Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Licor Beirão ontem e hoje

2 participantes

Ir para baixo

O Licor Beirão ontem e hoje Empty O Licor Beirão ontem e hoje

Mensagem por Viriato Seg maio 10, 2010 2:49 am

O Licor Beirão ontem e hoje

O Licor Beirão ontem e hoje LicorBeir%C3%A3oAb-10-.jpg+030

Tenho por hábito ver os postais publicitários colocados nos restaurantes e cafés. Já fazia isso no estrangeiro e agora, que também já são frequentes em Portugal, faço o mesmo.
Uma grande maioria não me diz nada, há alguns que me deixam espantada e outros, em especial os de “comidas e bebidas” fazem as minhas delícias. Selecciono estes últimos e penso sempre que posso um dia vir a utilizá-los. Ainda não tinha acontecido.

Há dois dias entrei numa casa para tomar um café e, ao sair vi num escaparate vários desses postais. Entre eles encontravam-se dois de publicidade ao Licor Beirão.


O Licor Beirão ontem e hoje LicorBeir%C3%A3oAb-10-.jpg+016

Um deles reproduzia uma majorette americana vestida de encarnado, com um curtos calções e um blusa ainda mais curta que, segundo uma entrevista dada pelo fundador da fábrica[1], o senhor José Carranca Redondo (1916-2005), causou na altura grande escândalo. Estava-se em 1951 e a moral então existente achou a imagem demasiado escandalosa, por pouco vestida. As letras LB, na blusa e no megafone da jovem eram a única ligação ao Licor Beirão. A legenda dizia «É de bom gosto servi-lo... É de bom gosto bebê-lo...». A publicidade é que não era de bom gosto, ao contrário de todas as outras que a empresa, grande precursora das técnicas publicitárias, veio a utilizar.

A história do Licor Beirão pode ser consultada no site da própria empresa ou no da Câmara da Lousã, mas vou resumi-la rapidamente.

Nos finais do século XIX, a Farmácia Serrano, na Lousã produzia uma bebida, tipo licor, com várias ervas (funcho, erva-doce, orégãos, etc) e que era vendida como bebida medicinal.



Luís de Pinho um caixeiro-viajante, que vendia vinho do Porto, após ter casado com a filha do farmacêutico, decidiu comercializar a bebida num local separado da farmácia. O licor, após o Congresso Beirão, que teve lugar em 1929, passou a chamar-se Licor Beirão. Foi para essa empresa, a Lousanense, que foi trabalhar José Carranca Redondo, vindo posteriormente a adquiri-la, em 1940, quando Luís Pinho faleceu.

Carranca Redondo teve, desde o início, uma percepção da importância da publicidade, notável para a época.

Se bem que o mais conhecido cartaz publicitário desta bebida seja o que inclui uma placa de madeira com a palavra Licor Beirão, sobre a qual repousa um pequeno pássaro, frente a uma paisagem calma, feito em cartão ou em azulejos, espalhados por Portugal, muitas outras surgiram.

O anúncio feito para televisão, interpretado pelo cantor romântico Tony de Matos, é um momento a recordar com prazer e pode ser visto no youtube ou em vários blogues.

O Licor Beirão ontem e hoje LicorBeir%C3%A3oAb-10-.jpg+018

E chegamos agora ao segundo postal que recolhi e que se trata de um anúncio sobre um concurso de design Licor Beirão. Com a imagem tradicional da placa de madeira em várias cores, num grafismo tipo Andy Wharhol, segue as pisadas do fundador da casa e procura manter vivo o imaginário da bebida, agora renovada pela nova geração herdeira.

O Licor Beirão ontem e hoje LicorBeir%C3%A3oAb-10-.jpg+024

E para finalizar, deixo a imagem de dois suportes de guardanapo, dos anos 60-70, da minha colecção e que aguardavam um momento para serem apresentados.

Distribuídos por bares e cafés, tinham a mesma missão que sempre guiou o seu fundador: a de divulgar a imagem da bebida e colá-la à ideia de Licor de Portugal.

O Licor Beirão ontem e hoje LicorBeir%C3%A3oAb-10-.jpg+028

[1] “Diário de Notícias”, 17 de Junho de 1998.

Publicada por Ana Marques Pereira
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

O Licor Beirão ontem e hoje Empty Re: O Licor Beirão ontem e hoje

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 10, 2010 6:55 am

O Licor Beirão ontem e hoje Upload.wikimedia.org_wikipedia_commons_thumb_e_e7_Licor_beirao.jpg_220px-Licor_beiraoO Licor Beirão ontem e hoje 61347562_1

O Licor Beirão ontem e hoje Ti+David+Ti+Belmiro+Licor+Beirao

O Licor Beirão ontem e hoje Avalanche-Licor-Beirao

O Licor Beirão ontem e hoje Untitled

O Licor Beirão ontem e hoje Garrfas-miniatura3

O Licor Beirão ontem e hoje Logo_licorbeirao

Para alindar o ramalhete!!!

cheers cheers cheers cheers

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

O Licor Beirão ontem e hoje Empty Re: O Licor Beirão ontem e hoje

Mensagem por Viriato Seg maio 10, 2010 8:05 am

Boa malha, ou melhor, bom complemento....
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

O Licor Beirão ontem e hoje Empty Re: O Licor Beirão ontem e hoje

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos