Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jornais belgas já questionam se o país faz sentido

Ir para baixo

Jornais belgas já questionam se o país faz sentido Empty Jornais belgas já questionam se o país faz sentido

Mensagem por Joao Ruiz Sab Abr 24, 2010 10:07 am

Jornais belgas já questionam se o país faz sentido

por PEDRO CORREIA
Hoje

Jornais belgas já questionam se o país faz sentido Ng1284251

Rei Alberto II prossegue conversações com os partidos flamengos e francófonos com vista à formação de um novo Governo.

"Este país ainda faz sentido?" A pergunta foi ontem feita, em manchete, por um dos mais populares jornais belgas: Le Soir. Não pode haver melhor fórmula para definir, em forma interrogativa, a Bélgica actual, mergulhada numa nova crise política. Em pano de fundo, o problema de sempre: a profunda clivagem entre as duas grandes comunidades do Estado belga, fundado em 1830. A norte, a Flandres mais rica, de língua flamenga - uma variante do holandês. A sul, a mais modesta Valónia, de expressão francófona e com apenas 40% da população total do país.

O Rei Alberto II retomou ontem, pelo segundo dia consecutivo, a ronda de audiências aos políticos belgas com vista à formação do próximo elenco governativo após o pedido de demissão do Executivo liderado por Yves Leterme, apenas cinco meses após ter tomado posse.

A coligação governamental - composta por três partidos francófonos e dois flamengos - caiu devido a um novo diferendo linguístico. Em causa esteve uma proposta de cisão do círculo eleitoral da região Bruxelas-Halle-Vilvoorde, na área metropolitana de Bruxelas, que visava restringir os direitos linguísticos da população francófona, ali minoritária. "Um golpe de força flamengo", como titulava também ontem o tablóide La Libre Belgique, que optou por uma manchete bem ao seu estilo: "Bye, bye, Bélgica."

Entre 2007 e 2008, o país esteve nove meses sem Governo. E o próprio primeiro-ministro cessante já confessou que há apenas três factores de unidade nacional na Bélgica: o Rei, a selecção nacional de futebol e certas marcas de cerveja.

A crise política belga poderá desembocar em legislativas antecipadas em Junho. A pouco dias do início do arranque da próxima presidência de turno da União Europeia, que cabe à Bélgica.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos