolidar o Brasil, isto é, queremos através do Douro Film Harvest (DFH) mostrar o Douro ao mercado turístico brasileiro, aos potenciais turistas», sublinhou.

Pelo terceiro ano consecutivo, a mais antiga região demarcada do mundo vai servir de palco ao DFH que conta, nesta edição, com um orçamento «rigoroso» e a rondar os 500 mil euros.

«Estamos a aproveitar todos os contributos que nos possam ser dados, de empresas maiores ou mais pequenas», referiu António Martinho.

O responsável destacou ainda o apoio da Turismo de Portugal e salientou que o «esforço» feito com o DFH é «uma promoção externa feita com nível e com eficácia».

Depois de a Argentina inaugurar a secção País Convidado, as atenções voltam-se nesta edição para as tradições vinícola e cinematográfica brasileiras.

O foco no Brasil trará ao festival nomes como o ator José Wilker, protagonista de «Dona Flor e os seus dois maridos» ou o «O Bem Amado», revelado em Portugal com «Gabriela», e o realizador Cacá Diegues, que terá uma mostra especial dedicada à sua obra, na qual se desatacam os filmes «Xica da Silva» a «Tieta do Agreste».

Cacá e Wilker reúnem-se ainda no ecrã na produção «O Maior Amor do Mundo», que integra a Ruby Selection.

Nesta secção, que destaca a riqueza e transformação proporcionadas pelo Novo Mundo nas colheitas de vinhos e filmes, tem estreia nacional o filme «Lula, o Filho do Brasil», e podem ser vistas ainda as obras «Cidade Baixa», «Orfeu Negro», «Carlota Joaquina» e «Princesa do Brasil».

A Solverde associa-se a esta edição apresentando no Casino de Chaves um espetáculo de homenagem às divas da música, onde se inclui Carmen Miranda, nascida no Marco de Canavezes.

António Martinho destacou ainda a homenagem que o Douro vai fazer ao mais antigo realizador português, Manoel de Oliveira, atribuindo-lhe a secção LBV – Late Bottled Vintage e apresentando dois filmes seus, nomeadamente a «Caça» e «O Acto da Primavera», que a ZON reeditou em alta definição.

Vai ainda ser possível ver o mais recente filme do cineasta, «O Estranho Caso de Angélica», que teve estreia mundial em Cannes 2010, assim como «Aniki-Bóbó» e «Douro, Faina Fluvial».

Este ano o certame, que decorre de 5 a 11 de setembro, tem como palco principal Alijó, concelho onde a principal atividade económica é a vitivinicultura, e ainda, Vila Real e Penedono.

O Douro Film Harvest, promovido pela Entidade Regional Turismo do Douro, é presidido por Manuel Vaz e tem direção artística do produtor e realizador Ivan Dias.

Lusa, 2011-07-27

Idea

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty Douro Summer Fest

Mensagem por Joao Ruiz Ter Ago 16, 2011 4:36 pm

.
Douro Summer Fest

Douro Turístico - Página 3 DouroSummerFest_260[img]


Europe e Samantha Fox na abertura de parque ecológico em Vila Real

Investimento de cinco milhões de euros que dá emprego a 80 pessoas, o Naturwaterpark abre esta quinta-feira, dia 11 de agosto, em Vila Real, com parque aquático, campismo e um festival de música protagonizado por Tony Carreira e pelos suecos Europe.

As piscinas abrem ao público esta quinta-feira e, no dia a seguir, tem início o Douro Summer Fest, cujos concertos decorrem até domingo e depois de 20 a 21 de agosto.

Dois nomes muito populares dos anos 80, os suecos Europe, conhecidos por temas como «Final Countdown» e «Carrie», e a britânica Samantha Fox, que deu voz a «Touch Me», marcam o arranque do festival e podem ser vistos por um bilhete único de 25 euros.

Depois do enorme sucesso de que gozaram durante a década de 1980, os Europe separaram-se em 1992 mas voltaram a juntar-se em 2003. Desde então lançaram três álbuns, «Start from the Dark» (2004), «Secret Society»(2006) e «Last Look at Eden» (2009) e contam lançar mais um álbum de estúdio até ao final de 2011.

Europe - «New Love in Town» (2009)

No palco do Naturwaterpark ouvir-se-ão ainda tributos aos Scorpions, Queen e Pink Floyd, e atuarão Mickael Carreira e Tony Carreira.

Cátia Afonso, relações públicas do parque, disse à Lusa que o recinto dos espetáculos possui 36 mil lugares, dos quais «34 mil já estão preenchidos em quase todos os dias».

Com um investimento de cinco milhões de euros, comparticipados pelo Programa Operacional do Norte (ON.2 – o Novo Norte), o «primeiro parque ecológico do país» foi construído na zona de Andrães, mesmo às portas da cidade de Vila Real.

O Naturwaterpark vai criar, nesta primeira fase, 80 postos de trabalho.

No local decorrem ainda alguns trabalhos mas Cátia Afonso garantiu estarem asseguradas as «condições para abrir o empreendimento na quinta-feira», nomeadamente o parque aquático e de campismo com categoria quatro estrelas, que inclui seis bungalows.

Com um escorrega gigante complementado com pistas «mais suaves», a responsável referiu que as diversões são adequadas para crianças e adultos.

As piscinas vão estar abertas das 10:00 às 19:00 e o bilhete diário custa 15 euros.

Na quinta-feira, serão oferecidas entradas gratuitas aos primeiros 30 visitantes a chegar ao local.

Depois, para setembro, está prevista a abertura da quinta pedagógica, com uma grande diversidade de animais, um parque aventura e ainda mini golfe, paintball ou driving range.

A parte ecológica está a ser consolidada com o recurso à produção de energias renováveis, como a fotovoltaica para aquecimento da água, e a reciclagem das águas para rega e autoclismos dos sanitários. Durante a construção, foram ainda utilizados materiais biodegradáveis.

Lusa, 2011-08-11

Idea Arrow

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty Club 1840 anuncia cruzeiro de revéillon no Douro

Mensagem por Joao Ruiz Qua Ago 24, 2011 5:43 am

.
Regime de pensão completa

Club 1840 anuncia cruzeiro de revéillon no Douro

O Club 1840, da Abreu, já tem no mercado uma proposta para celebrar a passagem de ano num cruzeiro pelo Douro, com partida de Vila Nova de Gaia e passagem em Régua.

Os navios Infante D. Henrique e Fernão de Magalhães partem de Quebrantões por volta das 09h00 do dia 30 de Dezembro, navegando em direcção à Barragem de Crestuma.

Após uma paragem no cais de Leverinho, as embarcações partem em direcção a Régua, com almoço a bordo, passando pela barragem de Carrapatelo, “que tem o maior desnível da Europa (57 metros)”.

A noite de 30 para 31 de Dezembro será a bordo, em Régua, com um cocktail de boas vindas, jantar com bebidas incluídas e “espectáculo surpresa da tripulação”.

No dia seguinte, após o pequeno-almoço, está prevista saída em direcção a Vila Nova de Gaia às 10h30, com chegada por volta das 18h00. A noite será novamente a bordo, com animação de uma orquestra e jantar de gala de revéillon.

Por volta das 22h00, os navios irão navegar em direção à foz do Douro, para observar toda a movimentação da zona ribeirinha de Gaia e Porto, regressando ao cais de Quebrantões aproximadamente às 00h30.

No dia seguinte, já em 2012, será servido um brunch entre as 10h00 e as 14h00.

O programa está no mercado a partir de 320 euros por pessoa em cabine dupla. Nas reservas efectuadas até 30 de Novembro o Club 1840 oferece o transporte para a ligação Lisboa – Gaia – Lisboa.

O cruzeiro é em regime de pensão completa (PC) com bebidas às refeições e inclui assistência permanente a bordo, uma garrafa de espumante por cabine e seguro multiviagens.


, 2011-08-19
In DTM

Douro Turístico - Página 3 Hungry

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty XVI Feira da Maçã, Vinho e Azeite.

Mensagem por Joao Ruiz Qua Ago 24, 2011 7:59 am

.
De 26 a 28 de Agosto

Douro Turístico - Página 3 Maca_2008

XVI Feira da Maçã, Vinho e Azeite.

Através desta iniciativa, a autarquia e a Turismo do Douro convidam a conhecer a qualidade destes produtos, de excelente sabor, que são a base da economia local.

A feira abre amanhã, às 16h00, com a presença de produtores e agricultores locais, e apresenta um programa bem preenchido: arruada feita pela associação de Zíngaros de Carrazeda de Ansiães; animação de rua pelos “Amigos do Vitó”; às 18h00 é apresentado o livro “Carrazeda de Ansiães – Património, Paisagens e História”, na biblioteca municipal.

Ainda nessa noite, actua o grupo “Attitude”, na praça do município, os “Diabo na Cruz” tocam no mercado municipal e há fogo preso nos Paços do Concelho.

No sábado, quem visita a feira pode fazer provas de degustação de maçã, vinho e azeite – “Sabores da Terra”. Um cortejo etnográfico e o espectáculo musical dos “Hi-Fi” no mercado municipal, seguido de fogo-de-artifício, garantem a animação.

Domingo é dia de missa solene na Igreja Matriz e sai à rua a procissão com os oragos das paróquias do concelho. O espectáculo está a cargo da Banda Filarmónica de Alfândega da Fé, da Banda de Gaitas Espanhola de Viana do Bolo, do grupo musical “Alfa 7”, dos “IC5” e da Orquestra NortMusic.

, 2011-08-24
In DTM

Douro Turístico - Página 3 10806

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty Júlio Pomar inspira-se em paisagem duriense durante o Douro Film Harvest

Mensagem por Joao Ruiz Qui Ago 25, 2011 8:59 am

.
De 5 a 11 de Setembro

Júlio Pomar inspira-se em paisagem duriense durante o Douro Film Harvest

O pintor é convidado para a próxima edição do Douro Film Harvest, que decorre de 5 a 11 de Setembro, em Alijó, Pinhão, Favaios, Vidago e Penedono. Júlio Pomar vai criar um quadro, tendo como inspiração um cenário único: a paisagem duriense, tela de cores em plena época de colheitas…

…que este ano celebra uma década de elevação a Património da Humanidade pela Unesco. Verdadeira plataforma cultural e enoturística, além de uma selecção especial de filmes, o DFH sugere exposições e espectáculos, com Sophie Madeleine, Ricardo Imperatore e os boTECOeletro a actuarem no Douro.

Sendo um dos nomes maiores da arte europeia, Júlio Pomar estudou na Escola de Artes Decorativas António Arroio e passou pelas Escolas de Belas Artes de Lisboa e Porto, sem ter, no entanto, frequentado aulas de pintura. Ao longo da sua carreira expôs em galerias por todo o mundo, fez desenho, gravura, escultura, ilustração, tapeçaria, azulejo, cerâmica e assemblage. Hoje dedica-se sobretudo à pintura e à escrita e, em 2004, criou a Fundação Júlio Pomar.

Ricardo Imperatore, boTECOeletro e Sophie Madeleine no Douro

Nesta edição dedicada ao Brasil, com o realizador Cacá Diegues e o actor José Wilker como convidados, a música não poderia faltar. Por isso, a praia do Pinhão vai tornar-se palco para a musicalidade contemporânea de Ricardo Imperatore, dos boTECOeletro, com inspiração tradicional. O espectáculo é gratuito e aberto ao público, e tem duas sessões marcadas: no dia 7 de Setembro, às 22h00, e no dia 9 de Setembro, às 22h30.

Ricardo Imperatore actua também com os boTECOeletro na festa oficial do Douro Film Harvest®, a Harvest by Night, no Vintage House Hotel, no Pinhão, na noite de 10 de Setembro. O projecto boTECOeletro resulta da pesquisa feita durante dois anos por Ricardo Imperatore, que reuniu sonoridades da música tradicional brasileira, samples, percussão e instrumentos acústicos. Lançado em 2004, o primeiro disco venceu o Prémio Tim de Música 2005 na categoria de Melhor Álbum Electrónico do ano.

O tema CoconutzMass registou um enorme sucesso, sendo incluído na banda sonora do jogo FIFA Soccer 2006. A Harvest by Night conta ainda com a voz distinta da cantora e compositora Sophie Madeleine, ao som do ukelele, instrumento de cordas tradicional do Havai. O disco de estreia, Love.Life.Ukulele, foi apresentado em Itália, Alemanha, Estados Unidos da América e Reino Unido, o que lhe valeu, para além de uma legião de fãs, recordes de vendas em 27 países. Em Julho lançou um segundo álbum, The Rhytm you started, que explora novos ritmos e batidas, rompendo com os arranjos mais tradicionais do primeiro trabalho.

DFH apoia a candidatura do Fado a Património da Humanidade

Como apoiante da candidatura do Fado a Património da Humanidade, o Douro Film Harvest® integra no programa deste ano a exposição “Fados”, que pode ser vista no auditório de Alijó, com entrada gratuita, a partir do primeiro dia do certame, 5 de Setembro. Desde a génese até à internacionalização nos grandes palcos do mundo, a mostra “Fado” percorre partituras, cartazes, jornais, fotografias – de teatro de revista, gravações discográficas, emissões radiofónicas, cinema e televisão.

Organizado pela Turismo do Douro, o DFH é presidido por Manuel Vaz, tem direcção do produtor e realizador Ivan Dias, o apoio do Turismo de Portugal e co-financiamento do programa Operacional da Região Norte (ON2).


, 2011-08-25
In DTM

Douro Turístico - Página 3 00020687

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty «Guia Turístico do Douro Religioso»

Mensagem por Joao Ruiz Qui Ago 25, 2011 9:35 am

.
Projectos para aumentar turistas

Douro Turístico - Página 3 Igreja_clerigos_vila_real


«Guia Turístico do Douro Religioso»

O presidente da Turel - Cooperativa de Turismo Cultural e Religioso, cónego José Paulo Abreu, apresentou, em Lisboa, ao ministro da Economia e Emprego, Álvaro Santos Pereira, e à secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, o projecto da cooperativa e um conjunto de propostas que visam o desenvolvimento do Turismo Cultural e Religioso.

“O ministro referiu que o governo tem consciência das potencialidades que o Turismo Religioso possui e que está determinado em contribuir para que este segmento do turismo seja considerado como um produto estratégico no desenvolvimento do turismo nacional”, pode ler-se no comunicado enviado pela Turel.

Com os vários projectos apresentados aos membros do governo, os responsáveis da cooperativa pretendem atrair cerca de 200 mil turistas/ano ao património religioso do nosso país.

Convidado a estar presente no lançamento do «Guia Turístico do Douro Religioso», projecto que a Turel está a desenvolver desde 2009, o ministro da Economia e a secretária de Estado do Turismo aceitaram de imediato, querendo assim manifestar, com a sua presença, a relevância que o Turismo Religioso tem para o turismo nacional e, ao mesmo tempo, dar mais um sinal da aposta do governo neste segmento do turismo.

Como tem sido amplamente divulgado, a Turel construiu três rotas para o Douro:«Douro Maravilhoso», «Religião e Paisagem» e «Douro a Sete Chaves». Estas rotas farão parte do Guia Turístico do Douro e do MP3, a serem lançados brevemente e que serão uma mais valia para os turistas e visitantes desta região.

A Turel apresentou dois projectos a serem lançados e que aplicam a mesma estratégia utilizada no «Douro Religioso«. Estes projetos serão «O Minho Religioso» e «Aveiro Religioso».
Foi ainda apresentado, no âmbito de Guimarães, Capital Eurpeia da Cultura, em 2012, o projecto, já anteriormente apres entado à Fundação e à Câmara Municipal de Guimarães, a criação de duas rotas do religioso de Guimarães.

Uma que contempla o Santuário da Penha, a Igreja de Santa Marinha, o Santuário da Penha e o Santuário de S. Bento das Peras. Outra, no centro urbano de Guimarães, que passa pela Igreja de S. Sebastião, Igreja de S. Pedro, Igreja de S. Francisco, Igreja da Misericórdia, Igreja dos Santos Passos, Igreja de S. Domingos, Igreja de Nª Sª do Carmo e Igreja de Nossa Senhora da Oliveira.

“A Turel procurou, neste encontro, sensibilizar os responsáveis pelo turismo no nosso país, da enorme carência que se regista no património religioso”, sublinha, ainda, o comunicado da Turel. E acrescenta: “raramente se encontra, nos espaços religiosos, um guia intérprete capaz e competente, que acompanhe uma visita ao interior desses monumentos. Ora, para que o Turismo Religioso seja um produto de qualidade e excelência é fundamental existirem profissionais devidamente preparados, que possam dar informação credível e diversificada aos diversos públicos que visitam este património”.

Segundo o Inventário de Recursos Turísticos, em Portugal, existem quatro mil monumentos religiosos visitáveis, tendo como referência as Sé Catedrais, santuários, basílicas, conventos, igrejas e capelas de todas as dioceses, que podem vir a ser espaços de maior dinâmica e contribuir para a criação de 12 mil postos de trabalho. Daí que a Turel sugeriu a criação da figura do Guia Intérprete do Santuário, que trabalhe nesse espaço, como Guia Intérprete e como anima- dor cultural, capaz de criar atractividade para o mesmo.

Futuramente, adiante a Turel, será operacionalizado também o projecto da Polónia, que será extensivo a outros países como o Brasil e os Estados Unidos.
A cooperativa Turel irá agora realizar contactos junto das embaixadas destes países para iniciar a operacionalização de novos produtos de Turismo Religioso.

CM, 2011-08-25


Douro Turístico - Página 3 10792

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty Novo filme de Woody Allen no Douro Film Harvest

Mensagem por Joao Ruiz Sex Ago 26, 2011 6:27 am

.
«Midnight in Paris»

Novo filme de Woody Allen no Douro Film Harvest

Festival de cinema do Douro termina com antestreia em Portugal de «Midnight in Paris», de Woody Allen. Brasil é o país convidado. Há filmes sobre futebol e também será exibido o documentário «Senna» sobre o piloto brasileiro.

Este ano, a pré-abertura do Douro Film Harvest acontece em Vila Nova de Gaia e no Porto, a 3 de Setembro, e arranca com a antestreia europeia de «Escaping Robert Parker« com a presença do realizador norte-americano Ed Burley.

O último dia do festival, que decorre entre 5 e 11 de Setembro, será marcado pela antestreia em Portugal da mais recente obra de Woody Allen, «Midnight in Paris», sendo o filme mais visto de sempre nas salas de cinema norte-americanas.

Sendo o Brasil o país convidado da terceira edição do DFH, a 04 de setembro, presta homenagem ao futebol brasileiro com uma «maratona» de filmes na cidade do Porto, o designado Foot Film Fest (FFF).

O FFF vai projetar o «Porque hay cosas que nunca se olvídan» que tem no elenco Cannavaro, ex-jogador da seleção italiana e que recebeu mais de 300 prémios e consta no Guinness World Records.

Além deste filme, o Foot Film Fest apresenta as produções cinematográficas envolvendo o futebol mais premiadas como «Zico» ou «Boleiros 2».

Lusa, 2011-08-26

Idea Arrow

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty 16ª Edição da Feira da Maçã

Mensagem por Joao Ruiz Sex Ago 26, 2011 7:04 am

.
16ª Edição da Feira da Maçã

Douro Turístico - Página 3 Danielcampelo2_GR

Secretário de Estado da agricultura inaugura hoje feira da maçã

O Secretário de Estado da Agricultura e Florestas, Daniel Campelo, inaugura hoje, às quatro da tarde, a 16ª Edição da Feira da Maçã, Vinho e Azeite de Carrazeda de Ansiães.

A Câmara Municipal, que organiza o evento, pretende que a visita ministerial dê mais alguma notoriedade ao certame que dura até domingo e decorre nos mesmo moldes que o ano passado, ou seja, distribuído pelos principais espaços da vila:

“Foi feita uma avaliação por nós e por instituições presentes e a conclusão final é que o modelo escolhido no ano anterior teve sucesso e, por isso, em equipa que ganha não se mexe”, diz o presidente da Câmara, José Luís Correia, que ressalva que a Praça dos Combatentes, mas conhecida por praça das finanças, não vai ter expositores este ano:

“Porque os expositores que estiveram lá no ano passado sentiam-se prejudicados relativamente aos outros colegas. O objectivo era dinamizar as principais praças da vila e ruas e tivemos isso em atenção. Mas a avaliação não foi a melhor e o pavimento ficava danificado. Sem querer prejudicar ninguém, decidimos colocar lá os stands.”

Stands que vão ser distribuídos pelas praças do município e centro cívico, bem como pelo mercado municipal.

Ao todo, este ano vão estar presentes na feira 90 expositores, com maçã, vinho, azeite, outros produtos regionais e artesanato.

O orçamento é de cerca de 90 mil euros, graças à poupança feita na animação:

“Poupámos e vamos continuar a poupar no próximo ano. As pessoas têm o direito de criticar. Criticam se os grupos não são muito bons e, pelo outro lado, criticam se se está a gastar muito dinheiro. Não é fácil agradar a toda a gente. Mas nos grupos musicais gasta-se muito dinheiro.”

Durante a Feira da Maçã, Vinho e Azeite de Carrazeda, vai ser apresentado um livro e DVD promocionais do concelho e haverá uma sessão de degustação dos três principais produtos do certame, um cortejo etnográfico.

Brigantia, 2011-08-26
In DTM

Douro Turístico - Página 3 Hungry

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty Terceira edição do Douro Film Harvest

Mensagem por Joao Ruiz Ter Ago 30, 2011 4:02 am

.
De 5 a 11 de Setembro

Douro Turístico - Página 3 Cartaz_DFH

Terceira edição do Douro Film Harvest

A terceira edição do Douro Film Harvest (DFH) decorre de 5 a 11 de Setembro, época de vindimas naquela que é a mais antiga Região Demarcada do Mundo.

Combinando a colheita dos melhores vinhos à colheita dos melhores filmes, este é um evento diferenciado e descentralizado, parte de uma estratégia integrada para o desenvolvimento e valorização territorial do Vale do Douro e que traz ao evento lendas do cinema mundial.

Com destaque para o município de Alijó, pois este concelho vai receber eventos em três locais diferentes, Alijó. Favaios e Pinhão, vão passar pelo Douro nomes grandes do cinema mundial, tais como Cacá Diegues, José Wilker, Stefan Ruzowitzky ou Ruy de Carvalho
Filmes de todas as partes do mundo constituíram a seleção dos dois encontros internacionais de cinema no Douro.

O Douro Film Harvest esculpiu um nicho único no panorama internacional de cinema, com o seu convite aberto ao desfrute de magnifica gastronomia, vinhos e cinema num cenário idílico e intimista, numa cinematografia de Pessoas e Lugares.

, 2011-08-30
In DTM

Douro Turístico - Página 3 00020687

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty Cinco filmes estrangeiros disputam prémio

Mensagem por Joao Ruiz Ter Set 06, 2011 4:02 am

.
Douro Film Harvest

Cinco filmes estrangeiros disputam prémio

Os filmes «Uma Separação», «Las Acácias», «A Árvore da Vida», «Chico & Rita» e «Hermano» disputam o Prémio Turismo do Douro, na «Vintage Selection» do festival Douro Film Harvest (DFH) que decorre durante uma semana do Porto a Alijó.

Com pré-estreia marcada para sábado, em Vila Nova de Gaia, e arranque oficial segunda-feira, em Alijó, o festival Douro Film Harvest vai juntar o cinema, o vinho e o futebol, homenagear o Brasil, Carmen Miranda e Manoel Oliveira.

O festival é promovido pela Entidade Regional Turismo do Douro, presidido por Manuel Vaz e tem direção artística do produtor e realizador Ivan Dias.

Lusa, 2011-09-06

Douro Turístico - Página 3 000203FE

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty «Chico & Rita»conquistou Prémio Turismo do Douro

Mensagem por Joao Ruiz Seg Set 12, 2011 3:48 am

.
Douro Film Harvest

«Chico & Rita»conquistou Prémio Turismo do Douro

O primeiro filme de animação de Fernando Trueba, «Chico & Rita», conquistou hoje, em Alijó, o Prémio Turismo do Douro na terceira edição do Douro Film Harvest (DFH), que teve como país convidado o Brasil.

A distinção foi recebida na cerimónia de encerramento do certame por Tono Errando. Nesta cerimónia foi também homenageado com o galardão Casta Douro Carreira o realizador brasileiro Cacá Diegues.

\"Chico & Rita\" é o primeiro filme de animação de Fernando Trueba, desenhado à mão e realizado em conjunto com Tono Errando e Javier Mariscal. Conta uma história de amor e superação humana, através da música. A banda sonora é da autoria de Bebo Valdês.

O Prémio Turismo do Douro, atribuído na Vintage Selection, foi disputado pelos filmes Uma Separação, Las Acácias, A Árvore da Vida, Hermano e Chico & Rita.

O filme de Fernando Trueba resultou de uma coprodução entre Espanha e Reino Unido e integrou a selecção oficial do Festival Internacional de Cinema de Toronto (Canadá, 2010).

Organizado pela Entidade Regional de Turismo do Douro, o certame arrancou segunda e termina domingo depois de percorrer os palcos de Alijó, Pinhão, Favaios, Penedono, Vidago, Vila Nova de Gaia e Porto.

O director artístico do DFH, Ivan Dias, destacou o facto de, esta terceira edição, ter contado com um cartaz com 80 por cento de estreias nacionais. Frisou ainda que, este ano, o evento deu passos importantes para se transformar num \"festival de cinema\".

Embora ainda não tenha conquistado o grande público, Ivan Dias, sublinhou que o DFH está a trazer para o Douro \"pessoas e filmes que fazem a diferença\".

\"Com a mesma oferta cinematográfica, não conseguimos competir com Lisboa, Porto ou Faro. O Douro é um espaço único e nós temos a sorte e o engenho de ter este espaço\", frisou.

O Brasil foi o país homenageado desta edição, que contou com um orçamento de 450 mil euros.

A organização quis precisamente aproveitar o evento para atrair ao Património Mundial mais turistas brasileiros.

\"Nós queremos consolidar o Brasil, isto é, queremos através do DFH mostrar o Douro ao mercado brasileiro, aos potenciais turistas\", o presidente da Turismo do Douro, António Martinho.

O Brasil é o quinto maior mercado turístico de Portugal.

\"O Brasil esqueceu-nos e nós esquecemos o Brasil. Agora o Brasil é capaz de ser o nosso fornecedor de turistas e de interessados em conhecer a nossa realidade e nós só temos a ganhar com isto\", salientou Ivan Dias.

O grande ausente foi o actor brasileiro José Wilker, convidado especial do evento, mas que, por motivos de saúde, não pode viajar até à Região Demarcada do Douro.


Lusa, 2011-09-12

Douro Turístico - Página 3 00020687

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty Documentário sobre o Douro estreia nos EUA

Mensagem por Joao Ruiz Qua Set 14, 2011 8:51 am

.
«Life on the Douro»
Douro


Documentário sobre o Douro estreia nos EUA

Zev Robinson, um realizador de nacionalidade canadiana e britânica, acaba de lançar um documentário sobre a região do Douro. «Life on the Douro» estreou a 06 de setembro no Douro Film Harvest festival e, em novembro, vai ser exibido nos EUA, nas cidades de Los Angeles e São Francisco. Uma exibição em Lisboa está prevista para a primavera de 2012.

“Life on the Douro” é um documentário de 90 minutos que retrata os 300 anos da história do vinho do Porto e das suas gentes, abordando também ideias e hipóteses sobre o futuro da produção vinícola do Vale do Douro.

A ideia deste documentário surgiu quando o realizador veio a Portugal para fazer um breve trabalho sobre uma casa São João da Pesqueira. Quando chegou, Robinson sentiu que “havia muito mais para dizer sobre o Douro Vinhateiro”, explica o realizador ao Boas Notícias.

“O Douro é uma surpresa constante (...), a maneira como o homem e a natureza estão unidos, como as pessoas estão ligadas à terra, os padrões criados pelas vinhas são uma das maravilhas do mundo e algo que toda a gente deve ver pelo menos uma vez na vida”, sublinha Robinson.

As filmagens do documentário foram distribuídas ao longo de 15 meses registando locais como as adegas de Gaia e do Porto e momentos como os diferentes processos da produção de vinho do Porto, assim como o rio e a mudança da paisagem das vinhas ao longo das quatro estações do ano.

45 dias, 28 entrevistas

No total, Robinson passou 45 dias na região, durante os quais entrevistou vinte e oito pessoas, entre elas muitas figuras chave da indústria vinícola que ofereceram as suas perspetivas sobre o presente e o futuro do Douro. Muitos dos entrevistados falaram intimamente da história das suas famílias, algumas com séculos de envolvimento na vida do Douro.

Dividido em 13 “capítulos”, o documentário atravessa toda a história da região, passando por figuras incontornáveis como a mítica dona Antónia Ferreira e as famosas casas Sandman e Sogrape. O filme passa também pelo presente e futuro da produção vinícola no Douro, abordando as diferentes inovações que têm sido introduzidas na produção, sobretudo após a entrada do país para a União Europeia, em 1986.

Zev Robinson vive em Espanha há vinte anos onde tem realizado alguns documentários sobre a história e a cultura do vinho. O seu último trabalho foi sobre a Dinastia Vivanco e o vinho da região Rioja. O próximo documentário que vai fazer será sobre os Arribes del Duero, a faceta espanhola do Douro.

, 2011-09-14
In DTM

Douro Turístico - Página 3 00020536

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty Festival Douro Jazz com 43 concertos em tempo de vindimas

Mensagem por Joao Ruiz Qua Set 21, 2011 4:43 am

.
22 de setembro e 15 de outubro

Festival Douro Jazz com 43 concertos em tempo de vindimas

O Festival Internacional Douro Jazz, que decorre entre o dia 22 de setembro e 15 de outubro, inclui 43 concertos e arruadas que querem conquistar novos públicos e animar a região duriense em época de vindimas.

Pelos socalcos da mais antiga região demarcada do mundo, cortam-se as uvas que são depois transportadas para as adegas, espalhando pelo ar o cheiro a mosto ao mesmo tempo que se ouvem, aqui e ali, os cânticos tradicionais da época de vindimas.

Enquanto isso, pelos palcos das cidades de Vila Real, Bragança, Chaves e Lamego o destaque vai para o jazz. Por aqui vão desfilar músicos de seis países, Áustria, Espanha, Estados Unidos da América, Inglaterra, Rússia e Portugal

Lusa, 2011-09-21

Douro Turístico - Página 3 Character21

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty Turismo do Douro presente na Termatália

Mensagem por Joao Ruiz Dom Set 25, 2011 9:04 am

.
23 a 25 de Setembro

Turismo do Douro presente na Termatália

O certame dedicado à saúde e bem-estar, a Termatália – Feira Internacional de Turismo Termal, Termalismo, Talassoterapia e Spa realiza-se de 23 a 25 de Setembro, em Ourense, na Galiza.

Confirmada está a presença do Turismo do Douro que irá na décima primeira edição daquele evento promover a oferta da sua região.

Aquapura Douro Hotels, Villas & SPA, Douro River Hotel & SPA, Hotel Lamego, HL SPA e Delfim Douro Hotel, Hotel Régua Douro, Douro Park Hotel e Termas de Caldas de Aregos, Termas de S. Lourenço e Termas de Carlão acompanham a entidade regional marcando presença num expositor localizado em frente ao Centro de Negócios.

Do programa faz parte a realização da Bolsa de Contratação Turística com operadores de diferentes países, missões comerciais para aquisição de equipamentos ou o “Encontro Internacional sobre Água e Termalismo”.

Organizada pela Expourense, esta é uma das feiras internacionais com maior projecção no sector, constituindo o único fórum mundial especializado em reunir operadores da Europa e da América Latina, no âmbito do Turismo de Saúde e Bem-estar.

, 2011-09-23
In DTM

Douro Turístico - Página 3 10806

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty Especialistas em turismo discutem em Foz Côa o futuro do Douro

Mensagem por Joao Ruiz Seg Out 10, 2011 4:13 am

.
Património Mundial da UNESCO

Douro Turístico - Página 3 Ipdt_coa2011

Especialistas em turismo discutem em Foz Côa o futuro do Douro

Na próxima quinta-feira, dia 13 de Outubro, Vila Nova de Foz Côa recebe aquele que é o maior debate sobre o destino turístico Douro. Como vender, comunicar e internacionalizar a região são os principais pontos de análise da Conferência Internacional de Turismo do Douro, que se realiza no Museu do Côa.

A iniciativa é organizada pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), em parceria com as Entidades Regionais de Turismo do Douro e do Porto e Norte de Portugal.

No momento em que se celebram 10 anos sobre a classificação do Douro como Património Mundial da Humanidade, dezenas de especialistas nacionais e internacionais reúnem-se para apresentar novos caminhos rumo ao desenvolvimento sustentável da região, enquanto pólo de atracção turística. Neil Peterson, de Liverpool 2008 – Capital Europeia da Cultura, José Manuel Coelho, delegado da TAP na América do Norte, Cristina Dias, administradora da CP, e Manuel Marques, da Douro Azul, são alguns dos oradores convidados.

A Conferência Internacional de Turismo do Douro, que decorre entre as 8h30 e as 18h30, surge no âmbito de uma candidatura ao programa ON-2 (Programa Operacional Regional do Norte) e é co-financiada pela União Europeia, através do FEDER. O evento conta ainda com o apoio da Estrutura de Missão do Douro e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.


, 2011-10-10
In DTM

Douro Turístico - Página 3 Amigos

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty Favaios acolhe Festival das Aldeias Vinhateiras

Mensagem por Joao Ruiz Seg Out 10, 2011 4:19 am

.
Turismo no Douro

Favaios acolhe Festival das Aldeias Vinhateiras

Favaios vai receber o Festival das Aldeias Vinhateiras de 28 a 30 de Outubro. O programa inclui visitas guiadas a padarias, adegas e monumentos de Favaios, bem como teatro, bailes populares, folclore e uma merenda popular. Até lá, o festival vai passar ainda por Provesende, a 22 e 23 de Outubro.

No dia 28 de Outubro, em Favaios, o evento arranca com uma peça de teatro às 21h30. A feira da Rede Aldeias Vinhateiras abre no dia seguinte às 15h00, com visitas guiadas na localidade e animação de rua a cargo de Zés-Pereiras e da OFITEFA – oficina de teatro de Favaios –, que nessa mesma noite sobe ao palco, antes do baile popular.

No domingo, depois da Eucaristia, comemoram-se os 200 anos do Foral de Favaios, com uma leitura teatralizada. A celebração continua de tarde com o espectáculo de dança pela companhia local TAGF. Às 16h00, a abrir o apetite para a merenda popular, tem lugar o Festival de Folclore Aldeias Vinhateiras.

A iniciativa da Câmara Municipal de Alijó, Junta de Freguesia de Favaios e da OFITEFA tem o apoio da Turismo do Douro. As seis aldeias vinhateiras, Provesende, Trevões, Barcos, Favaios, Ucanha e Salzedas, acolhem o Festival das Aldeias Vinhateiras, em fins-de-semana consecutivos, até finais de Outubro, com jogos populares, e artesanato ao vivo, cantares à desgarrada e música popular, degustação de produtos, um jantar monástico e outro medieval em ambiente de recriação histórica. O evento envolve entidades e instituições locais, para promover o turismo, cativar as populações e atrair turistas e visitantes nacionais e estrangeiros. Tudo para oferecer novas experiências e dar a conhecer um património único, o que constitui uma oportunidade para dinamizar a oferta hoteleira, a restauração e o tecido empresarial de animação turística da região.

Este festival integra o Programa de Promoção e Animação Turística do Douro e está inserido no Projecto Aldeias Vinhateiras, lançado em 2001 pela CCDR-Norte, para reforçar a marca “Aldeias Vinhateiras do Douro” no panorama local, regional e nacional. Tem o apoio da Estrutura de Missão do Douro e da Turismo do Douro e enquadra-se nas candidaturas do Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro. Este ano mereceu o apoio do Turismo de Portugal, sendo o festival integrado nos Eventos Regionais.

Programa do Festival das Aldeias Vinhateiras do Douro 2011

28 de Outubro, sexta-feira

21h30: Teatro

29 de Outubro, sábado

15h00: Abertura da Feira da Rede de Aldeias Vinhateiras

16h00: Visita guiada a padarias, adega e monumentos de Favaios, com animação de rua a cargo da oficina de teatro OFITEFA e de Zés-Pereiras

21h30: Representação teatral pela OFITEFA; baile popular

30 de Outubro, domingo

10h00: Eucaristia

11h30: Comemorações dos 200 anos do Foral de Favaios - leitura do Foral, teatralizada pelo OFITEFA

14h30: Espectáculo de dança pela TAGF, de Favaios

16h00: Festival de Folclore Aldeias Vinhateiras, seguido de merenda popular.

, 2011-10-10
In DTM

Douro Turístico - Página 3 Tango02

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty Património religioso de excelência

Mensagem por Joao Ruiz Ter Out 11, 2011 8:41 am

.
Património religioso de excelência

Douro Turístico - Página 3 Igreja_romantico

Guia do Douro Religioso para mostrar que território é mais do que vinha e rio

O Guia do Douro Religioso é apresentado na quarta-feira, em Tarouca, para mostrar que este território é «mais do que a vinha e o rio, mais do que as quintas e os barcos», anunciou hoje a Turel.

Esta publicação integra o projecto «Douro Religioso: Visitar, Conhecer e Reconhecer», promovido pela Turel e que tem como objetivo despertar o Douro, classificado como Património Mundial da UNESCO em 2001, para o turismo religioso, tornando-o em mais um fator de atração de visitantes para o território.

«O Douro tem um património religioso de excelência, quer ao nível do património imóvel, quer do móvel, quer ainda do imaterial», refere a Turel - Desenvolvimento e Promoção do Turismo Cultural e Religioso, em comunicado.

A Turel inventariou todo o património duriense, registando, com interesse turístico, 93 imóveis e 313 objectos, desde edifícios, santos ou paramentaria.

O Guia do Douro Religioso faz referência aos recursos \"mais significativos\" e inclui informação sobre as três rotas propostas como ideais para o conhecimento deste Douro religioso.

Desde a «Rota do Douro a 7 Chaves», centrada nos locais que normalmente estão fechados ao público e cujo acesso implicará contacto com os guardiães, ou seja, com a população local, a «Rota do Douro Maravilhoso», focada nos principais monumentos religiosos do Douro, e a «Rota da Paisagem e Religião», voltada para os principais miradouros que o Douro tem para oferecer.

Estas rotas incluem as capelas miradouros como a Galafura ou São Salvador do Mundo, a Sé Catedral de Lamego, o Mosteiro de São João de Tarouca ou a Capela de Nossa Senhora do Desterro, os santuários da Senhora dos Remédios, da Senhora da Lapa, da Senhora da Pena, da Senhora da Saúde ou o Mosteiro de Salzedas.

Um mapa do Douro Religioso complementa esta publicação, facultando aos visitantes informações geográficas e turísticas da região duriense.

O projecto \"Douro Religioso: Visitar, Conhecer e Reconhecer\" conta com a parceria de entidades como a Diocese de Lamego, o Turismo do Porto e Norte de Portugal e com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte, a Estrutura de Missão do Douro e o Turismo do Douro.

Esta iniciativa resulta de um candidatura no valor de 378 mil euros, comparticipada em 70 por cento pelo programa operacional regional do Norte.

O projecto inclui ainda a criação de um Centro de Interpretação do Turismo Religioso no Douro e a introdução de aparelhos MP3, cujo conteúdo estará disponível em quatro línguas, para guiar os turistas pelo Douro Religioso.


Lusa, 2011-10-11
In DTM

Idea Arrow Arrow Arrow

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty CP põe em causa continuidade do Comboio Histórico

Mensagem por Joao Ruiz Qui Out 20, 2011 9:46 am

.
150.000 euros ano

CP põe em causa continuidade do Comboio Histórico

A CP ameaça com o fim do Comboio Histórico no Douro caso não encontre parceiros para ajudar a financiar este serviço que, este ano, custou 150.000 euros, disse hoje à Agência Lusa fonte da empresa.

Durante o verão, a velha locomotiva a vapor percorreu os 46 quilómetros que separam o Peso da Régua do Tua (concelho de Carrazeda de Ansiães), numa viagem que tem como paisagem predominante o rio Douro, as vinhas que são Património Mundial da UNESCO e que atrai centenas de turistas a este território.

Ana Portela, diretora de Relações Institucionais e Comunicação da CP, referiu que é a empresa que suporta a totalidade do custo desta operação, incluindo o investimento na preparação do material circulante para cada campanha. A locomotiva a vapor, dadas as suas características, tem que ser objeto de uma intervenção de fundo todos os anos.


, 2011-10-20
In DTM

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty Projecto de hotel de luxo no Douro ganhou prémio internacional

Mensagem por Joao Ruiz Ter Nov 22, 2011 10:52 am

.
Prémio Villégiature 2011

Douro Turístico - Página 3 Hotel_douro

Projecto de hotel de luxo no Douro ganhou prémio internacional

O Hotel Douro 41 recebeu o prémio Villégiature 2011 para o melhor projecto de arquitectura no sector hoteleiro na Europa, batendo concorrentes franceses, gregos e italianos.

O Douro 41 é o primeiro hotel nacional a receber este galardão e pertence ao grupo Lágrimas. Situando-se em Raiva, Castelo de Paiva, tem data de abertura ainda por agendar, mas prevê-se a inauguração até ao final deste ano, segundo revelou à Lusa o administrador João Paulo von Hafe Pérez.

O Altis Belém era o outro hotel português nomeado para estes prémios, que foram entregues em Paris, tendo estado presente o embaixador português na capital francesa.

Entre os concorrentes na categoria de hotel com melhor arquitectura na Europa encontravam-se o Shangri-La Paris, o Majestic Barrière Cannes, o Fresh Hotel de Atenas e o Villa Spalletti Trivelli, em Roma.

O Douro 41 fica localizado no quilómetro 41 do rio Douro e da Estrada Nacional 222, em Vista Alegre - Raiva, no concelho de Castelo de Paiva. Integrará villas, marina, spa (Bamboo Spa do Douro) ou restaurante gourmet (D Restaurant)

, 2011-11-22
In DTM

Douro Turístico - Página 3 10792

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty CP admite acabar com comboio histórico no Douro, se não encontrar parceiros

Mensagem por Joao Ruiz Qua Nov 30, 2011 8:36 am

.
Retorno para o Douro é superior ao custo do serviço

Douro Turístico - Página 3 Comboio_vapor



CP admite acabar com comboio histórico no Douro, se não encontrar parceiros

A CP está à procura de «entidades públicas ou privadas» que possam ser suas parceiras na exploração do comboio histórico do Douro, para minimizar os prejuízos que tem tido naquele serviço e que a empresa diz não poder mais suportar. «Caso esta solução [parcerias] não seja viável, está efectivamente em causa a sua continuidade», disse ao PÚBLICO fonte oficial da empresa.

No Verão passado o resultado de exploração deste comboio a vapor, que durante a época alta faz viagens entre a Régua e o Pinhão, foi de 60 mil euros negativos. Um resultado bastante melhor do que o de 2010, em que o prejuízo foi de 110 mil euros. A CP diz que tal se deveu a um grande esforço para reduzir custos \"sem prejudicar a qualidade e atractividade do produto\". Este ano o comboio histórico teve custos de 150 mil euros e receitas de 90 mil euros.

A transportadora pública diz que tem tido como parceiros neste negócio o Hotel Douro Palace, a Cenários do Douro, Vintage House, Aquapura Valey, ACP e Régua Douro, mas que \"estas parcerias não representam envolvimento nos custos, mas apenas vantagens comerciais para os clientes\". Este ano viajaram no comboio histórico 2270 pessoas, o que representa uma média de 206 passageiros por comboio realizado (a capacidade total de é de 250). Uma taxa de ocupação de 82 por cento que, curiosamente, é superior à da média do serviço regional da empresa.

No ano passado este serviço teve 1639 passageiros, a que corresponde uma média de 149 passageiros por comboio. Isto até significa que a procura tem vindo a aumentar e que os prejuízos têm vindo a diminuir, mas a empresa - que, no âmbito do acordo com a troika, está sujeita a uma forte pressão para reduzir custos devido ao défice das empresas públicas de transportes - diz que fazer serviços turísticos não é a sua vocação. Mas não tem dúvidas acerca do \"inquestionável valor histórico e turístico deste produto, em particular para a região do Douro\" .

A maioria dos clientes deste comboio são de Lisboa e Porto e, entre os passageiros estrangeiros, destacam-se os ingleses, franceses e espanhóis. Alguns vêm integrados em circuitos turísticos no Douro e outros vêm por conta própria. Um inquérito da CP revela que o leque de idades se situa entre os 26 e os 65 anos, \"com uma distribuição percentual quase equitativa nas várias faixas etárias, o que prova a atractibilidade e transversabilidade do produto\".

Material à venda

O comboio a vapor do Douro é composto pela locomotiva a vapor 0187, que foi construída na Alemanha em 1923 e enviada para Portugal como indemnização da I Grande Guerra. Alimentada a carvão, esta máquina reboca três carruagens de madeira dos anos 20 do século passado, construídas nas oficinas da Figueira da Foz e que pertenceram à Companhia dos Caminhos de Ferro da Beira Alta. Uma das razões que encarece o custo deste serviço é a obrigatoriedade de, atrás da composição, seguir uma dresina com pessoal da Refer e bombeiros que verificam se há algum indício de incêndio nas imediações da via férrea. Um cuidado que não existiu durante os mais de cem anos em que na linha do Douro só existia tracção a vapor.

A CP admite também vender o comboio histórico de via estreita que está parqueado na Régua e que chegou a fazer algumas excursões na linha do Corgo até Vila Real. A última realizou-se em 2005 e a empresa está agora a procurar interessados que possam adquirir a composição (composta por uma máquina a diesel e carruagens históricas). O PÚBLICO perguntou à CP de que forma seria este material posto à venda e por que motivo não integraria este o espólio do Museu Nacional Ferroviário, mas a empresa não respondeu a esta questão.

As reacções

Considerando os valores financeiros em causa, absolutamente simbólicos para a realidade da CP, a Estrutura de Missão do Douro considera \"criticável\" a opção de encerramento do serviço do comboio histórico no Douro. \"Esta decisão, a confirmar-se, não acompanha de todo a aposta que se faz hoje no desenvolvimento turístico da região, nem respeita o seu estatuto de Património da Humanidade.

Um destino como o Douro justifica, perfeitamente, um investimento desta diminuta dimensão\", disse ao PÚBLICO o responsável por esta estrutura, Ricardo Magalhães. \"Trata-se de manter um serviço que é um recurso importante na atractividade turística e no conhecimento do rio e da paisagem classificada. Até no plano económico, esta decisão é incompreensível. Pelo que se conhece, o prejuízo do serviço vem diminuindo drasticamente e o retorno que deixa na região será certamente superior ao seu custo\", assinala.

Carlos Cipriano, Público, 2011-11-30


Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty 11 programas de desenvolvimento

Mensagem por Joao Ruiz Qui Dez 15, 2011 4:46 am

.
11 programas de desenvolvimento

Douro Turístico - Página 3 Dourobarco

Nas últimas décadas região recebeu milhões em investimento público e privado

Nas últimas três décadas, o Douro foi alvo de milhões de euros de investimento público e privado em hotéis e restaurantes, na construção de museus e novas adegas e na reconversão de vinhas ou estradas que rasgaram este território.

Entre a década de oitenta e 2006, o Douro foi alvo de 11 programas de desenvolvimento regional e recebeu à volta de 2,5 mil milhões de euros de investimento público e privado.

No âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), a partir de 2007, a NUT III Douro viu aprovados cerca de 443 milhões de euros de investimento total, com comparticipação comunitária de 322 milhões de euros, distribuídos pelas rubricas Fatores de Competitividade, Potencial Humano e Valorização do Território.

Lusa, 2011-12-14

Douro Turístico - Página 3 000200BF

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty Reveillon no Douro com a DouroAzul

Mensagem por Joao Ruiz Qua Dez 21, 2011 4:39 pm

.
A bordo de um dos seus navios

Douro Turístico - Página 3 DouroAzul_barco

Reveillon no Douro com a DouroAzul

A companhia de cruzeiros fluviais DouroAzul lançou uma série de propostas para quem desejar passar o reveillon em pleno rio Douro a bordo de um dos seus navios, incluindo uma, duas ou três noites de alojamento. Os preços começam nos 210 euros por pessoa e a companhia oferece ainda descontos até 75 euros em reservas online.

O preço mais baixo destina-se a um cruzeiro com uma noite de alojamento com embarque em Vila Nova de Gaia, sendo o programa válido entre 31 de Dezembro a 1 de Janeiro, incluindo jantar de gala a bordo, animação pela noite dentro, ceia e brunch no primeiro dia de 2012. Nas reservas online, este programa beneficia de um desconto de 25 euros.

Já para duas noites há preços desde 300 euros por pessoa, sendo o programa válido de 30 de Dezembro a 1 de Janeiro, incluindo jantar na primeira noite, almoço e jantar de gala na noite de reveillon, animação pela noite dentro, ceia e brunch de Ano Novo. Também neste programa o desconto para reservas online é de 25 euros. O cruzeiro parte de Vila Nova de Gaia e visita o Pinhão, regressando novamente a Gaia.

Para três noites de alojamento há duas opções, cujos preços começam nos 445 euros por pessoa, num cruzeiro de 29 de Dezembro a 1 de Janeiro, incluindo jantar na primeira noite com animação a bordo, almoço e jantar no dia 30, almoço, jantar de gala, animação e ceia no dia 31, bem como brunch no primeiro dia de Janeiro. O cruzeiro parte de Vila Nova de Gaia para visitar o Pinhão e a Régua, regressando novamente a Vila Nova de Gaia. As reservas online têm um desconto de 50 euros.

Já a opção mais cara, com preços desde 520 euros por pessoa, inclui também um cruzeiro de três noites a bordo do novo navio Douro Spirit, de 29 de Dezembro e 1 de Janeiro, incluindo jantar requintado na primeira noite com concerto de música clássica, almoço buffet e jantar com show de música popular e fado no dia 30, almoço buffet, jantar de gala com animação e ceia gourmet na noite de reveillon e brunch no dia 1 de Janeiro. Também este cruzeiro parte de Vila Nova de Gaia para visita a Régua e o Pinhão, voltando novamente a Gaia, sendo o desconto para reservas online de 75 euros.

IM, 2011-12-20
In DTM

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty Douro vai ter mais barcos-hotel

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jan 03, 2012 4:56 pm

.
Mais quatro unidades deste tipo

Douro Turístico - Página 3 DouroAzul_barco

Douro vai ter mais barcos-hotel

Actualmente são oito os barcos-hotel que percorrem o rio Douro, do Porto a Barca de Alva. Mas até 2014 a oferta vai aumentar, com a entrada em operações de mais quatro unidades deste tipo.

Até 2014, o rio Douro vai ser cruzado por mais quatro barcos-hotel, num aumento de oferta que contribuirá para a dinamização turística da região, já que em 2010, com menos barcos que este ano (a DouroAzul estreou um em Abril) foram 22 mil os turistas que viajaram num equipamento deste tipo.

Um número que em 2011 deverá ter sido mais alargado já que, só até finais de Agosto, já tinham sido contabilizados 18 mil turistas. E, como se sabe, o final do ano é propícia a festejos em barcos-hotel.

A DouroAzul, que em Abril lançou à água o seu quinto navio-hotel, será responsável pela entrada em operação de mais dois barcos-hotel até 2013, possivelmente mais um depois dessa data. O investimento naqueles dois equipamentos está orçado em 25 milhões de euros.

O outra operadora com equipamentos deste tipo no Douro, é a CroisiEurope que ali conta com três navios-hotel e tem também intenções e investir e mais um.

, 2012-01-03
In DTM

Idea Arrow

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty Douro lança primeiro Guia Turístico da Natureza

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jan 18, 2012 8:26 am

.
Livro de bolso

Douro Turístico - Página 3 Antonio_martinho

Douro lança primeiro Guia Turístico da Natureza

A Turismo do Douro lança esta segunda-feira o primeiro Guia Turístico da Natureza, numa altura em que se verifica uma procura crescente de turistas que chegam ao território para observar a paisagem, a fauna ou a flora.
O presidente da Entidade Regional Turismo do Douro, António Martinho, disse à Agência Lusa que o turismo de natureza «está a aumentar» neste «pedaço de beleza absoluta» que se transformou num «poema geológico» descrito pelo mais conhecido dos autores transmontanos, Miguel Torga.

Para responder à procura foram sendo criadas empresas que levam os visitantes nas mais diversas aventuras pelo Douro e surge, agora, um livro de bolso, disponível em português e em inglês, que concentra toda a informação.

lusa, 2012-01-16

Douro Turístico - Página 3 Smilie34

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty 560 mil euros para um portal online

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Jan 21, 2012 8:43 am

.
Projeto «Douro Valley»

560 mil euros para um portal online

O portal online do Douro é lançado na terça-feira, no Porto, concentrando toda a informação para quem visita este território, desde as quintas, monumentos, hotéis ou restaurantes, bem como a forma de chegar aos sítios.

O projeto «Douro Valley», que demorou dois anos a ser concretizado, foi desenvolvido pelo Centro de Inovação de Trás-os-Montes e Alto Douro (CITMAD).

António Cruz Oliveira, presidente do CITMAD, disse hoje à Agência Lusa que este portal é uma ferramenta que não existia naquele destino turístico.

O responsável explicou que, até agora, a informação estava dispersa por vários sítios na Internet, por exemplo, de câmaras, regiões de turismo ou entidades privadas.

«Não havia um sítio que mostrasse o Douro num só todo», salientou.

Este portal destaca-se pelos serviços de que dispõe e que permitem um planeamento completo de uma viagem, sem recorrer a nenhuma agência, apenas através das escolhas do utilizador.

O mapa interativo, Geo Douro, o sistema de reserva de hotel, via Booking, e os eventos a decorrerem na região, compilados no InDouro, são algumas das ferramentas que facilitam o traçar duma viagem pelas terras durienses.

Assim, quem quiser, pode encontrar, no «Douro Valley», informação sobre quintas, monumentos, museus, miradouros, hotéis, restaurantes, informação essa que está georreferenciada, pelo que é possível fazer rotas e obter indicações de como chegar aos sítios.

«Os visitantes podem fazer em casa, online, todo o planeamento de viagem. Isto não existia antes», referiu António Cruz Oliveira.

Para já, o portal vai estar disponível em português, inglês e espanhol. Mas, segundo o responsável, está já a ser traduzido para francês e, se for necessário, poderá ainda avançar-se para outras línguas.

O portal pretende constituir-se como uma ferramenta importante para a promoção do destino Douro no mercado português e junto de operadores e turistas internacionais, distinguindo-se por uma forte componente tecnológica que estará ao serviço do turismo, economia, cultura e sociedade da região.

O projeto está integrado no Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro e representou um investimento de cerca de 560 mil euros, cofinanciado pelo programa «ON.2 – O Novo Norte».

O CITMAD conta com a parceria do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC) do Porto, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), da Universidade do Porto (através da Faculdade de Engenharia e da Faculdade de Economia), e o apoio da Estrutura de Missão do Douro.

Lusa, 2012-01-19

Idea Arrow

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty Deputados do PS querem saber o porquê do fim da Entidade de Turismo do Douro

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jan 24, 2012 8:39 am

.
Alterações no Turismo

Deputados do PS querem saber o porquê do fim da Entidade de Turismo do Douro

Deputados do PS de Viseu e de Vila Real querem saber o porquê do fim da Entidade de Turismo do Douro.

Os deputados do PS eleitos por Viseu (José Junqueiro, Elza Pais e Acácio Pinto) e Vila Real (Pedro Silva Pereira e Rui Santos) querem saber o porquê do fim da Entidade de Turismo do Douro. O Governo vai acabar com esta entidade o que é considerado pelos socialistas como «mais um ataque aos distritos do interior».

Os deputados recordam que em Abril de 2008 foi criada a Entidade Regional Turismo do Douro, em cujos estatutos se “reconhecem as virtualidades da autonomia e unidade organizativa de uma região até então espartilhada em termos institucionais no domínio do turismo”, adiantando que o Governo de então “reconhecia as potencialidades turísticas da região duriense, reafirmava, de forma inequívoca, a especificidade daquele território”, outorgando-lhe a sua própria “carta de identidade e de autonomia turística”.

“O Douro subiu para um patamar de reconhecimento a nível nacional (atestado pelas insígnias conquistadas – como paisagem natural preferida dos portugueses), como marca forte, destino de excelência, estando a desenvolver-se um trabalho por entidades privadas e públicas, cada vez em maior concertação, para levar este destino turístico ao patamar de excelência mundial”, refere uma nota dos socialistas.

Os deputados dizem que os números são claros e elucidativos, com a melhoria e qualificação da oferta a vários níveis, nomeadamente na hotelaria, turismo fluvial e eventos culturais e desportivos, ao mesmo tempo que lembram que o Douro detém um conjunto significativo de insígnias.

“As características do destino e a promoção que se tem realizado conduziram a uma clara melhoria das taxas de ocupação hoteleira”, salientam e frisam que “o Douro está a contribuir para o crescimento dos fluxos turísticos do mercado brasileiro, que, progressivamente, tem vindo a descobrir este destino”.

Segundo os deputados socialistas, o trabalho que continua a desenvolver-se, aproveitando bem os recursos financeiros que o QREN proporciona para a execução do Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro, “não pode sofrer atrasos”, porque é o país que “sairá prejudicado”.

“Acresce que foi há poucos dias apresentado o Guia Turístico da Natureza do Douro, prevendo-se para breve a apresentação do Guia Turístico. Foi apresentado já o Estudo de Mercado e o Plano de Marketing da Rede das Aldeias Vinhateiras. Está a ser elaborado o Plano de Marketing do Douro e iniciaram-se os trabalhos para a criação da Rede de Centros de Informação Turística”, referem.

Os deputados do PS por Viseu e Vila Real adiantam que “o Pólo de Desenvolvimento Turístico do Douro coincide com um território do interior do país, de monocultura da vinha, que sofre de maneira acentuada as oscilações do mercado, nomeadamente, do Vinho do Porto, com consequências sociais e económicas gravosas. O turismo, e a sua ligação ao Vinho do Porto, pode constituir um bom complemento à actividade económica da região. A capacidade de atracão do Douro demonstra bem o seu contributo para as exportações de serviços nesta área”.

, 2012-01-24
In DTM

Douro Turístico - Página 3 Smilie31

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico - Página 3 Empty Re: Douro Turístico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos