Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espanha

3 participantes

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty Espanha

Mensagem por Joao Ruiz Sab Maio 08, 2010 10:33 am

Relembrando a primeira mensagem :

Rei Juan Carlos já saiu da sala de operações

por Lusa
Hoje

Espanha - Página 3 Ng1290312

A intervenção cirúrgica a que foi submetido o rei espanhol, Juan Carlos, no Hospital Clínico de Barcelona, já terminou, ao fim de duas horas e meia, anunciou fonte da Casa Real.

O rei de Espanha chegou ao Hospital Clínico de Barcelona por volta das 06:30, tendo dado entrada na sala de operações às 08:20 para ser submetido a uma extração de um nódulo no pulmão direito.

A equipa médica que, no final de abril, coordenou o último conjunto de exames médicos, que o rei faz anualmente, "considerou necessário analisar possíveis alterações morfológicas de uma calcificação no pulmão direito, já detetada em estudos feitos em anos anteriores", adiantou a Casa Real.

Os exames feitos no passado dia 28 de abril acabaram por revelar a existência de "um nódulo com 19 por 12 milímetros, situado na zona apical do lóbulo superior do pulmão direito, assim como a existência de actividades noutras localizações".

Com base nestes resultados, a equipa médica entendeu ser "necessário avançar para a remoção e estudo anatomopatológico do respetivo nódulo", precisaram as mesmas fontes.

A Casa Real e o governo espanhol já garantiram que o tempo em que o Rei vai estar sedado por causa da intervenção cirúrgica não o impede de levar a cabo o normal exercício das suas funções, adiantou à agência espanhola de notícias EFE.

Nesse sentido, e de acordo com a mesma fonte, não foi necessário adotar qualquer medida prevista na Constituição espanhola para uma eventual incapacidade do Chefe de Estado.

Mesmo assim, a Casa Real cancelou duas actividades que o Rei Juan Carlos tinha marcadas na sua agenda para a próxima semana: a entrega de cartas credenciais aos novos embaixadores na terça feira e uma visita à unidade de infantaria da marinha em Cartagena prevista para quarta feira.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo


Espanha - Página 3 Empty Milhares na Puerta del Sol apesar da proibição da manif

Mensagem por Joao Ruiz Qua Maio 18, 2011 4:57 pm

.
Milhares na Puerta del Sol apesar da proibição da manif

por Lusa
Hoje

Espanha - Página 3 Ng1530876

Milhares de pessoas permanecem concentradas na praça Puerta del Sol, no centro de Madrid, desafiando a chuva e a proibição ao protesto deliberada hoje pela Junta Eleitoral madrilena e que já levou a um reforço significativo de policiamento.

Agentes policiais estão a solicitar documentação aos jovens que pretendem dirigir-se à praça, reforçando com carrinhas e agentes vários dos acessos e a segurança tanto na entrada da sede do Governo regional como noutros pontos da praça. Na rede de Metro - há várias saídas para a praça - está a ser difundida uma mensagem pelo sistema sonoro advertindo os utilizadores de que devem evitar a concentração que estava oficialmente marcada para começar às 20:00 locais (19:00 em Lisboa). Pelas redes sociais continuam a multiplicar-se apelos para que mais pessoas se desloquem até à Puerta del Sol, com a recomendação de que, caso a polícia intervenha, devem responder "sem violência" para evitar maiores problemas.

Muitos dos manifestantes, que estão a distribuir fotos, vídeos e mensagens pelas redes sociais, insistem que se forem desalojados hoje voltarão na quinta-feira e, assim, todos os dias até às eleições de domingo. "Vivo num país onde se pode acampar na rua para ver Justin Bieber, mas não para defender os meus direitos", é um dos tweets mais replicados. "Hoje os corruptos e cúmplices dos banqueiros querem-nos proibir de manifestar a nossa indignação. Todos ao Sol", lê-se noutro.

As 'tags' "nonosvamos" ou "tomalaplaza" estão entre as mais usadas no twitter, com centenas de pessoas a juntarem-se a cada hora à página da plataforma Democracia Real Já, no facebook. O número de manifestantes cresceu significativamente nas últimas duas horas, especialmente depois da decisão da Junta Eleitoral, com gente de todas as idades a juntar-se aos jovens que garantiram a permanência do protesto durante todo o dia. Numa resolução aprovada durante a tarde de hoje, a Junta Eleitoral considera não haver "causas extraordinárias e graves que justifiquem a urgência da convocatória solicitada em 24 horas".

Além disso, considera a junta, "o apelo ao voto responsável" - a que fazem referências os convocantes do protesto de hoje - "pode afectar a campanha eleitoral e o direito dos cidadãos ao exercício do voto". A Junta já notificou a Delegação do Governo em Madrid, que poderá agora dar instruções às autoridades policiais para que dispersem os manifestantes. Uma decisão idêntica foi já tomada pela Junta Eleitoral em Granada, esperando-se que o mesmo ocorra noutras cidades espanholas.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty Manifestantes tomam conta da campanha eleitoral espanhola

Mensagem por Joao Ruiz Qui Maio 19, 2011 5:46 am

.
Manifestantes tomam conta da campanha eleitoral espanhola

por DN.pt
Hoje

Os últimos dias da campanha eleitoral para as comunidades autónomas e autarquias de Espanha foram tomados de assalto pelas marchas dos indignados, organizadas pelo movimento Democracia Real Ya (Democracia Real Já) através das redes sociais. O PP compara a situação com os protestos registados após os atentados de 11 de Março de 2004, e que levaram o partido a perder as legislativas, e diz que o PSOE, no poder, está por detrás das novas manifestações.

A Democracia Real Ya usou a mesma estratégia que o movimento português Geração à Rasca. Ambos são apartidários e usam as redes sociais para mobilizar os jovens. Em Portugal, o movimento levou às ruas de várias cidades mais de 200 mil pessoas. Em Espanha, o movimento está obter dividendos significativos pela influência que está a ter na campanha eleitoral.

Começou com protestos em 50 cidades, no fim-de-semana, que juntaram milhares de "desempregados, mal remunerados, subcontratados precários, hipotecados", jovens e idosos que são contra o actual sistema, as "reformas anti-sociais" dos governos, que estão "nas mãos dos banqueiros". Exigem "uma mudança de rumo e um futuro digno", medidas contra a "corrupção dos políticos, empresários e banqueiros" e rejeitam cortes nos direitos laborais "em benefício dos poderosos".

Também conhecido por Movimento 15 de Maio, dia em que começaram os protestos, a Democracia Real Ya conseguiu desbaratar as estratégias de campanha dos partidos e surpreendeu até os mais incrédulos no sucesso do movimento que se começou a desenhar há três meses. O diário espanhol Público escreve que o protagonismo da Democracia Real Ya não se nota apenas no facto "de o debate girar agora ao redor desta nova plataforma que nem sequer se apresenta às eleições, gostem ou não os assessores e os 'spin-doctors' mais experientes". Agora "é muito mais do que isso", graças à decisão da Junta Eleitoral de Madrid de considerar ilegal e proibir a concentração na Puerta del Sol. Mesmo assim a praça da capital foi tomada por "milhares de pessoas".

"Parece haver uma garantia até ao momento em que abram as urnas de voto: não há dúvidas de que os indignados protagonizarão o que resta da campanha, que se tornaram imprevisíveis sobretudo depois de que os sectores da direita [política] estabeleceram um paralelismo entre as concentrações de agora e as de 2004, após o 11 de Março", escreve o mesmo jornal.

Vários membros do Partido Popular (PP), na oposição e cujas sondagens prevêem uma vitória nas eleições deste fim-de-semana, dizem que os socialistas (PSOE) estão a manipular os movimentos de extrema-esquerda, tal como, dizem os populares, fizeram em 2004 quando o PSOE tentava chegar ao poder nas legislativas. Nessa altura, as sondagens davam uma vitória ao PP do primeiro-ministro José Maria Aznar, mas houve uma reviravolta quando milhares saíram às ruas protestando pela manipulação que o governo fizera da informação sobre os atentados em Madrid. Com medo de ser penalizado nas urnas pelo seu apoio à guerra no Iraque, o governo apontara o dedo aos bascos da ETA e não aos 'jihadistas' da Al-Qaeda.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty Zapatero admite derrota mas recusa antecipar legislativas

Mensagem por Joao Ruiz Dom Maio 22, 2011 4:49 pm

.
Zapatero admite derrota mas recusa antecipar legislativas

por Maria de Lurdes Vale
Hoje

Espanha - Página 3 Ng1534500

O Partido Popular (PP) é o grande vencedor das eleições municipais de hoje em Espanha, com 37,59 por cento dos votos, quando estão escrutinados quase 98 por cento dos votos, batendo o PSOE, que registou o seu pior resultado de sempre.

O secretario-geral do PSOE, José Luís Rodriguez Zapatero, admitiu a "clara" derrota dos socialistas nas eleições municipais e autonómicas que se realizaram hoje em 13 das 17 comunidades de Espanha.O PSOE perdeu a Estremadura e Castilla La Mancha para o PP e a cidade de Barcelona para a CIU, feudos onde governava há 32 anos.

O Presidente do Governo espanhol assumiu esta derrota como "um castigo" e considerou que o mesmo se deve a uma "má explicação da origem e da natureza da crise" que se abateu sobre Espanha. "Tivemos que tomar medidas difíceis para combater os efeitos da crise e acelerar reformas para mudar o modelo produtivo", disse.

Recusando a antecipação das eleições legislativas previstas para Março do próximo ano, Zapatero explicou que "o respeito pelos tempos é um bom princípio" e que, neste momento, "é necessário avançar com reformas para a criação de emprego que em breve vão chegar ao Parlamento". O dirigente socialista assegurou que continuará a "trabalhar para obter as maiorias parlamentares que nos permitam levar por diante todas as reformas que temos de concretizar".

Zapatero anunciou no passado dia 2 de Abril que não seria candidato nas próximas eleições gerais, o processo para a escolha do seu sucessor irá ser analisado ao longo da próxima semana, segundo avançou o próprio.

PP vence, PSOE regista o pior resultado de sempre

O Partido Popular (PP) é o grande vencedor das eleições municipais de hoje em Espanha, com 37,59 por cento dos votos, quando estão escrutinados quase 98 por cento dos votos, batendo o PSOE, que registou o seu pior resultado de sempre.

Os dados oficiais confirmam que o PP foi a força mais votada, tendo aumentado o seu apoio em 1,56 por cento desde 2007 e registando já mais votos do que em 2007 (mais de 8 milhões), quando ainda não estão os 100 por cento dos votos escrutinados. Com base nestes dados o PP obterá 25.457 vereadores, mais 2.100 que há quatro anos.

Já o PSOE baixou de 35,31 para 27,82 por cento dos votos, com menos 1,83 milhões de votos e menos 3.000 vereadores. A terceira força em Espanha continua a ser a Esquerda Unida (IU), que aumentou o seu apoio de 5,54 para 6,36 por cento dos votos, obtendo 2.152 vereadores, mais que os 2.034 de há quatro anos.

Os conservadores catalães da Convergência e União (CiU) obtiveram mais 500 vereadores, mercê de um crescimento de 3,29 para 3,59 por cento dos votos. Seguem-se, em termos de apoio eleitoral, a UPyD (2,1 por cento mas apenas 148 vereadores), o PNV (sobe ligeiramente de 1,41 para 1,53 por cento) e a estreante coligação basca Bildu (obteve 1,47 por cento dos votos).

O mapa municipal espanhol consolida-se assim com o azul do PP, que consegue pelo menos 3.242 maiorias absolutas e 489 relativas, contra as 1.834 maiorias absolutas do PSOE, as 381 da CiU, as 147 do Partido Aragonês (PAR), as 106 da EA-Alternaviba e as 88 da coligação Bildu.

O PP controla 40,41 dos alcaides, contra os 23,09 do PSOE, os 4,8 por cento da CiU e os 1,85 do PAR.

Entre os muitos combates municipais perdidos hoje pelo PSOE destaca-se a perda da autarquia da 2.ª e 3.ª maiores cidades do país, Barcelona (para a CiU) e Sevilha (para o PP), além da perda de autarquias no País Basco, no caso San Sebastian para a coligação Bildu.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty Corrupção apresentou-se às eleições espanholas e venceu

Mensagem por Joao Ruiz Seg Maio 23, 2011 5:58 am

.
Corrupção apresentou-se às eleições espanholas e venceu

por DN.pt
Hoje

As eleições municipais e regionais deste domingo, em Espanha, mostraram que os espanhóis não são diferentes dos portugueses quando às eleições concorrem políticos no poder que estão acusados de corrupção pela justiça.

"A corrupção é rentável. É a conclusão a que se pode chegar ao observar os resultados eleitorais daquelas comunidades e municípios nos quais se apresentavam candidatos imputados em delitos de corrupção", escreve hoje o El País, na apresentação de um sumário das disputas eleitorais em que participaram políticos alegadamente corruptos.

O caso mais emblemático é o da Comunidade Valenciana. O presidente desta região autónoma, Francisco Camps, está acusado de corrupção, num processo que envolve dezenas de políticos do Partido Popular (PP). O PP venceu as eleições a nível nacional com a maior vitória de sempre em regionais e municipais e renovou a maioria absoluta na Comunidade Valenciana. Os outros dez acusados que faziam parte das listas também obtiveram os voos suficientes para serem eleitos. Na Comunidade de Madrid, o PP apresentou também listas com mais de dez acusados de corrupção, mas o grupo encabeçado por Esperanza Aguirre reforço a maioria absoluta.

O caso Gürtel, apontado como o maior escândalo de corrupção da história democrática de Espanha, também atinge figuras do PP. Mas nos municípios atingidos por este caso o Partido Popular voltou a garantir votações expressivas. O mesmo aconteceu em Alicante, onde o caso Brugal tinha atingido o PP local.

Aparentemente, na maioria dos locais onde se registaram investigações por alegada corrupção o sentido de voto seguiu a tendência nacional: vitória esmagadora do PP. O PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) perdeu o bastião Andaluzia nas eleições municipais e regionais em que teve o pior resultado de sempre a nível nacional. Por coincidência, ou não, os socialistas foram os visados na investigação às irregularidades cometidas pela Junta da Andaluzia em ajudas financeiras a empresas em dificuldade e que mantiveram empregos de forma artificial.

In DN

Embarassed Rolling Eyes Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty Risco da dívida espanhola cresce 18,5% numa semana

Mensagem por Joao Ruiz Seg Maio 23, 2011 6:02 am

.
Risco da dívida espanhola cresce 18,5% numa semana

Hoje

O risco da dívida espanhola chegou hoje ao seu valor mais elevado desde Janeiro, tendo crescido 18,5 por cento em apenas uma semana com o diferencial face aos títulos alemães a superar os 260 pontos base.

Dados do mercado citados pela imprensa espanhola atribuem esse aumento à incerteza sobre a situação na Grécia, as advertências do FMI sobre a Irlanda e aos resultados das eleições regionais e municipais de domingo.

Hoje o risco da dívida espanhola a 10 anos subiu até aos 263 pontos base, com uma taxa de juro de 5,614 por cento, acima dos 248 pontos base com que terminou na semana passada, segundo os dados do mercado secundário citados pela imprensa.

Em apenas uma semana o diferencial subiu de 222 para 263 pontos base, com o s investidores a temerem que as eleições municipais e regionais em Espanha podem ter um impacto negativo no défice e dívida pública.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty PP desafia Zapatero a pedir moção de confiança

Mensagem por Joao Ruiz Ter Maio 24, 2011 8:43 am

.
PP desafia Zapatero a pedir moção de confiança

por DN.pt
Hoje


O Partido Popular (PP), reforçado pela maior vitória de sempre em eleições regionais e municipais, desafiou o primeiro-ministro, José Luis Rodríguez Zapatero, a avançar com uma moção de confiança no parlamento, depois de o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) ter sofrido uma derrota histórica no escrutínio de domingo.

O desafio foi lançado pela porta-voz do PP no Congresso, Soraya Sáenz de Santamaría. Para esta dirigente, uma moção de confiança seria a consequência lógica da derrocada eleitoral dos socialistas, escreve o El País.

Soraya Sáenz de Santamaría responde assim às vozes no interior do partido que instam o líder, Mariono Rajoy, a avançar com uma moção de censura. A direcção do PP não aceita esse cenário, pois não tem os votos suficientes no parlamento e isso daria uma vitória a Zapatero no momento de maior fragilidade do primeiro-ministro no seu segundo mandato.

Além disso, o PP poderá nem sequer ter de se mexer. O Partido Nacionalista Basco (PNV) tem sido o apoio preferencial de Zapatero no Congresso quando este precisa de aprovar legislação, pois o PSOE não tem maioria absoluta. O porta-voz do PNV, Josu Erkoreka, diz que o seu partido não descarta a possibilidade de pedir eleições antecipadas, tendo em conta que os votos "retiraram a legitimidade" ao governo em funções.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty Guerra no PSOE pela liderança após derrota histórica

Mensagem por Joao Ruiz Qua Maio 25, 2011 3:58 am

Guerra no PSOE pela liderança após derrota histórica

por DN.pt
Hoje

Os socialistas espanhóis estão em guerra aberta desde que o partido sofreu a maior derrota de sempre em eleições municipais e regionais. Como pano de fundo está a sucessão a José Luis Rodríguez Zapatero, que já anunciara antes do escrutínio que não se recandidataria ao cargo de primeiro-ministro.

Os barões do PSOE, fortemente atingidos pela derrota eleitoral já começaram a se preparar para colocar um ponto final ao 'zapaterismo', escreve o El Mundo. Alfredo Rubalcaba, actual vice-presidente do governo, e Carmen Chacón, ministra da Defesa, são os mais que prováveis candidatos à sucessão de Zapatero.

De um lado está o grupo que rejeita a realização de primárias e quer um congresso extraordinário para eleger a nova direcção do partido. Do outro,está o grupo por detrás de Chacón que exige a realização de primárias e que diz que os poderes regionais e municipais estão orientados para impedir que Chacón se apresente nas primárias e que haja apenas um candidato. Os seus apoiantes dizem que a ministra está também a ser pressionada para que não apresente a sua candidatura.

A guerra é de tal forma aberta e intensa que o vice-secretário-geral do partido, José Blanco, convocou os barões para uma reunião presidida por Zapatero antes do congresso federal de sábado, para se chegar a acordo sobre uma "linha mrioritária" para o futuro imediato do partido.

In DN

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty Zapatero faz frente às tropas do vice-primeiro-ministro

Mensagem por Joao Ruiz Qui Maio 26, 2011 4:52 am

.
Zapatero faz frente às tropas do vice-primeiro-ministro

por DN.pt
Hoje

A guerra interna no PSOE pela liderança é de tal forma que já nem sequer respeita José Luis Rodríguez Zapatero. O secretário-geral dos socialistas e primeiro-ministro de Espanha foi obrigado a opor-se aos barões que apoiam o vice-primeiro-ministro, Alfredo Pérez Rubalcaba, e que querem de imediato a escolha de um novo líder partidário, em congresso, mesmo arriscando levar o país para eleições antecipadas.

O comando do PSOE deverá ser disputado por Rubalcaba e Carme Chacón, actual ministra da Defesa. Os apoiantes de Chacón defendem a realização de eleições primárias, mas as "tropas" de Rubalcaba começaram a contar espingardas, pressionando os líderes regionais a apoiar uma eleição em congresso. Os partidários da ministra dizem que esta "está a resistir a pressões brutais, ataques e manobras de todo o tipo"" para que desista em favor do vice-primeiro-ministro.

Segundo o jornal espanhol Público, Zapatero, que não se vai recandidatar ao cargo de primeiro-ministro, reuniu-se ontem com Rubalcava e alguns dos barões do partido e deixou claro que não vai ceder a uma estratégia que poderá provocar uma antecipação das eleições legislativas e prejudicar os dois blocos actualmente em confronto no PSOE. "Claro que vamos ter um processo de primárias, é o que deve ser feito e é o mais saudável", afirmou Zapatero publicamente.

In DN

Embarassed Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty Travado tráfico de material de guerra ao Irão e Venezuela

Mensagem por Joao Ruiz Qui Maio 26, 2011 4:56 am

.
Travado tráfico de material de guerra ao Irão e Venezuela

por DN.pt
Hoje

A Polícia Nacional de Espanha impediu a venda de nove helicópteros de combate ao Irão e de outro material de guerra à Venezuela por parte empresários que sabiam não ter autorização governamental para procederem à transacção, como obriga a lei.

O material de guerra está avaliado em 100 milhões de euros. A venda seria feita por cinco empresários espanhóis, que foram detidos em Madrid e Barcelona, cidades onde se situam os armazéns nos quais o material era guardado e preparado para a transacção, travada por Agentes de Informação da Polícia Nacional. Foram ainda detidos três empresários iranianos que tinham viajado a Espanha para formalizar o negócio.

Segundo o El Mundo, os helicópteros BELL-212 são de fabrico norte-americano e destinam-se ao transporte de tropas e material de guerra. Atingem uma velocidade máxima de 230 km/h e uma autonomia média de 600 km. A venda destes helicópteros está sujeita a controlo por parte de normas da União Europeia e de legislação espanhola: quaisquer autorizações só podem ser dadas por uma junta interministerial encarregue de vigiar o comércio de material de defesa. Além disso, as Nações Unidas proíbem a exportação deste tipo de bens para o Irão, no âmbito do embargo imposto a Teerão devido ao seu programa nuclear.

In DN

Embarassed Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty Problema com turbina faz parar central nuclear de Garoña

Mensagem por Joao Ruiz Sex Maio 27, 2011 10:41 am

.
Problema com turbina faz parar central nuclear de Garoña

por Lusa
Hoje

A central nuclear de Santa María de Garoña, próximo de Burgos (norte de Espanha) suspendeu hoje o funcionamento do reactor por terem sido notadas vibrações anómalas na turbina, refere em comunicado o Conselho de Segurança Nuclear (CSN).

A CSN explica que a suspensão "não programada" ocorreu durante as provas finais do processo de recarga da central - que começou a 1 de Maio, altura em que a central foi parada -, o que atrasará agora o seu calendário de arranque.

Apesar disso, a CSN insiste que o incidente "não teve repercussões nos trabalhadores, na população nem no meio ambiente".

O incidente "foi classificado preliminarmente como de nível 0 [zero] na Escala Internacional de Incidentes Nucleares [INES]", refere a nota que explicou ter sido seguido o "procedimento regulamentar" para suspender a turbina nuclear.

Garoña é um dos oito reactores de Espanha que usa água em ebulição, sistema idêntico ao da central nuclear de Fukushima (Japão).

A central, gerida pela empresa Nuclenor, está situada no vale de Tobalina e realizou a sua última paragem no passado dia 13 de Outubro para trabalhos de manutenção no sistema de ventilação que arrefece o ar dentro do edifício de contenção primária.

A Nuclenor solicitou um alargamento da vida útil da central até 2019, tendo em março afirmado que Garoña -- a central mais antiga de Espanha - está preparada para resistir com segurança a um sismo três vezes mais forte que o de maior intensidade que os especialistas consideram possível na zona.

O Governo espanhol anunciou já que mantém o calendário previsto de encerramento da central em 2013.

O Parlamento Basco pediu em Março, com o único voto contra dos deputados do PP, o fecho definitivo desta central nuclear, cujo fecho já estava previsto para dentro de dois anos.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty Rubalcaba aceita ser candidato do PSOE

Mensagem por Joao Ruiz Sab Maio 28, 2011 10:09 am

.
Rubalcaba aceita ser candidato do PSOE

por Lusa
Hoje

Espanha - Página 3 Ng1539399

Alfredo Pérez Rubalcaba quebrou hoje o silêncio e confirmou que vai apresentar-se às primárias que escolherão o candidato do PSOE às eleições legislativas espanholas, previstas para 2012, depois de uma "longa, profunda e consciente reflexão".

"Estou há 37 anos no PSOE. Sempre estive à disposição do meu partido e do meu país. E estou à vossa disposição agora. Vou-me apresentar às primárias, vou pedir o voto dos militantes, vou falar com todos para efectivamente, se assim o considerarem, pedir aos espanhóis o voto para o Partido Socialista nas próximas eleições gerais", afirmou o "número dois" do PSOE, que é também ministro do Interior.

"Faço-o pelas minhas ideias, pelas pessoas, especialmente as que esperam que lhes demos razões para voltar, pelos militantes, com quem quero falar e quem quero ouvir" e em resposta aos repetidos apelos dos companheiros socialistas, disse Rubalcaba.

O actual "número dois" do Governo espanhol falava depois de ouvir repetidas manifestações de confiança na sua candidatura feitas, de forma unânime, pelos dirigentes do partido que intervieram na reunião do seu Comité Federal.

Rubalcaba foi o último a falar nessa reunião, onde os dirigentes declararam apoiar a sua escolha como candidato do PSOE à presidência do Governo nas eleições legislativas de 2012.

"Obrigado. Ofereceram-me reiteradamente a vossa confiança e é muito importante ter a confiança da nossa gente, quando se trata de pedir a confiança das pessoas", afirmou.

"Sinto-me bastante reconfortado. Depois de ter passado uma semana extraordinária mas não foi esta", disse, numa referência ao rescaldo da derrota socialistas nas eleições regionais e municipais de domingo passado.

Rubalcaba explicou que nunca, até hoje, quis falar sobre esta questão publicamente - tendo-o feito "com pouca gente" em privado - porque considera que há que fazer "um exercício de maturidade", que "respeite os tempos e as formas".

Mas isso, insistiu, "não significa que não tenha pensado nisso, que não tenha feito uma longa, profunda e consciente reflexão".

Numa intervenção onde procurou dirigir-se a vários dirigentes do partido, Rubalcaba afirmou que o PSOE, "que é especialmente autocrítico" já começou a analisar o que fazer no futuro, num processo que "começa hoje".

"Temos que ganhar as eleições com um projecto", disse, afirmando que a mensagem para os espanhóis é de que para reformar o estado de bem-estar é melhor contar com os socialistas.

"Para reformar uma casa, o melhor é chamar o arquitecto que a desenhou e neste casos fomos nós, os socialistas", disse.

Referindo que parte para o combate eleitoral com a bagagem dos Governos socialistas de Felipe González e de José Luis Rodríguez Zapatero, declarando que assume "todas e cada uma" das políticas do actual primeiro-ministro.

O dirigente socialista considerou que os espanhóis acabarão por agradecer as reformas feitas pelo actual governo, considerando que a futura gestão tem que se pautar pela "firmeza de convicções".

Mas, afirmou, "com capacidade para ver que os problemas não são os mesmos, pelo que é preciso inovar nas soluções, e mudar".

"Peço-vos que tenham tanta vontade de ganhar como eu, e tanta determinação como eu", disse.

In DN

Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty Acampados garantem que não são problema de segurança ou saúde

Mensagem por Joao Ruiz Sab Maio 28, 2011 10:15 am

.
Acampados garantem que não são problema de segurança ou saúde

Hoje

Espanha - Página 3 Ng1539212

Os manifestantes acampados há quase duas semanas na Puerta del Sol em Madrid garantiram hoje que o seu protesto não interrompe o trânsito, não afecta o comércio da zona e não cria qualquer problema de segurança ou insalubridade.

Num manifesto distribuído hoje à imprensa, os manifestantes dizem que não há qualquer fundamento para justificar os pedidos de sexta-feira do Governo regional de Madrid e da autarquia da capital para que o acampamento fosse desalojado.

Na nota, remetida à Lusa, a Comissão Legal do acampamento responde directamente às declarações efectuadas pelo conselheiro de Presidência, Justiça e Interior, em funções, do Governo regional, Francisco Granados.

Granados exigiu ao Ministério do Interior a retirada imediata dos manifestantes da Puerta del Sol, coração dos protestos em curso em Espanha, porque além de causar graves problemas à circulação, "está a pôr em grave risco a viabilidade de muitos negócios, de pequenos e médios comerciantes".

Também o delegado de Segurança e Mobilidade em funções na autarquia de Madrid, Pedro Calvo, vai hoje entregar à Delegação do Governo um relatório sobre as condições de salubridade na Puerta del Sol.

"A sensação de que estão a limpar a praça não é certa. As condições de salubridade vão conhecer-se amanhã (sábado) para que esta situação não se prolongue mais", disse Calvo.

Reagindo às declarações, os acampados afirmam que "não se está a interromper o trânsito, não consta que de modo algum a acampada esteja a afectar o pequeno comércio da zona" e "não se criou nenhum problema de insalubridade".

E recordam ainda que na manhã de sexta-feira "os serviços municipais de limpeza confirmaram que não existe problema algum de salubridade na praça".

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty O candidato dos cem metros

Mensagem por Joao Ruiz Dom Maio 29, 2011 5:40 am

.
O candidato dos cem metros

Hoje

Espanha - Página 3 Ng1539765

Alfredo Pérez Rubalcaba, o ministro do Interior e número dois do Governo espanhol, aceitou ser o candidato dos socialistas nas legislativas de Março de 2012.

O primeiro-ministro José Luis Zapatero lembrou que "alguém que foi capaz de correr cem metros em pouco mais de dez segundos é capaz de ganhar em dez meses umas eleições".

Quando era estudante, Rubalcaba praticava atletismo e tinha o sonho de poder participar nos Jogos Olímpicos, tendo chegado a correr os cem metros em 10,9 segundos, a cinco centésimos do recorde espanhol.

In DN

Embarassed Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty Retiradas 17 toneladas de resíduos da Puerta del Sol

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jun 13, 2011 4:06 pm

.
Retiradas 17 toneladas de resíduos da Puerta del Sol

por Lusa
Hoje

Espanha - Página 3 Ng1551867

Os serviços municipais de Madrid retiraram desde domingo mais de 17 toneladas de todo o tipo de resíduos da Puerta del Sol, durante a limpeza do acampamento de protesto que permaneceu no local quatro semanas.

Fontes dos serviços ambientais da câmara madrilena explicaram que mais de meia centena de funcionários e 20 máquinas estão envolvidos desde domingo nas operações de limpeza, em que participaram centenas de membros do próprio acampamento.

Pouco antes do final da manhã já tinham sido retirados praticamente todos os cartazes reivindicativos instalados na Puerta del Sol, muitos dos quais foram removidos pelos próprios 'acampados'.

As duas fontes da praça já estão a funcionar com normalidade, ainda que, numa delas, continua uma horta ecológica plantada pelos manifestantes e cujo futuro ainda não foi decidido.

Cerca de meia centena de pessoas com tendas de campanha e um barracão que servirá como ponto de informação é tudo o que permanece, hoje, do protesto de um mês na Puerta del Sol.

O barracão, feito com pladur e madeira e de cerca de 120 metros quadrados, foi instalado nas imediações da estátua de Carlos III, que ancorou, desde o passado 15 de maio, as lonas e outras estruturas que compunham a 'cidade' improvisada.

Apesar da decisão oficial de por fim à acampada, algumas dezenas de pessoas optaram por continuar, por tempo indefinido, a acampar na Puerta del Sol, antes de transformar o protesto numa acção itinerante.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty Incidentes em Barcelona fazem pelo menos 23 feridos

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jun 15, 2011 4:36 pm

.
Incidentes em Barcelona fazem pelo menos 23 feridos

por Lusa
Hoje

Pelo menos 23 pessoas ficaram hoje feridas ligeiramente em incidentes em Barcelona entre a polícia e manifestantes, que tentaram bloquear o acesso dos deputados ao parlamento catalão.

Segundo um porta-voz do serviço de urgências médias de Barcelona, "23 pessoas ficaram ligeiramente feridas", incluindo três polícias, nos incidentes hoje de manhã.

Da parte da tarde, uma parte dos manifestantes continuava agrupada no exterior do parque, onde se situa o parlamento catalão, num clima de tensão, enquanto os deputados continuavam a debater o orçamento para 2011 que prevê uma redução de 10 por cento da despesa pública, de prestações sociais e do setor da saúde.

Mais de 2500 seguidores do movimento 15-M tentaram hoje boicotar o debate no parlamento catalão.

O plenário do parlamento catalão começou hoje com atraso, apenas com metade dos deputados no hemiciclo e num clima de nervosismo devido às dificuldades para chegar à Câmara, à qual a maioria chegou em furgonetas da polícia.

O presidente da Generalitat, Artur Mas, e a do parlamento, Nuria de Gispert, chegaram à câmara catalã num helicóptero dos Mossos d'Esquadra, que aterrou às 9:43 locais em frente do edifício.

Em Madrid, o presidente do Congresso, José Bono, confessou que além de o preocupar, está "indignado" que "invocando emoções, ideologias ou renovação se falte ao respeito às pessoas".

Bono também censurou que "se impeça a entrada de deputados do Parlamento da Catalunha na sede ou que se tente chegar até às portas do Congresso dos Deputados quando este está reunido".

"Seja politicamente correto ou não, interprete-se bem ou mal, o único império que há num Estado de Direito é a lei e os indignados têm que a cumprir", disse ainda Bono

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty Trabalhadores nus contra encerramento de fábrica

Mensagem por Joao Ruiz Qui Jun 16, 2011 9:35 am

.
Trabalhadores nus contra encerramento de fábrica

por DN.pt
Hoje

Espanha - Página 3 Ng1554408



É ao som de YMCA, dos Village People, que os trabalhadores da ABB se manifestaram devido ao encerramento da empresa, como conta o El Mundo.

A forma de protesto escolhida foi a realização de um vídeo, onde se mostram a trabalhar completamente nus, apenas com ferramentas a taparem os órgãos genitais.

Apesar de o vídeo ser uma espécie de sátira cómica ao fecho da fábrica, os trabalhadores alertam para o facto de ser uma situação séria, onde 160 pessoas vão ficar sem trabalho.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty Dezenas de milhares gritaram "não pagamos a crise"

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jun 19, 2011 5:27 pm

.
Dezenas de milhares gritaram "não pagamos a crise"

por Lusa
Ontem

Espanha - Página 3 Ng1556763

Contra a crise e o desemprego, dezenas de milhares de espanhóis de todas as idades invadiram hoje as ruas de Madrid a gritar palavras de ordem como: "não pagamos a crise".

A multidão formou-se quando seis cortejos de todos os bairros de Madrid se juntaram frente ao Parlamento, no centro.

"Contra o desemprego. Organiza-te e luta. Vamos marchar juntos contra o desemprego", lia-se num grande cartaz que liderava o caminho da "coluna sudoeste", que partiu de manhã de Leganes, uma comunidade-dormitório a cerca de quinze quilómetros a sul de Madrid.

"Nós não somos mercadoria nas mãos de políticos e banqueiros", estava escrito a letras vermelhas num outro cartaz.

Ao microfone, um manifestante gritava: "Vamos preparar uma greve geral. Nós vamos parar o país".

"Os bancos e os governos que provocaram esta situação devem estar cientes de que não estamos de acordo com as medidas e os cortes nos orçamentos. Temos a intenção de ser ouvidos e vamos conseguir", assegurou a plataforma que organizou a manifestação por toda a Espanha.

Cinco semanas depois de ter surgido o movimento dos "indignados", que se espalhou por todo o país, os espanhóis não desmobilizaram e continuam a lutar.

O jornal "El Mundo", que cita a polícia, avança com 35 a 40 mil manifestantes.

O movimento dos "indignados", que apareceu em Espanha a 15 de maio, junta jovens e cidadãos de todos os setores da sociedade, que protestam contra o desemprego (21,29 da população ativa), a precariedade social e os políticos, que acusam de não os representarem.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty Indignados de Valência em marcha a pé até Madrid

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jun 20, 2011 3:37 am

.
Indignados de Valência em marcha a pé até Madrid

por DN.pt
Hoje

O movimento Valência Acampada partiu esta segunda-feira para uma marcha de 34 dias, entre aquela cidade e Madrid, de modo a explicar, às populações por onde passar, as causas que defende e atrair mais pessoas para a grande manifestação marcada para 23 de Julho, na capital espanhola.

O trajecto terá 500 quilómetros e o grupo visitará 29 povoações, onde realizarão assembleias para recolher exigências das populações aos políticos, revela o El Mundo. A primeira fase passará por Xàvita, a segunda por Albacete e, por fim, Madrid, onde o movimento se juntará às marchas de outras regiões autónomas de Espanha, para apresentar as exigências do povo.

"Saímos dos nossos lares, com meios escassos, para levar a indignação ao interior da península como soma à expansão do movimento a nível internacional", afirmou o colectivo Valência Acampanda, convidando todas as pessoas "que desejem trocar o sistema político e económico por uma democracia verdadeira, participativa e por um mundo mais justo", sem distinção de "ideologia, cor de pele, género ou situação económicas".

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty Zapatero defende conclusão da legislatura

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jun 21, 2011 5:29 pm

.
Zapatero defende conclusão da legislatura

por Lusa
Ontem

Espanha - Página 3 Ng1558692

O primeiro-ministro espanhol assegurou hoje que há "razões bastantes objectivas" e de "interesse geral" para concluir a legislatura, por ser necessário concretizar reformas em curso para assentar a recuperação económica.

No debate na sessão de controlo ao Governo no Senado, José Luis Rodríguez Zapatero respondeu a uma interpelação do porta-voz do Partido Popular (PP, oposição), Pio Garcia Escudero, que considerou que o Executivo "está sem pulso e em fase terminal".

Espanha está a viver um panorama de "decomposição política, económica e democrática" necessitando "urgentemente" de uma antecipação do calendário eleitoral, afirmou.

Garcia Escudero instou Zapatero a ser consciente "da imagem tão imprópria e tão lamentável que Espanha está a dar ao mundo".

"Se não tem sabido estar, então que saiba ir-se em boa hora, deixe de ser um obstáculo", disse, citando depois um verso de Pablo Neruda para analisar o legado de Zapatero: "tudo em ti foi naufrágio".

Zapatero acusou o PP de gerar alarme e desconfiança, insistindo que concluirá as reformas previstas porque o compromisso com o país está acima de qualquer interesse pessoal ou partidário.

Um partido, disse, que "sofre" quando se adoptam medidas duras e difíceis mas que aceita pelo interesse geral.

"Só quem sabe sofrer coloca o interesse geral acima do interesse eleitoral, de partido e do interesse a curto prazo, que é o que vocês têm representado. Assim não servem Espanha. E espero que nem se sirvam a vós próprios", afirmou.

Para Zapatero, as razões que aconselham a continuar com a legislatura são "bastante objectivas, bastante razoáveis e têm que ver com o interesse geral".

Em resposta às críticas, Zapatero destacou as reformas iniciadas pelo seu Governo em 2009, que têm dado credibilidade à solvência das contas espanholas num marco de intensas turbulências.

"Deveria agradar-lhe e deveria dizer que estamos a aguentar a capacidade de nos financiarmos porque é vital para o país e porque dá confiança aos mercados não transmitir alarme, dramatismo e dificuldades", disse ao porta-voz do PP.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty Espanhóis da Frota da Liberdade aceitam não ir a Gaza

Mensagem por Joao Ruiz Qui Jul 07, 2011 5:05 am

.
Espanhóis da Frota da Liberdade aceitam não ir a Gaza

por dn.PT
Hoje

Os activistas espanhóis que se juntaram à Frota da Liberdade e que ocuparam a embaixada de Espanha na Grécia aceitaram não ir à Faixa de Gaza desde que as autoridades gregas autorizem o seu barco a deixar o porto de Kolymbari,em Creta.

A Frota da Liberdade pretendia levar ajuda humanitária a Gaza e furar o bloqueio naval imposto por Israel. Mas o governo grego considerou que os barcos da frota atracados nos seus portos são um "perigo" para a segurança do Mediterrâneo Oriental. Vários barcos tentaram fugir, mas a guarda costeira de Atenas conseguiu impedi-los. O objectivo das tripulações cujos barcos estão atracados em Creta passou a ser "salvar as embarcações a todo o custo".

Após o acordo entre a tripulação do 'Alakrana', de 45 pessoas, o Ministério dos Exteriores de Espanha vai contactar a Grécia para que o barco possa deixar Creta, onde se encontra sob forte vigilância do corpo de operações especiais da Guarda Costeira grega, escreve o El Mundo.

A única condição para este acordo, imposta tanto por Espanha como pela Grécia, é que barco regresse a águas espanholas e não siga para Gaza, o que foi aceite pelos activistas para evitar que os gregos confisquem a embarcação.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty Quatro feridos no primeiro dia do festival de San Fermin

Mensagem por Joao Ruiz Qui Jul 07, 2011 9:31 am

.
Quatro feridos no primeiro dia do festival de San Fermin

por DN.pt e Lusa
Hoje

Espanha - Página 3 Ng1571859

Pamplona, em Espanha, recebe todos os anos centenas de pessoas que procuram a emoção das corridas de Touros do Festival de San Fermin. A primeira largada deste ano conta já com quatro feridos confirmados. A notícia é avançada pela CNN.


O primeiro dia das corridas anuais de touros em Pamplona, que percorrem a parte velha da cidade, contou com a participação de centenas de "corredores", que tentavam ir "um passo à frente" dos animais. Segundo fonte oficial da Cruz Vermelha 4 pessoas tiveram de ser assistidas no hospital local. Fontes dos serviços de emergência confirmaram que os quatro feridos, que receberam assistência hospitalar, registavam traumatismos de vários tipos.

Os comentadores da estação televisiva espanhola TVE consideraram que a corrida teve um começo seguro, relativamente à perigosa tradição, que regista 15 mortos desde que as corridas tiveram início, em 1924. A corrida é transmitida pela TVE, que paga à cidade de Pamplona pelos direitos exclusivos e posiciona 20 câmaras ao longo do percurso. A maior parte dos corredores são homens, que vestem um fato tradicional, branco, e, envergam lenços vermelhos. As mulheres que participam na corrida são muito poucas.

Os seis touros chegaram do rancho de Torrestrella e pesavam entre 470 e 635 quilogramas. Os touros são mortos ao fim do dia, quando se realiza a tourada.

As corridas continuam por mais sete dias, até 14 de Julho e são a principal atracção do festival em Pamplona, que atrai centenas de pessoas por ano.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty N.º 2 do Governo demite-se para preparar candidatura

Mensagem por Joao Ruiz Sex Jul 08, 2011 10:16 am

.
N.º 2 do Governo demite-se para preparar candidatura

por Lusa
Hoje

Espanha - Página 3 Ng1573116

O ministro do Interior espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba, anunciou hoje que abandona de imediato o executivo para assumir a candidatura a presidente do Governo, pelo PSOE, nas próximas eleições legislativas, marcadas para Março de 2012.

Espanha: Rubalcaba deixa executivo para assumir candidatura à chefia do Governo

"Informei o primeiro-ministro, hoje, da minha decisão de abandonar o Governo de forma imediata", explicou Alfredo Pérez Rubalcaba, actual número dois do executivo liderado por José Luis Rodríguez Zapatero.

"Se continuasse [no Governo] não poderia realizar como quero as minhas tarefas como ministro. A partir de amanhã [sábado], estarei plenamente comprometido com o meu partido", explicou.

Rubalcaba anunciou a sua decisão na conferência de imprensa semanal depois do Conselho de Ministros, explicando que decidiu esperar até hoje para o anunciar, por "respeitar as formas e os tempos".

O anúncio foi feito na véspera de Rubalcaba assumir formalmente o cargo de candidato do PSOE às próximas eleições legislativas, o que ocorrerá no sábado, na reunião do Comité Federal do partido.

O até aqui porta-voz do Governo recordou que desde que foi designado candidato do PSOE, se comprometeu a abandonar o Governo quando o seu papel como candidato dificultasse as suas tarefas no executivo.

"Sou maníaco das formas e dos tempos. Este é o momento e o lugar de o dizer", referiu, afirmando que tinha dito ao chefe do Governo, José Luis Rodríguez Zapatero, que abandonaria os cargos no executivo assim que fosse formalmente nomeado candidato socialista.

"Não vou estar em condições de dedicar ao Governo todo o esforço que o Governo exige. Não é compatível com o cargo que amanhã [sábado] vou aceitar", disse, ainda que insistindo "não haver nenhuma incompatibilidade política entre o Governo e a candidatura de um partido".

A oposição espanhola tem criticado nas últimas semanas o que considera ser a incompatibilidade entre ser membro do Governo e candidato do PSOE às próximas eleições, argumento que o próprio Rubalcaba rejeitou.

In DN

Idea Arrow

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty Rubalcaba nomeado candidato socialista a primeiro-ministro

Mensagem por Joao Ruiz Sab Jul 09, 2011 11:09 am

.
Rubalcaba nomeado candidato socialista a primeiro-ministro

por Lusa
Hoje

Espanha - Página 3 Ng1574198


O Comité Federal do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), ratificou hoje o nome do ex-ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, como candidato socialista às próximas eleições gerais espanholas.

Alfredo Rubalcaba, número dois do actual primeiro-ministro espanhol, anunciou esta sexta-feira que deixará de imediato o Governo para se dedicar em exclusivo a preparar as próximas eleições gerais à frente dos socialistas espanhóis.

A nomeação do ex-ministro do Interior espanhol e porta-voz do Governo surge depois de José Luis Zapatero ter anunciado em Abril que não se iria recandidatar a primeiro-ministro nas próximas eleições gerais, previstas para o início de Março do próximo ano.

O Comité Federal do PSOE reuniu-se este sábado em Madrid para confirmar oficialmente Rubalcaba como o candidato do partido, pouco antes de este pronunciar o seu discurso como aspirante a líder do Governo espanhol perante 1.200 militantes e convidados.

A sua saída do Governo obrigará Zapatero a proceder a uma remodelação governamental apenas oito meses antes das próximas eleições.

Nas próximas eleições, Alfredo Rubalcaba irá defrontar o líder do Partido Popular (PP) espanhol, Mariano Rajoy, que foi derrotado em 2004 e 2008 por Zapatero.

In DN

Idea

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty Ladrões do 'Códice' terão dormido na catedral

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jul 10, 2011 8:30 am

.
Ladrões do 'Códice' terão dormido na catedral

Hoje

Espanha - Página 3 Ng1574748

A catedral de Santiago de Compostela continua a ser objecto de investigações policiais. Autores do "roubo do século" incorrem em penas até cinco anos de prisão, mas o valor da obra pode atingir cem milhões de euros

Quatro dias após ter sido dado o alarme, a polícia espanhola continua a desenvolver o máximo de esforços para tentar encontrar o Códice Calixtino. A obra, que data do século XII e cujo valor, segundo um perito, pode atingir os cem milhões de euros foi roubada da Catedral de Santiago de Compostela não se sabe bem quando.

O diário Correo Gallego revelava, na sua edição de ontem, que a polícia suspeita que os ladrões - "duas ou três pessoas" - terão "dormido" na catedral, tendo em conta que não existem quaisquer sinais de arrombamento.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty Roubo do 'Códice' afecta política galega

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jul 11, 2011 8:51 am

.
Roubo do 'Códice' afecta política galega

Hoje

Espanha - Página 3 Ng1575509

As autoridades continuam sem pistas sobre o paradeiro do Códice Calixtino, roubado da Catedral de Santiago de Compostela, mas a polícia teme que a obra seja vendida no Norte da Europa. Isto numa altura em que o caso começa a assumir dimensão política.

O chefe do Executivo galego, Alberto Núñez Feijóo, disse que "a prioridade é determinar o que aconteceu" e clarificar "quando desapareceu" o Códice, não deixando porém de salientar que a obra pertence à Igreja e, como tal, a responsabilidade pela sua segurança também.

Socialistas e nacionalistas, na oposição, não se mostram convencidos com as explicações de Feijóo e consideram que o Governo galego deve velar pela protecção do património da Galiza. Ambos os partidos já pediram esclarecimentos no Parlamento local.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty Zapatero remodela e PSOE estuda antecipar eleições

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jul 12, 2011 5:32 am

.
Zapatero remodela e PSOE estuda antecipar eleições

Hoje

Espanha - Página 3 Ng1576528

O primeiro-ministro espanhol anunciou ontem a sua nona remodelação governamental desde que chegou ao poder, em 2004. O jornal 'El País' aponta já o dia 27 de Novembro como data possível das legislativas

Em apenas dez minutos, José Luis Rodríguez Zapatero anunciou ontem em La Moncloa a sua nona remodelação governamental no espaço de seis anos: Antonio Camacho é o novo ministro do Interior, José Blanco é o novo porta-voz do Executivo de Espanha, Elena Salgado e Manuel Chaves tornam-se a primeira e o segundo vice-primeiros-ministros do país.

In DN

Espanha - Página 3 00020681

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty Espanha sobe valor do salário que não pode ser penhorado

Mensagem por Joao Ruiz Qui Jul 14, 2011 4:25 am

.
Espanha sobe valor do salário que não pode ser penhorado

por DN.pt
Hoje

O Congresso espanhola vota hoje uma proposta do PSOE que visa ajudar as famílias que não podem pagar as hipotecas das suas casas. O decreto, que deverá ter apoio dos outros grupos parlamentares, aumenta a percentagem mínima de um salário que não pode ser penhorado por dívidas à banca.

A proposta já foi acordada entre o PSOE, o PP e a CIU durante o último debate do estado da nação. "A norma sobe para 961 euros - 641 euros do salário mínimo inter profissional, mais 50% - o valor do salário que não pode ser embargado pelo não pagamento de uma hipoteca e limita os abusos nos leilões de imóveis. Neste sentido, aumenta-se de 50 para 60% o valor da avaliação como preço mínimo de um imóvel leiloado, ao mesmo tempo que se reduz o depósito prévio necessário para participar num leilão e obrigada a deixar por escrito o compromisso de estabelecer leilões pela Internet", escreve hoje o El Mundo.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty 'Indignados' conquistam Madrid

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jul 24, 2011 4:24 am

.
'Indignados' conquistam Madrid

Hoje

Espanha - Página 3 Ng1588091

Seis "colunas" de indignados convergiram ontem ao final da tarde para as Portas do Sol, no centro de Madrid, onde há pouco mais de quatro meses sucederam as primeiras manifestações do movimento do 15 de Março (15-M).

Hoje o dia é dedicado à discussão de temas e vias de acção para os próximos meses, de forma a evidenciar a actualidade do 15-M, que surgiu como movimento de protesto contra a situação económica e política em Espanha, e a "paralisia do sistema", como sustentam os seus promotores.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty "Indignados" voltam a marchar pelas ruas de Madrid

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jul 24, 2011 4:19 pm

.
"Indignados" voltam a marchar pelas ruas de Madrid

por Lusa
Hoje

Espanha - Página 3 Ng1588624

Alguns milhares de "indignados", do movimento de protesto 15-M, marcharam hoje nas ruas de Madrid reivindicando uma mudança política e social em Espanha.

A manifestação teve início na estação de Atocha e seguiu até à praça central Puerta del Sol, palco principal das manifestações de há dois meses, com os participantes a exibirem cartazes onde se podia ler, por exemplo, "O capitalismo é o genocida mais respeitado do mundo".

No caminho, ainda tentaram passar perto do Parlamento espanhol, mas foram barrados pela polícia.

Na praça emblemática Puerta del Sol, concentraram-se "indignados" que viajaram de vários pontos de Espanha, das regiões da Galiza, País Basco, Catalunha ou Valência, referiu a agência espanhola Efe.

Em comunicado, os criadores do Movimento 15-M explicaram que a manifestação de hoje, a "Marcha Popular Indignada", é uma nova proposta de mobilização "social, pacífica e não violenta" e junta-se ao "espírito construtivo, democrático e inclusivo" daquele movimento.

O movimento de protesto conhecido como 15-M surgiu após uma manifestação realizada no passado dia 15 de maio, quando milhares de pessoas se concentraram de forma pacífica para pedir uma mudança política e social face à "inoperância do modelo actual".

No dia seguinte, centenas de jovens instalaram-se na Puerta del Sol, em Madrid, e noutras praças por toda a Espanha e só levantaram os acampamentos um mês depois.

Desde então, o movimento continua a realizar debates populares e assembleias e também já protestou nas imediações do parlamento e de outras instituições governamentais regionais.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty 20 feridos em confrontos entre polícia e manifestantes

Mensagem por Joao Ruiz Sex Ago 05, 2011 10:29 am

.
20 feridos em confrontos entre polícia e manifestantes

por DN.pt
Hoje

Espanha - Página 3 Ng1600043

Confrontos em Madrid, onde a polícia tenta barrar o acesso dos manifestantes à Puerta del Sol, já causaram 20 feridos, entre eles sete agentes das forças de segurança.


Pelo quarto dia consecutivo, a Puerta de Sol de Madrid é cenário de confrontos entre polícias e manifestantes que integram o "movimento 15M". Segundo o diário espanhol "El Pais", os incidentes mais graves estão a ser registados hoje, sexta-feira. Os distúrbios deram origem a 20 feridos, sete deles polícias. Houve cinco detenções.

As forças de segurança espanholas foram forçadas a passar da mera vigilância do local, barrando o acesso ao local pelos manifestantes e encerrando as principais praças da capital espanhola, com especial atenção ao acesso à Puerta de Sol.

Os mais de 800 manifestantes do movimento protestam contra as medidas governamentais face à economia e o elevado nível de desemprego do país. Com a Puerta del Sol fechada pelo terceiro dia consecutivo, os manifestantes decidiram marchar pela Gran Via, onde interromperam o trânsito, e pela Praça Cibeles.

O Ministério do interior, no Paseo de la Castellana foi também palco de manifesto. Os principais confrontos aconteceram neste ultimo local, depois da chegada da polícia, que segundo testemunhas começou a carregar sobre a multidão.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 3 Empty Re: Espanha

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos